Educação em debate, Edição 252

Quando a Escola rechaça o Neoliberalismo, caridade e resiliência caem por terra – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O desprezo pela riqueza e recursos naturais chega ao extremo a ponto de vivermos num mundo com abundância de recursos e mercadorias, mas que, propositalmente, não chegam a todos.

O guarda da esquina – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
A lição foi aprendida e agora, em pleno século XXI, os guardas de todas as esquinas do Brasil, autorizados pelo presidente, estão transformando o país num inferno.

Deseducação Política (A propósito do 11 de Setembro) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Às vezes nosso discurso é por demais abstrato, como se a realidade, com sua enorme dose de sofrimento, nada contasse.

Amazônia – Fronteira de identidades – Mauro Passos – EXCLUSIVO
A imagem das sandálias, lembrando a missão libertadora de Moisés, reforça o exercício que temos que fazer para salvar essa terra.

A bravura dos Ipês: Em Defesa da Amazônia – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Protestos e atos em defesa da nossa Amazônia bradaram pelos quatro cantos do mundo, desde o dia 19 de agosto, a segunda-feira cinzenta, em que a Amazônia sangrou chamas ardentes e espraiou fuligem pela atmosfera tropical.

Tú te tornas eternamente responsável por aquilo que consomes: contextualização didático-pedagógica sobre lugares e paisagens – Vagner Luciano de Andrade e Fernanda Aparecida Peixoto – EXCLUSIVO
Quando o ensino se baseia na questão de contemplação da paisagem e da natureza, se discute o modelo societário que vem danificando os lugares condenando-os à inexistência ou degradação.

Quando o confessional invade o poder público e a moralização dos costumes é a  principal agenda do governo – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
A decisão nos leva a questionar quais os perigos de um beijo? Qual o sentido do silenciamento desse beijo? Do que trata o argumento da proteção infantil? Proteger de que?

Problematizações curriculares II – os projetos de vida – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Ao logo deste texto, organizado em breves tópicos, darei continuidade aos esforços para produzir uma leitura crítica (e criativa) da BNCC.

Setes de Setembro – Maria G. Lara e Vanessa Macêdo – EXCLUSIVO
De um lado, um espírito grato ao militarismo brasileiro, saudando as forças armadas enquanto as observa passar. Do outro, um espírito de luta incessante, mais preocupado com as mazelas que atingem os excluídos desse país do que em reverenciar a manifestação da força bruta do estado

Ação Educação Democrática – João Marcos Veiga
A Ação Educação Democrática, organizada pela ANPEd, estimula todas as pessoas comprometidas com educação a desenvolverem uma onda para refletir possibilidades, impasses, demandas, limites, parcerias em cada contexto institucional.

Privatização fracassa no Texas, mas encanta por aqui – Avaliação Educacional
Em tempos de entusiasmo no Brasil pelas escolas terceirizadas (charters) e por vouchers é relevante examinarmos o resultado destas “inovações” nos Estados Unidos, onde estão sendo implementadas há anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *