Educação em Debate, edição 276

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte II – Tentativa de mudança – Antônio Teixeira  – EXCLUSIVO
Dados do Ministério da Educação revelam média de 21% de evasão da universidade nos últimos 10 anos, ou seja, cerca de 900 mil jovens abandonaram o estudo.

Trabalho e dignidade – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Aí reside o critério da indignidade no trabalho. Atividades que animalizam o ser humano em sua execução. O sistema brutaliza o ser humano ao máximo para então exigir dele esse tipo de atividade.

A escola da fronteira – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Cada um está em casa ao seu modo, com e sem condições físicas, tecnológicas e humanas. Não existem solução ou respostas que atenderão de maneira satisfatória a mesma comunidade.

Querem emplacar a Pedagogia que Nega a Vida – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
É fundamental superar as contradições de maneira harmônica e integrada à natureza, ao meio ambiente (uma vez que, entendendo-nos como parte do meio ambiente, uma educação integrada a natureza é uma educação pelos direitos da natureza e, consequentemente, pelos nossos).

Educação: Direito ou Privilégio? – Heitor Novaes – EXCLUSIVO
No começo das respostas à pandemia do COVID-19 no Brasil, as escolas foram uma das primeiras instituições fechadas. Nesse mesmo contexto, dois meses depois, parece que quase nada mudou no que diz respeito ao ENEM 2020.

Nelson Pretto diz que a educação remota não substitui importância da escola na formação dos alunos – Muita Informação
O professor da Universidade Federal da Bahia e doutor em Comunicação, é a personalidade entrevistada no podcast do Muita Informação.

‘Aula a distância ameaça direito à educação e aprendizagem’ – Rede Brasil Atual
Coordenadora-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ) avalia a situação da
educação no contexto da pandemia.

Lições da quarentena: 30 depoimentos sobre como a escola foi recebida em casa – Desafios da Educação
Diretores descobrem que muitos alunos não comem se a escola não abre. E que eles também não têm internet nem computador para estudar a distância.

Covid-19 mostra ser inviável que pais eduquem filhos em casa, diz educador – Uol Educação
Para o especialista, um dos processos mais importantes do aprendizado é o convívio social durante a infância e adolescência, o que não pode ser oferecido em casa durante a quarentena.

Podcast dá dicas para professor organizar home office e dormir melhor – Folha de São Paulo
Dificuldades para separar trabalho da vida pessoal é uma das reclamações mais comuns

ENEM: masoquismo deliberado – Avaliação Educacional
O governo (e seus seguidores) tripudiam sobre os mortos da pandemia com o simbolismo de um churrasco presidencial enquanto se chega a 10 mil mortos, e também tripudiam – mantendo as datas do ENEM – sobre aqueles que estão ficando para trás na aprendizagem escolar pelos impactos desta.

Desigualdades digitais e educação: breves inquietações pandêmicas – Cientistas Sociais e o Coronavirus
Ainda que, nos últimos 15 anos, sejam consideráveis as melhorias na infraestrutura e no acesso à tecnologia, podemos dizer que o Brasil ainda registra altos índices de desigualdade digital.

Como as escolas podem abrir novamente com segurança? ONU publica novas diretrizes – ONU
Enquanto os países enfrentam graves interrupções na educação causadas pela COVID-19 a Coalizão Global de Educação  da ONU emitiu novas diretrizes para ajudar os governos a tomar decisões sobre a reabertura de escolas com segurança para os 1,3 bilhão de estudantes do mundo afetados por fechamentos em andamento.

Especialistas debatem desafios da educação brasileira na pandemia – UOL
Educadores e pesquisadores para discutir os desafios da educação brasileira durante e após a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Exames equivalentes ao Enem foram adiados ou adaptados em 16 dos 18 países analisados em levantamento – G1
Segundo o Instituto Unibanco, países adotaram estratégias como redução do conteúdo cobrado na prova, alterações no calendário ou criação de versões on-line dos testes.

A crise do sonho adiado – Dilvo Ristoff (para o Educa 2022)
O conflito entre as declarações do atual ministro da Educação e o futuro em construção projetado nas diretrizes do Plano Nacional de Educação fica a cada dia mais evidente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *