Educação em Debate 167

Sobre crises e vulnerabilidades: anotações díspares – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Para produzir uma singela contribuição com os debates e lutas instaurados no 30 de junho, escolho outro caminho: interrogar as relações entre crises e vulnerabilidades, através de uma recente exposição das obras do artista sírio Abdalla al Omari.

Paisagens do Quadrilátero Ferrífero: uma problematização pedagógica  – Vagner Luciano de Andrade e Ludimila de Miranda Rodrigues Silva – EXCLUSIVO
Não há nenhuma valorização dos inúmeros atributos ecológicos do QF e, para piorar a situação, quem repassa esta ideia errônea são os autores dos livros didáticos de Geografia.

A pesquisa em humanidades – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na última semana o jornal Gazeta do Povo publicou uma reportagem que destacava trabalhos de Pós-Graduação de instituições públicas que o veículo considerava inusitadas e inúteis. Segundo o jornal, dissertações e teses bancadas por dinheiro público não teriam relevância, o que poderia explicar a ausência de um prêmio Nobel para o Brasil. Na coluna de hoje o professor Marcus Taborda, conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre o assunto e lamentou postura do jornal. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Projeto de Lei sobre combate à violência – Pensando Bem  – Professora Beatriz Cerqueira
Na coluna da semana, Beatriz Cerqueira, Coordenadora- geral do Sind-UTE/MG fala do Projeto de Lei sobre combate à violência escolar aprovado em 1o turno na Assembléia Legislativa de Minas Gerais- ALMG. O Projeto é uma iniciativa do Sindicato.

Porque defendemos a continuidade do FUNDEB:​ algumas ponderações e sugestões para melhorar a  PEC Nº15-a/2015 – Lisete Arelaro – Associação Nacional de Pesquisa e Financiamento da Educação – FINEDUCA​
A situação dos recursos públicos da Educação: o que podemos prever? O que as decisões já tomadas pelo Governo federal indicam.

Folheto “Monitoramento Participativo – fortalecendo a gestão democrática em prol da concretização dos Planos de Educação” – De Olho nos Planos
Em defesa dos Planos de Educação, De Olho lança materiais para fortalecer o monitoramento participativo

Nota Pública da CNTE
Dados de remuneração dos professores divulgados pelo Inep – MEC distorcem a realidade salarial dos trabalhadores em educação brasileiros

Especialistas criticam fatiamento da Base Nacional Comum – Blog do Carrano
O fatiamento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), encaminhada pelo Ministério da Educação ao CNE (Conselho Nacional de Educação) sem o documento relativo ao ensino médio, compromete a política educacional como um todo.

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