Educação,Saúde e Sociedade, Edição 276

Quem foram as mulheres que configuram a Educação em Saúde e a Medicina Tropical no Brasil? Notas de uma história invisibilizada – Polyana Aparecida Valente  e Denise Nacif Pimenta – EXCLUSIVO

Dos esforços para desqualificar a Universidade Pública – democracia tecnológica como fantasia autoritária – Tainã Pinheiro e Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Segundo se ouvia, a UFSC abandonara alunos ao léu, ignorando-se que ela mesma publicara, no dia anterior, um detalhado plano, disponível inclusive em forma de vídeo, com premissas e propostas para o recomeço das atividades de ensino.

SBPC, instituições e sociedades científicas pedem solidariedade às populações vulneráveis – Jornal da Ciência
Diante da pandemia do novo coronavírus, a SBPC se junta a diversas instituições e sociedades científicas para pedir que todos colaborem com as populações vulneráveis, dentre elas, as comunidades das favelas e indígenas.

Quarentena como fator de risco: reflexões sobre violência doméstica durante a pandemia do COVID-19 – Cientistas Sociais e o Coronavirus
Casa para muitas mulheres não é sinônimo de proteção, mas de violência. No entanto, em razão da pandemia promovida pelo COVID-19, o Brasil encontra-se em isolamento social, a população está em quarentena, e as mulheres, presas em suas casas, tornam-se presas dos seus conhecidos.

Contra “o feijão que cura” coronavírus e outras mentiras, profissionais de saúde cobram ação das gigantes da tecnologia – El Pais
Cansados de enfrentar a pandemia de coronavírus e ainda ter que lidar com notícias falsas nas redes sociais, médicos, pesquisadores e enfermeiras exigem uma nova política do Facebook, Twitter e Google.

Coronavírus, bolsonarismo e a produção da ignorância – Cientistas Sociais e o Coronavirus
O modo como a pandemia da COVID-19 tem sido tratada pelo presidente Bolsonaro e grupos bolsonaristas é um exemplo claro de como a ignorância é produzida e difundida culturalmente. No contexto da pandemia, dois principais fatos insistem em ser negados e, por fim, ignorados: a gravidade da pandemia e a efetividade do isolamento social.

Deficiência, Coronavírus e Políticas de Vida e Morte – Cientistas Sociais e o Coronavirus
No caso das pessoas com deficiência, a pandemia do coronavírus evidencia o quanto a deficiência é politicamente engendrada a partir da interseção de marcadores sociais da diferença, os quais colocam essas pessoas em vulnerabilidade em relação à pandemia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *