Educação em debate, edição 254

O avanço das escolas cívico-militares – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
No âmbito desta polêmica não tem sido recorrente a indagação sobre os plausíveis motivos que tem levado os militares a se envolverem com o ensino público.

Excludente de ilicitude é sinal de incompetência – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Devemos combater um combate diário contra todos aqueles que cultuam a morte do outro como fonte de prazer.

Quem tem medo de Paulo Freire? – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Ao contrário, gritam a seu favor, especialmente nesses tempos em que a educação é medida pela régua dos desescolarizados que vão dos influenciadores aos aboletados no poder em nosso país e os que gravitam em seu entorno.

O problema não é a Greta, são suas pautas que afrontam o capital e é a violência aplicada aos que se manifestam – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Já sei, Greta não é resiliente, questiona, não aceita. Isso é imperdoável nos ambientes religiosos, quando pouco, gera desagrado.

Educação moral e cívica – triste memória – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Também hoje somos bombardeados, em um país formalmente laico e objetivamente multirreligioso, por discursos não seculares.

A percepção (imagem/paisagem) do lugar expressa em desenhos: relato do processo ativo e criativo – Vagner Luciano de Andrade e Fernanda Aparecida Peixoto – EXCLUSIVO
Na infância, as relações entre seres humanos e seus lugares/paisagens de referência tendem a ser mais latentes.

Pobreza, desigualdade social e democratização escolar: experiências na cidade de Vitória/ES – Renata Duarte Simões e Denise Pinheiro Quadros – EXCLUSIVO
O que representa acesso, permanência e sucesso escolar nos dias de hoje?

Orçamento proposto para 2020 representa ‘ofensiva ao ensino superior’, avaliam conselhos da UFMG – UFMG Notícias
Em moção, Cepe e Conselho Universitário afirmam que estrangulamento ‘parece integrar uma estratégia política que afronta as instituições e nega o valor da ciência’.

Entidades nacionais de educação apoiam minuta final de relatório para novo Fundo da Educação Básica – Campanha Nacional Pelo Direito à Educação
Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação reforça compromisso com texto da deputada Profa. Dorinha (DEM-TO)

Na escola do século 21, o professor deve ensinar como aprendeu? – Educa 2022
Daí o enorme desafio que escolas do Brasil e do mundo enfrentam nestes tempos de Google e redes sociais: é preciso deixar para trás o atual modelo de ensino, mas a tarefa, em grande parte, cabe a educadores formados na lógica do modelo que se quer transformar.

O currículo centralizado como plataforma de censura – Fernando Cássio e Salomão Ximenes (via Nexo)
Governo paulista invoca a Base Nacional Comum Curricular para justificar a interdição de debates de gênero e o recolhimento de apostilas de quase 340 mil estudantes do ensino fundamental.

A Formação de Professores no Brasil hoje: Resistências e contestações – Penildon Silva Filho (via BnNews)
Infelizmente o PIBID caminha para terminar, pois as bolsas dos estudantes bolsistas do programa que se formam desde 2019 não podem ser preenchidas, o que leva os projetos que integram o PIBID à extinção dentro de pouco tempo, apesar das avaliações dos resultados dos mesmos serem extremamente positivas.

Novo Fundeb: entenda os principais pontos do debate – Jeduca
Governo, Legislativo e sociedade civil concordam que é preciso ampliar a complementação da União, mas divergem sobre a proporção do aumento e os mecanismos para definir valor mínimo por aluno

Uma base para a formação: que concepções a informam? – Formação de Professores / Blog da Helena
Chama atenção a capacidade da  equipe que compõe a Comissão Bicameral de formação de Professores, de ignorar, secundarizar, desprezar o esforço de construção das DCNs de 2015  no interior do próprio Conselho.

Longe da qualidade – Folha
Vagas disparam no ensino a distância; Estado deve zelar pela formação de alunos

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