Menu

Educação em debate, edição 270

Acabemos com a escola – Tentativa 5 – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
para acabar de vez com a escola, que é uma antítese da internet, é preciso acabar com toda e qualquer forma de pensamento. Sim, porque a escola não ensina apenas a ler e escrever: uma escola ensina a pensar.

Embarcação mortífera – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Onde, para ele deveria estar o leme, desenhou cogumelos. À direita da embarcação, escreveu uma palavra em tinta vermelha: INHORÂNCIA. E no céu, entre nuvens quase apagadas, escreveu CIÊNCIA.

Estimados professores e professoras! Queridos colaboradores – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
De fato, aquele nosso mundo “normal” não existe mais, pelo menos por ora. Mesmo quando retornarmos, não seremos os mesmos.

Rememorar a ditadura – Alexandre Fernandez Vaz EXCLUSIVO
Na medida em que o regime ditatorial ia saindo do primeiro plano naquele início dos anos 1980, os militares paulatinamente se recolhiam não somente aos quartéis, mas aos bastidores da política, de onde nunca saíra

Nota pública – Uso da Educação a Distância (EAD) – UNDIME
Temos uma grande preocupação com a forma aligeirada com que os conselhos de educação estão normatizando a reorganização do calendário letivo, sugerindo e disciplinando primeiramente o uso da modalidade EAD, muitas vezes sem ouvir e/ou levar em conta a realidade das redes municipais de ensino em todo o país.

Nota pública – Flexibilização do calendário escolar – UNDIME
É primordial, agora, garantirmos o direito à vida, para termos um processo educativo com vidas saudáveis no futuro.

Foripes publica nota pela manutenção do isolamento social – UFOP Notícias
O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais publica uma nota conjunta com a PUC-Minas direcionada ao governador, aos prefeitos e à sociedade.

Censura e gravação de aulas – Professores Contra o Escola Sem Partido
Estamos vivendo uma pandemia. Um evento sem precedentes que nos obriga a pensar ações excepcionais. É a vida de milhões de pessoas que está em jogo.

Pais redescobrem o magistério – Avaliação Educacional
Diane Ravitch escreve em seu blog sobre a redescoberta da importância do magistério que a pandemia está propiciando.

O uso da pandemia para precarizar a educação pública através de plataformas digitais – Fábio Garrido (para o Brasil de Fato)
Além da desigualdade de acesso, a dificuldade pedagógica reside na unanimidade entre educadores e educadoras sobre a evidente perda de qualidade no processo de aprendizagem.

Educação a distância pode ampliar desigualdades durante a pandemia – Ingrid Matuoka (para o Centro de Referências em Educação Integral
O tempo indeterminado de suspensão das aulas nas redes, somado à necessidade de isolamento social, tem pressionado gestores e educadores a encontrarem soluções para o cumprimento do ano letivo.

MP suspende obrigatoriedade de dias letivos durante pandemia – Agência Câmara de Notícias
Carga horária mínima, no entanto, terá de ser cumprida.

Suspender as avaliações e unir os anos 20 e 21 – Avaliação Educacional
Os impactos da pandemia serão intensos na formação de nossos estudantes e o melhor a fazer é reconhecer esta realidade e começar a lidar com ela, ao invés de criar uma maquiagem via “ensino através de práticas não presenciais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *