Educação em Debate, edição 267

Suzy e os invisíveis – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Fica bem demarcado o intento de emplacar uma solução para o fim dos problemas que assolam a humanidade: eliminar os diferentes.

Repensar a educação na Estranha ordem das coisas – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Como podemos avançar na compreensão da crise da democracia liberal, da ascensão do neoconservadorismo e das dificuldades da escola se converter em laboratórios da democracia?

Acabemos com a escola – Tentativa 2 – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
A escola pública é aquela que“acolhe e não escolhe”. Nela deve caber todos e todas para aprender os valores republicanos – ou seja, aqueles valores da convivência pública tanto com as coisas inanimadas quanto com os seres irracionais e racionais.

Entre o saber popular e o saber acadêmico: Viradouro de alma lavada – Laís Melo de Andrade – EXCLUSIVO
Sem desmerecer, sem enaltecer, o científico e o popular se completam, e a necessidade do diálogo entre os saberes, faz ficar evidente que através do popular se tem o científico e os seus processos de construção para a ciência e evolução da humanidade.

A rainha da sucata e o sucateamento do Brasil – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A devastação de biomas significativos, a desterritorialização de comunidades tradicionais, em especial, indígenas e quilombolas demostram que a democracia está em desconstrução.

A luta dos trabalhadores na educação – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana a coordenadora do SindiUTE-Minas fala sobre a importância de toda comunidade escolar apoiar a greve.

O que é gestão democrática do ensino – Professores Contra o Escola Sem Partido
Como a gestão democrática funciona na legislação e como aplicá-lo.

FUNDEB: vitória de pirro? – Avaliação Educacional
O chamado “novo” Fundeb pode ser aprovado na Câmara nas próximas semanas – é o que diz Maia. Ele é apresentado como uma vitória da Câmara sobre o governo. Seria?

 

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