Menu

Educação em Debate, Edição 277

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte III – Internacionalização da Universidade – Antonio Teixeira – EXCLUSIVO
O conhecimento produzido ao longo dos séculos é patrimônio universal. Como partícipes do conhecimento universal, temos o dever de fazer ampla reforma do sistema educacional desde a creche e o ensino básico até o nível superior.

Precisamos falar sobre colorismo, população negra uni-vos! – Lais Melo – EXCLUSIVO
Precisamos falar sobre colorismo, pois quanto mais as pessoas tiverem a noção do que isso pode causar na própria vida, e na do próximo, teremos uma sociedade mais consciente.

Trabalho e Necessidade – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Nenhuma atividade que realizamos no e para o Capitalismo pode ser prazerosa. A sua medida é uma só: se a realizamos por necessidade não existe prazer em realizá-la.

Ku Klux Klan e a intolerância, uma história que deve ser lembrada – Daniel Machado da Conceição
Recordar os fatos da história da humanidade, seu lado mais sombrio, nos faz perceber sobre nossa capacidade de sermos intolerantes

A pandemia e os reveses educacionais – Maria Alice Nogueira e Tânia F. Resende (para o Blog do Pensar a Educação)
A conjuntura sanitária resultante da pandemia de Covid-19 produziu, no campo educacional, uma forte crise, dada a interrupção súbita e sem precedentes das atividades letivas em quase todos os países do mundo, atingindo a grande maioria da população em idade escolar e deixando aproximadamente 1,5 bilhão de alunos confinados em suas casas.

ENEM justo: uma ficção necessária – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Não iremos suprimir as preexistentes e as instaladas desigualdades dessa competição, entretanto, podemos atenuar os seus efeitos e ter regras mais equitativas, afinal, o jogo escolar já beneficia aos mais favorecidos.

Paremos, porque a vida não pode parar – Verônica Domingues Almeida – EXCLUSIVO
O contexto imposto pela pandemia de Covid-19 me faz questionar, como mãe e professora, os itinerários da educação na contemporaneidade, especialmente, quanto ao distanciamento da escolarização com tempo presente e com a vida.

Assistência estudantil e situação dos estudantes da UFMG em meio a pandemia
Vanessa Macêdo e Luciano Mendes de Faria Filho conversaram com Gabriel Lopo (DCE-UFMG) e Tarcísio Mauro Vago (PRAE/UFMG) sobre as estratégias e dificuldades no atendimento e assistência de estudantes com a suspensão das aulas.

Pandemia de coronavírus deve piorar desigualdade racial no ensino médio – Porvir
Efeitos da doença na saúde, nas questões sociais e econômicas irão afetar mais os estudantes negros, segundo especialistas. Risco de evasão escolar e de lacunas na aprendizagem crescem neste contexto.

Enem: Nenhuma prova pode ampliar e agravar injustiças, diz presidente da Andifes – CNN
O Enem hoje é uma prova decisiva para o acesso e é nosso dever, como autoridades da educação, o que fazer para diminuir dificuldades dos alunos, para que este acesso seja o mais democrático possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *