Educação em debate, edição 263

Filosofia e analfabetismo social, político, econômico, cultural e ambiental: a era da desconstrução da escola enquanto espaço da democracia emancipadora – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Uma “fábrica” de futuros escravizados entregues ao Imperialismo neocolonial que se propaga como uma praga tornando o país insustentável.

O fechamento de escolas do campo no Espírito Santo – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Em diversos municípios, escolas estão sendo fechadas sob a justificativa de redução dos gastos das prefeituras e de ausência de demanda nas comunidades.

Renovação de matrículas na rede estadual de educação – Denise Romano
Na coluna desta semana a coordenadora do SindiUTE-Minas denuncia o plano de Atendimento do governo Zema e relata a situação de fechamento de turmas, turnos e salas em todo o estado.

Nota de esclarecimento do Conselho Universitário à comunidade – UFMG
O Conselho Universitário da UFMG posicionou-se sobre fatos associados à prisão de pessoas suspeitas de tráfico de drogas nas dependências do campus Pampulha.

‘Não fazemos ideia de que habilidades as pessoas precisarão’, diz Yuval Harari – Educa 2022
Pela primeira vez na história, não fazemos ideia de como estará o mercado de trabalho daqui a 30 anos e de que habilidades as pessoas precisarão.

Nota de repúdio às declarações do ministro Weintraub sobre as universidades federais – Fasubra
Não condiz com a postura esperada de um ministro de Estado, promover ataques infundados às universidades brasileiras.

Reitores das universidades federais querem processar ministro da Educação – O Globo
Em entrevista, Weintraub afirmou que instituições têm plantações extensivas de maconha e usam laboratórios para produção de drogas.

Claudio Landim ganha prêmio por contribuição à Educação – IMPA
O diretor-adjunto do IMPAé o ganhador do Science Education Prize 2019, que teve como tema desta edição o “Desenvolvimento de Material Científico Educacional”.

O ministro da balbúrdia – Folha
Atitudes de Weintraub comprometem esforços e não conduzem agenda de reformas amplas e complexas

Macarthismo escolar – Folha
Damares e Weintraub ameaçam liberdade de ensino com corte de verbas a redes públicas

Fim do Fundeb: janela de oportunidade ou de oportunismo? – Zara Figueiredo Tripodi (para o Jornal GGN)
Fundeb vem representando uma importante fonte de recursos para o custeamento do ensino, e, a despeito de suas limitações, assumindo o desenho de uma política redistributiva intraestadual.

Base Nacional Comum para Formação de Professores para a Educação Básica (Bnc-Formação): Ocultar, silenciar, inverter para o capital dominar – Celi Nelza Zulke Taffarel (via Renova Andes)
No dia 7 de novembro, o CNE aprovou as diretrizes, desconsiderando completamente as propostas encaminhadas de forma veemente pelas entidades do campo da Educação.

Falsos consensos sobre a BNC da Formação – Formação de Professores
A massiva e unânime rejeição dos educadores da área da educação e da formação ao documento do CNE, é tratada por Mozart como uma mera disputa de posições entre as entidades.

ANDES-SN interpela Ministro da Educação na justiça – Andes
O Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior cobra que o ministro apresente explicações e informações sobre as declarações que proferiu contra as Universidades Federais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *