Menu

Educação em debate, edição 258

Noticias desde un Chile movilizado – Felipe Zurita – EXCLUSIVO
De esta forma es posible entender los altos niveles de privatización existentes en Chile en las áreas de la salud, educación, vivienda, transporte, pensiones, recursos naturales, entre otros.

Se não fosse o lucro, haveria vida, riqueza e diversidade – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Se não existisse o lucro…

A Universidade e a defesa do legado iluminista – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
É igualmente importante observarmos o lugar que a Universidade ocupa nesse processo.

Aos mestres e mestras, com carinho: Não se deixem enganar – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Por falta de reflexões fundamentadas e criteriosas, chega-se a conclusões apequenadas do tipo “quem não tem qualificação não merece melhores salários”, “a educação pública não presta”.

Entrevista com Boaventura de Sousa Santos, conferencista de abertura da 39ª Reunião Nacional da ANPEd – Anped
O Pesquisador aborda a ofensiva contra a pesquisa e a ciência no Brasil à luz do contexto político dos últimos anos e da ofensiva reacionária, extremista e neoliberal a nível mundial, com grave comprometimento à democracia.

O ataque estratégico do neoliberalismo à educação – Carta Maior
Desde o início da sua expansão o neoliberalismo mirou a escola, o sistema escolar e a universidade, pois esses são lugares fundamentais de formação de um certo tipo de subjetividade.

Melhores escolas usam a avaliação a seu favor – Educa 2022
O trabalho do diretor, dos coordenadores pedagógicos e dos professores, isto é, a gestão escolar é orientada pela aprendizagem.

O que os resultados do ENEM nos dizem sobre as cotas – Ricardo Takahashi (para o blog Ciência & Matematica/ O Globo)
Tentamos entender os efeitos do sistema de avaliação adotado pelo ENEM, quando estes se cruzam com o sistema de cotas utilizado na seleção para as universidades federais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *