Educação em Debate, edição 265

Reforma do Ensino Médio, Maconha e a Resistência da Educação Pública – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O ponto mais grave sobre a dúvida se a Reforma do Ensino Médio será implantada ou não, é: será substituída por um ensino público superficialmente profissionalizante e, também, por escolas militares?

Inclusão escolar para crianças com microcefalia: Vamo Junto? – Berenice Freitas, Danielle Costa Silveira, Paloma Coelho, Raul Lansky de Oliveira, Zélia Profeta. Da Equipe da FIOCRUZ/Minas – EXCLUSIVO
A Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais (Fiocruz Minas) elaborou o projeto Vamo Junto? Uma proposta de Mobilização Social para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya.

Problematizações curriculares V – o regime de implementação da BNCC – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Nesta edição concluirei este ciclo de estudos dirigindo um olhar atento para a questão das diferenças e das culturas locais e regionais no interior desta proposição curricular, visando a compreensão de seu regime de implementação.

A polifonia das fontes na construção da História Social dos negros no Brasil e o papel político do educador – Francis Albert Cotta – EXCLUSIVO
A história do negro não é o que restou da historia da escravidão. Há de se ler as fontes e nelas buscar a presença do povo negro a partir de suas próprias construções, resistências, culturas, modos de ser e fazer.

Resistência na música POP: reflexos da África – Ivangilda Bispo dos Santos – EXCLUSIVO
Nos adereços, penteados, cores das vestimentas, danças e músicas nossa ancestralidade africana grita.

Professora, mas é que eu vi um Youtuber – Kelly Morato – EXCLUSIVO
Aqui, falo sobre um dos vários nuances de tal inserção em sala de aula: portando seus enormes smartphones, os estudantes sempre trazem em suas narrativas, conhecimentos advindos do contato com Youtubers ou conteúdos acessados online.

Mudanças climáticas, aquecimento global e controvérsias. Para além de informar, educar! – Martha Marandino, Daniela Lopes Scarpa e Andre Kyoshi Fujii Ferrazo – EXCLUSIVO
Na contramão desse alerta, encontram-se os posicionamentos de governos como o americano e o brasileiro, que subestimam o papel do ser humano nesse processo.

Caminhos por uma real utopia: por entre paisagens e sonhos na cidade educadora – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A educação ambiental tem a meta de reunir essas pessoas evocando-as a sonhar conjuntamente com um mundo melhor.

APUBH protocola ação judicial contra o Ministro da Educação – APUBH
o ajuizamento da Ação Civil Pública faz parte de um projeto maior de defesa do ensino superior e de seus docentes, deixando claro que não será tolerado o descaso para com os profissionais da educação no país e, em especial, com as professoras e professores da UFMG.

Com educação estagnada, Brasil perde uma posição no ranking do IDH da ONU – O Globo
Índice tem pequena melhora, mas país cai para o 79ª lugar em 2018, segundo relatório da ONU.

Universidades no Brasil têm liberdade de pensamento ameaçada, diz relatório internacional – Jornal da USP
Ataques e ameaças a estudantes e pesquisadores colidem com valores fundamentais das universidades

Ministro da Educação tenta asfixiar o movimento estudantil do Brasil – Carta Capital
Abraham Weintraub tenta de todas as formas impedir as atuações da UNE e da Ubes.

O PISA e a geocultura da desigualdade meritocrática – Avaliação Educacional
Ao contrário do que se pensa, não é à melhoria da educação que o PISA se destina, já que nota mais alta não é sinônimo de boa educação (Ravitch, 2010).

Yong Zhao: um mágico chamado PISA – Avaliação Educacional
Há pouco tempo um time de 100 acadêmicos ao redor do mundo fez um abaixo assinado indicando os problemas deste teste – mas isso não é levado em conta.

‘Nunca tivemos uma educação tão boa’, diz diretor da USP – Folha
Dirigente da Faculdade de Educação diz que universalização do ensino é o que explica mau desempenho dos alunos em exames, não a formação dos professores

Os resultados do PISA: para lá da culpa e da esperança – Publico
Na ironia de um emérito professor norte-americano, “medir a qualidade da educação com recurso a testes estandardizados é o mesmo que medir a temperatura com uma colher de sopa”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *