Educação em Debate, edição 246

Do bicho-de-pé às marcas na alma – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Era preciso ser esperto e desembestado enquanto as fibras da coragem cresciam e nos capacitavam a cada dia para o enfrentamento da vida adulta.

Fácil explicação – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Difícil tem sido explicar para aqueles poucos pais que aparecem na escola e, pasmem, para professores e professoras.

A Pedagogia da Faca – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO
Sua gargalhada era de fato castradora, seu deboche era cortante, e seus aparos tinham alvo certo.

Fu(Fa)ture-se: o desmonte da educação pública e o alerta para a luta por uma educação revolucionária – Tiago Tristão Artero- EXCLUSIVO
Não podemos encontrar uma nova forma de nos relacionarmos e novas condições de existência fora de um sistema regado pelo capital improdutivo?

Os jovens e a tecnologia – Rosangela da Silva Gomes – EXCLUSIVO
A ânsia tecnológica atinge todos os públicos, das mais variadas idades. Ninguém escapa das façanhas da tecnologia, que envolve e imobiliza cada vez mais as pessoas ao redor do mundo.

Presença do aluno, presença do professor – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Sem esse suporte a obrigatoriedade escolar é só mais um ideal a ser um dia alcançado.

Biografias negligenciadas de homossexuais, mulheres e negros: nuances educativas e performances em logradouros públicos – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Estas são atitudes individualistas que legitimam a cultura branca elitizada como referência de coletividade.

O Future-se e o futuro das Universidades Públicas – Luciano Mendes
O projeto apresentado pelo Ministro da Educação para a reestruturação das IFES reúne todas as iniciativas apresentadas anteriormente para o enfraquecimento das universidades e radicaliza a submissão do ensino superior público ao capital financeiro.

Future-se valoriza o privado e não acena para o ethos acadêmico. Entrevista especial com José Geraldo de Sousa Junior – Unisinos
Segundo ele, o programa “traz formulações que se baseiam em uma série de dispositivos do mercado financeiro, formando uma ‘carteira de ações’.

Nota pública da Associação Brasileira de Linguística contra os recentes ataques do governo federal à ciência e à educação brasileiras – ABRALIN
Todas essas ações são extremamente graves e põem em risco a tessitura de uma sociedade que se quer desenvolvida, crítica, saudável e justa.

Carta de Vitória – Andifes
Documento resultante da 176ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes reforça que a educação pública é, desse modo, uma recusa sistemática do atraso e da ignorância, uma opção atual e de longo prazo pela civilização.

Projeto do governo ameaça autonomia universitária – AdUFRJ
Levantamento mostra que 32 universidades e institutos federais de seis estados brasileiros prepararam documentos sobre o Future-se com críticas severas ao projeto do governo Bolsonaro.

Ex-ministro da Educação critica “Future-se” e diz que Bolsonaro vê ensino como ameaça – Brasil de Fato
Renato Janine alerta para o risco de se submeter a educação pública às variações do mercado financeiro

Future-se é “aposta arriscada” baseada em mentiras, diz especialista – Carta Capital
Romualdo Portela aponta pontos frágeis do programa e rebate algumas afirmações feitas pela equipe de educação do governo

Para que serve uma universidade? – Revista Galileu
Alvo de críticas de membros do atual governo, o Ensino Superior tem a difícil missão de repensar seu futuro

O que esperar do Future-se – Fiocruz
Reitores e docentes temem que proposta abra caminho para a privatização e a perda de autonomia administrativa e pedagógica.

Future-se: entenda o programa para financiamento do Ensino Superior que está em consulta pública – Zero Hora
Objetivo do MEC é trazer empresas privadas sem fins lucrativos para dentro das universidades. Ministério garante que instituições não perderão autonomia; reitores esperam o contrário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *