Educação em Debate, edição 212

Conflitos na conservação da água em paisagens minerarias – Charles de Oliveira Fonseca e Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Em Minas Gerais importantes recortes do patrimônio geoecológico são apropriados pela mineração, consolidando-se cenários de impactos e conflitos.

Economia e verniz democrático: alta escolaridade e definhamento da política – Matheus da Cruz e Zica
Para nós educadores o fato desse candidato, apontado há meses como segundo colocado nas intenções de voto, ter como eleitorado principal um público considerado como portador de alta escolaridade deve ser um elemento crucial para nossas reflexões. Parece que nossa alta escolaridade produziu adultos de um nível muito baixo.

Incêndio do Museu Nacional – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na noite de domingo, um incêndio destruiu do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda que lamentou a negligência de governos com o patrimônio histórico do país.

É preciso discutir a BNCC  – Pensando Bem -Analise Silva
Na coluna Pensando Bem da semana, a professora da UFMG, Analise Silva, fala porque é importante discutir sobre a BNCC.

Com regra diferente, teto fiscal nos estados pode desequilibrar financiamento à educação – Folha de São Paulo
Educação pública recebia parcelas fixas da arrecadação, mas a obrigatoriedade acabou após PEC do Teto.

Moção de repúdio à Rede Globo de televisão que, por meio de suas novelas, manipula opiniões e joga a sociedade brasileira contra a figura do/a professor/a – CNTE
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa dos profissionais do setor público da educação básica brasileira, REPUDIA de forma veemente a tentativa de manipulação da opinião pública brasileira contra a imagem dos/as professores/as.

G20: Organizações da sociedade civil da América Latina e do caribe – Brasil, Argentina e México – exigem compromisso com a implementação efetiva da agenda de educação 2030 – Todos pela Educação
Organizações demandam aos Estados do G20, que pela primeira vez discutem a agenda de educação, que garantam orçamentos sustentáveis e suficientes para o fortalecimento de sistemas de educação públicos, gratuitos e inclusivos.

Documento da ANPUH para integrar a carta a ser encaminhada ao CNE pela SBPC – ANPUH
Contrária à forma como foi conduzido processo que levou à Reforma do Ensino Médio, definida pela Lei nº 13.415/17, nossa entidade se manifestou, questionando a sanção de uma lei que não prevê a exigência da presença da História como disciplina obrigatória do currículo escolar no Ensino Médio.

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