Educação em Debate, edição 279

Sobre ação cultural e conscientização – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
É necessário educar as massas para que elas possam ser influenciadas pela ação cultural. Da mesma forma, é necessário educar também para que elas possam reproduzir a ação cultural.

Cuidar da terra ou para não passar a boiada – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Nossa relação com a Terra é muito violenta. E essa violência com a Terra é resultado da política que fazemos. Nossa relação, individual e coletivamente, não pode ser essa. Precisamos mudar e é urgente.

Quando Educação é distração: o projeto ‘Se liga na Educação‘ – João Victor da Fonseca Oliveira – EXCLUSIVO
Carta sobre o Ensino de História, no projeto apresentado pela Secretaria de Educação de Minas Gerais à oferta de educação à distância, durante o período de isolamento social.

Não somos 70% (ainda) e não podemos repetir 2013!Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Não somos 70% contra o fascismo, porque ser anti Bolsonaro não implica, necessariamente, em ser antifascismo – posso ser anti Bolsonaro e ser a favor da manutenção do status quo e seu racismo estrutural.

Não pensar, destruir – é bom que levemos isso a sérioAlexandre Fernandez VazEXCLUSIVO
Foi preciso um interminável festival de negligência, incapacidade de gestão, censura, inverdade, vulgaridade e desrespeito à lei para que a aprovação ao governo de Messias caísse nos últimos meses.

O pandemônio das teleaulas – Karen Dayanne Nunes – EXCLUSIVO
Muitos colegas expuseram as fragilidades, a suspeita de plágio e outros erros gravíssimos do material conteudista e que desconsidera o estimulo ao pensamento crítico do aluno.

Distanciamento
Neste episódio do DEPOIS DA AULA conversamos com Luciana Figueiredo Morais, professora da rede municipal de Belo Horizonte, que trabalha com educação há 7 anos e já foi bolsista do PIBID. Luciana e Vanessa conversaram sobre o momento pré-pandemia, sobre o distanciamento de seus alunos e sobre como o aluno age como um termômetro da família para o professor.

O desafio das aulas gravadas
O Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu os educomunicadores Claudemir Viana e Nelson Pretto para um papo sobre como a educação pode ocupar o espaço virtual, possibilidades e desafios. Para além das aulas gravadas, as políticas públicas e estruturas sociais que marcam a educação desde antes das aulas remotas.

Um diálogo sobre 20 anos de atraso: alfabetização não deve ter bandeira política – Gazeta do Povo
“Essa área ainda é vista como campo de batalha político-ideológica.”

Como será a volta às aulas? – Veja
O que as evidências nos ensinam sobre os impactos decorrentes da suspensão prolongada das aulas em razão da pandemia de covid-19.

As falácias da Educação à Distância se alastram com (e como) o Covid-19  – Nora Krawczyk (para a Carta Maior)
Com a suspensão de aulas presenciais por conta da atual pandemia, voltam com força redobrada as pressões pela implantação da Educação à Distância (EAD).

Financiamento: austeridade, subsistência ou investimento? – Avaliação Educacional
O National Education Policy Center divulga posicionamento sobre o impacto da pandemia no financiamento da educação.

Entidades lançam Nota sobre a BNCF Continuada elaborada pelo CNE – Formação de Professores
As entidades da área educacional lançaram documento no qual criticam veementemente o Parecer inicial sobre a Base Nacional Comum da Formação Continuada de Professores da Educação Básica elaborado pelo CNE.

FONEC divulga Nota – Avaliação Educacional
O Fórum Nacional de Educação do Campo divulgou nota em que analisa o momento atual e faz proposições.

 

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