Educação em Debate, edição 214

A universidade e seus currículos: por uma leitura humanista II – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
A defesa das Humanidades acontece justamente no momento em que seu lugar nos currículos acadêmicos é questionado em todo o mundo, em nome de uma lógica instrumental na composição do processo de formação humana.

Theodor W. Adorno, intelectual e professor – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Adorno é o nome que de forma mais imediata se associa à Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt. Não é para menos, dada a extensa obra, a originalidade e a qualidade que a constituem.

O combate ao machismo e à violência nas redes sociais: mulheres na luta – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Menos de um mês das eleições para presidente da República, governadores dos estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais e mulheres se mobilizam nas redes sociais, contra o discurso machista e misógino de alguns candidatos.

Pelo sorriso das crianças: em defesa do brincar – Marcelo Silva de Souza Ribeiro e Thiago Silva de Freitas Santos – EXCLUSIVO
Abordar o lúdico do ponto de vista científico e assumí-lo profissionalmente como referência é um trabalho árduo, pois também há que se enfrentar pré-conceitos e transpor barreiras.

Cenários educativos e perspectivas pedagógicas da atuação do ecólogo – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A Ecologia é o estudo científico e, portanto escolar da distribuição e abundância dos organismos e das interações que determinam a sua distribuição nos diferentes ambientes.

Educação e Cidadania: que educação? Que cidadania? – Luciano Mendes
O que está acontecendo que depois de mais de 30 anos de educação crítica para a cidadania democrática um candidato que defende o fim da democracia e é contrário a tudo aquilo que acreditamos ser uma vida social minimamente civilizada tem quase 30% das intenções de voto?

Bolsonaristas, não podemos fugir do problema! – Luciano Mendes
É evidente que ele, como candidato, deve ser combatido e, espero, ser derrotado. E é fundamental que isso ocorra. Mas, ainda assim, nossa tarefa mal terá iniciado.

Ensino domiciliar e a qualidade da educação pública brasileira – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda que comentou sobre a decisão do STF sobre a educação domiciliar e o foco desta discussão.

Direito às cidades e democracia representativa – Pensando Bem – Juarez Guimarães
Na coluna Pensando Bem da semana, o professor da UFMG, Juarez Guimarães, fala dos direitos sociais no Brasil.

UFRJ repudia a Globo! – Conversa Afiada
Por que a Globo ataca? Porque 70% dos alunos têm renda menor que 1,5 salário mínimo…

Professores apontam dificuldades na implementação da BNCC – Agência Brasil
É o que mostra o documento entregue pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), ao CNE.

O novo pacto nacional: um caminho público para a educação básica – El País
A bandeira dos candidatos para a educação brasileira é a aposta nas técnicas e experiências do setor privado. O caminho que o país deveria trilhar vai no sentido contrário.

Escola de qualidade não é escola militarizada –  Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação monitora o processo pelo país e aponta caminho para escolas de qualidade sob a responsabilidade das pastas de educação

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