Educação em Debate, edição 269

Entre Pedros o Brasil que virou ‘Pedreira’ – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
O cômico da ficção virou tragédia na realidade de um país que transformou a sátira caricatural e festiva em exaltação da barbárie física e intelectual.

Acabemos com a escola – Tentativa 4 – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Para manter uma polícia, massa de manobra, nossos governantes tiram o dinheiro necessário aos outros serviços públicos.

Apostar na razão, na ciência, na educação – Danielle Torri e Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Em tempos de insegurança e incertezas o que devemos fazer é reforçar nosso respeito pela razão, valorizando a educação que recebemos.

Mulheres, crianças e um movimento coletivo: reflexões a partir do mês de março – Aline R. Gomes, Babita Faria e Larissa Altemar (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
No mundo real, é na dinâmica das relações sociais ou da convivência cotidiana entre nós, os adultos, e as crianças, que se encontram as respostas.

Um convite a “outrar-se” em tempo de isolamento social – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
Nossas ações repercutem, se alastram, falam ou gritam por nós, sensibilizam ou (des)sensibilizam, elas educam, elas nos extrapolam e vão muito além de nós. Elas tocam o outro mesmo que não queiramos.

O Pronunciamento Histórico de Bolsonaro, ou o prazer da prática do mal! – Luciano Mendes (Blog do Pensar a Educação)
O que se observou foi NADA de Chefe de Estado, NADA de Federalismo, NADA Republicanismo…sobressaindo um presidentezinho tosco e transparente em sua maldade e sociopatia.

A loucura do normal – Agência Experimental de Jornalismo da UNIFAP
Acontece uma calamidade pública mundial, atingindo o Brasil de susto e o MEC quer manter o calendário das universidades para não prejudicar a rotina dos estudantes e amenizar o prejuízo.

Resposta ao Covid-19 e EaD na universidade – Professores contra o Escola Sem Partido
Ações do MEC e da iniciativa privada bombardeias professores com propostas improvisadas para o enfrentamento da crise.

Universidade pública, ensino a distância e os futebolistas da barbárie – Professores Contra o Escola Sem Partido
A ganância não os vexa nem diante de uma crise humanitária de proporções apocalípticas.

Nota de pesquisadores e entidades da educação alerta ao conteúdo da EMC 03/2019 ao novo FUNDEB – ANPED
Segundo o documento, a proposta consiste na alteração dos artigos 212 e 213 da Constituição Federal de 1988 nos quais se define a destinação dos recursos públicos para a educação

Posicionamento público – Propostas para enfrentar os efeitos da pandemia do Covid-19 na educação – Undime
Alguns dos temas que mais preocupam os Dirigentes Municipais de Educação de todo o país são: a oferta da alimentação escolar; a reorganização do calendário letivo; possíveis sanções no processo de prestação de contas.

As contas simples que explicam a complexidade e importância do Fundeb – Carta Capital
Nenhuma escola privada conseguiria oferecer uma educação equivalente à oferecida pelo setor público com os poucos recursos do Fundeb.

Fechamento generalizado de escolas impõe desafio inédito à educação – Folha
Metade dos estudantes do mundo está sem aulas por causa do coronavírus; aumento de desigualdade é temor na área.

Professora conta como teve que se reinventar para aulas a distância no fundamental 1 – Porvir
Como é ter que aprender ferramentas novas quando o planejamento, a metodologia e a interação com os alunos não são mais os mesmos.

Nota pública: entidades acadêmicas em defesa de políticas públicas para o combate ao Covid-19 – Anped
Para as entidades, as medidas de isolamento em curso, incluindo o fechamento de instituições educativas, é fundamental, mas não suficiente. É preciso retomar o papel do Estado e de suas políticas, sobretudo, as sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *