Educação em Debate, 272

Minorias – Adolescentes e Jovens – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
É muito fácil para o sistema capitalista desqualificar essa turma qualificadíssima. Começa por aí. Ao misturá-los com os mais velhos, os adultos trabalhadores, faz com que desapareçam de toda e qualquer política pública.

Conversas sobre a Educação a Distância “emergencial” em tempos de COVID-19 – Eucidio Pimenta Arruda – EXCLUSIVO
Para tornar ainda mais desafiador esse momento, são anunciadas medidas, em diferentes estados e municípios brasileiros, para tentar “salvar” o ano letivo da educação básica e superior por meio da Educação a Distância.

A cultura e identidade: Qual a importância dessa prática dentro da escola – Laís Melo – EXCLUSIVO
Discutir a real importância da cultura e identidade negra na escola é resgatar a autoestima e criar novas perspectivas na forma do cidadão enxergar-se como igual aos demais.

Teletrabalho vai romper com o distanciamento social, na prática – Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais
A manutenção dos trabalhadores, estudantes e famílias em suas residências, em distanciamento social deve ser a prioridade do Governo do Estado de Minas Gerais neste momento pelo caráter de contenção da crise de saúde pública para minorar a crise social.

O descontentamento de famílias espanholas com a avaliação de seus filhos durante a pandemia de coronavírus – El País
Para as famílias, é contraditório que o Conselho aprove que “nenhum aluno sairá prejudicado da pandemia” e ao mesmo tempo, dê luz verde para a avaliação dos conteúdos.

Vitória! Após pressão de entidades, braço do Banco Mundial congela investimentos educacionais com fins lucrativos – Campanha Nacional Pelo Direito à Educação
O Banco Mundial ainda vai apontar se esses investimentos podem ser feitos em circunstâncias excepcionais, desde que não impactem negativamente na pobreza, na desigualdade, no direito à educação ou no oferecimento da educação pública.

Educação a Distância (EaD) não resolve os desafios do momento e pode aprofundar desigualdades: nota conjunta com o Coletivo Intervozes – Campanha Nacional Pelo Direito à Educação
Muito é preciso fazer para que ao menos as demandas de TICs para as aulas pela Internet sejam razoáveis e permitam ao menos formação complementar

Carta aberta da Rede Nacional Primeira Infância dirigida ao presidente do Conselho Nacional de Educação – Rede Primeira Infância
A entidade pondera que a oferta de Educação Infantil na modalidade de ensino a distância não é uma boa medida, tampouco trará o efeito que se pretende, uma vez que a educação das crianças de até cinco anos e onze meses é de natureza essencialmente interacional.

EaD na educação pública ignora que 42% das casas não têm computador – CNTE
Em um país em que 42% dos lares não possuem computador, a proposta de governos de dar continuidade ao ano letivo da educação com EaD é um prenúncio de ampliação das desigualdades sociais e exclusão de grande parte dos estudantes do acesso às aulas.

O Enem em meio à pandemia: adiar ou manter?  – DocEduc/O Povo
A realização do Enem em meio à pandemia de covid-19 significa “um fortalecimento da desigualdade social no Brasil”, diz especialista Ademar Celedônio.

Jovens sem estrutura para estudar em casa temem por ‘desvantagem’ no Enem: ‘Atrapalhou tudo’ – BBC
Com o Enem mantido para novembro, estudantes estão preocupados em como se manter produtivos e preparados paras provas, sem contar com aulas presenciais.

Educação infantil: debate enfoca alternativas durante isolamento – Jeduca
Especialistas analisaram as possibilidades de atividades para as crianças de 0 a 6 anos, enquanto elas permanecem em casa por causa da pandemia do novo coronavírus.

Educação a Distância: Universidade e Pandemia – Anped
A Educação a Distância (EaD) tem sido colocada como alternativa imediata à quarentena durante a pandemia de coronavírus. Tal contexto, no entanto, traz grandes preocupações aos pesquisadores da área em frentes diversas, como metodologia, legislação, inclusão/exclusão digital e impactos na pesquisa e aprendizado.

Carta de uma mãe para professores do Colégio Santo Antônio – SinproMinas
Nenhum outro espaço me faz tanta falta, diariamente, quanto a escola. Talvez só agora perceba o que de fato é perder algo que é essencial, é proteção e sustentação.

Professores se reinventam em meio à pandemia do coronavírus – Rádio CBN
A transição para o online nem sempre é tão fácil e um dos grandes desafios é o acesso à internet por todos os estudantes.

Plataformas “on line”: novos prolemas para os pais – Avaliação Educacional
Os pais americanos reagem à intensificação destas plataformas nas escolas que colocam em risco os dados privados e a saúde de seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *