Educação em Debate, edição 194

Enfim, matriculado! – Parte 2 – João Dimas Nazário – EXCLUSIVO
As professoras se reuniram para avisar os pais daqueles que seriam reprovados. Não havia choro de ninguém, parecia que repetir de ano para aquelas crianças e seus pais era algo normal, como se no ano seguinte fossem aprender muito mais.

A infância pede guarida –  Ivane Perotti – EXCLUSIVO
A infância é um “rito de passagem” que cobra tarifas em um futuropresente/presentefuturo. O passado é um presente quantificado em pacotes de comportamento sem liquidação.

Paisagens da região de Lagoa Santa: perspectivas de educação patrimonial no vale do Sumidouro – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
As paisagens da região de Lagoa Santa vislumbram perspectivas de educação ambiental e patrimonial a partir dos cenários e panoramas do Parque do Sumidouro.

Pedido de empréstimo ao Banco Mundial: da agenda democrática a lógica mercantil – Fernando Henrique dos Santos – EXCLUSIVO
Perdemos o Pré-sal, o CAQ e CAQi ainda não se tornaram lei e o MEC é desobrigado a seguir o parecer do Conselho Nacional de Educação, os 10% do PIB para educação é esquecido.

Universidades federais ocupadas – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna sobre educação do Jornal UFMG desta semana, o professor Marcus Taborda comentou com o jornalista Vinicius Luiz sobre os movimentos de estudantes que ocupam as reitorias da UnB e da UFPR.

Greve na educação do Estado  – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a Coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, comentou o movimento dos professores da rede estadual de Minas Gerais.

Nota da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) sobre a notícia divulgada na Folha – Café com Sociologia
Nota da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) sobre a notícia da pesquisa que relaciona a piora do desempenho de estudantes no ENEM em matemática com a obrigatoriedade do ensino de sociologia e filosofia no Ensino Médio.

Assessora conta o que muda no MEC a cada troca de ministro – JEDUCA
Maria Filha, que está na pasta há 11 anos (e 8 ministros), fala das dificuldades em readequar o trabalho da Comunicação repetidas vezes e das demandas dos jornalistas. Rossieli Soares assumiu MEC este mês

BNCC do ensino médio e o debate sobre as áreas do conhecimento – JEDUCA
Discussões sobre o novo documento começam em maio no CNE e devem ser focadas no fato de o texto apresentar apenas português e matemática como disciplinas específicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *