Educação em debate, Edição 251

A doce e justa ira da Professora Nilma Lino Gomes – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
Quando Nilma fala, ela ensina, emociona e impulsiona seus ouvintes a sair das zonas de conforto. Então, é “doce” escutá-la, mas é de uma doçura exigente e comprometedora…

Excluídos – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Amanhã, 7 de setembro, é um dia de reflexão, educação e luta. Temos um Tsunami da Educação e o Grito dos Excluídos para darmos um FORA BOLSONARO!!! bem sonoro. Política de verdade é na rua, não nos gabinetes

Educação para a afetividade, diversidade e sexualidade: por uma paisagem cultural homoafetiva? – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Eu visto a cor que eu quiser e se quer saber visto o branco da paz, a essência que me refaz.

Por que Glenn teve que dar aula aos jornalistas sobre o que é jornalismo? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
É o obscurantismo escrachado e naturalizado numa evidente glamourização da ignorância e isso nos impele a apoiarmos as manifestações pela democracia no dia 07 de setembro.

Fusão e fechamento de turmas em Minas Gerais – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG  comenta o processo de fechamento e fusão de turmas na Rede Estadual de Minas Gerais.

Universidade Pública e Diversidade –  Claudio Nunes
Em 2019 o Programa de pós-graduação e educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia promoveu a palestra Universidade Pública e Diversidade: Desafios em tempos de retrocessos com a professora Nilma Lino Gomes. O Professor do programa, Claudio Nunes comenta a experiência.

O jovem brasileiro e a escola diante da precarização da vida e de desafios democráticos – Observatório da Juventude na Ibero-América
A pobreza, a falta de oportunidades sociais e econômicas para jovens moradores de territórios empobrecidos, e a representação negativa, que transforma negros em alvos preferenciais das forças policiais, fazem com que o índice de assassinato de jovens negros seja superior a qualquer outra parcela da população.

SBPC-SC e entidades publicam manifesto “Escola é lugar de ciência (e não de preconceito)” – Jornal da Ciência
Abordar estas questões na escola é a melhor forma de combater discriminações e violências desde cedo, permitindo às crianças e aos jovens acesso às informações e mecanismos para se defenderem.

Back to the Future-se – Naomar de Almeida Filho (para o Jornal da Ciência)
O exame do material divulgado permite verificar que não é uma coisa, nem outra: nem inédito, nem inovador.

O inexplicável (?) silêncio do CNE diante do desmonte da formação de professores – Blog da Helena
Nem mesmo a onda de resistência nacional ao Future-se fez com que o CNE saísse do seu silêncio.

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