Menu

Ano 7 – Nº 230 / sexta-feira, 29 de março de 2019

EDITORIAL

O que esconde a aparente paralisia do MEC?

Tem-se falado muito na imprensa, nas universidades e escolas, sobre a suposta paralisia do Ministério da Educação no governo Bolsonaro. O fundamental destas avaliações é que a incompetência e a inexperiência da equipe, aliadas à falta de um projeto claro para a educação e as trapalhadas do Ministro, estariam impedindo o ministério de funcionar. Leia mais.

XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL, TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

A educação nas Constituições outorgadas: diferenças e semelhanças com tendências atuais  
XIII Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebe o professor Carlos Roberto Jamil Cury no dia 04 de abril para refletir sobre como a educação figurou nas diversas constituições brasileiras

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 01 de abril vamos conhecer um pouco sobre o projeto Câmara Mirim da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo e reúne estudantes do Ensino Fundamental para o desenvolvimento da consciência política e participativa da sociedade. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Ciência e Tecnologia.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Perspectivas para a educação para 2019 – Em defesa dos professores – Clarice Barreto
A terceira entrevista da série “Perspectivas para a educação em 2019” recebeu a professora Clarice Barreto, Vice-presidente do Sinpro-Minas. Conversamos sobre as expectativas do sindicato para o ano, a agenda de lutas e a situação da carreira dos trabalhadores da educação privada no estado.

CONVITE À LEITURA
“Direita e esquerda ainda existem?” – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO
A iniciativa de Norberto Bobbio foi uma resposta aos argumentos de que tais noções teriam caído em desuso, mas, no entanto, permeavam os discursos dos que disputavam o governo do parlamento italiano.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Reflexões sobre o massacre de Suzano e a busca por outros contextos de desenvolvimento – Marcelo Silva de Souza Ribeiro –EXCLUSIVO
De toda a sorte, e mesmo sabendo que as escolas de ontem enfrentavam desafios diferentes das de hoje, as perguntas mais angustiantes continuam no ar.

O(a) brasileiro(a) médio tacanha e a passividade quanto a ditadura militar – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Aceitar que o pobre pode deixar de ser pobre, que terá que cuidar da própria casa e da própria família, que dividirá o avião com técnicos, faxineiros(as) e balconistas faz o brasileiro médio tacanha ficar horrorizado.

O que ninguém fala, a Escola deve falar – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Se o resto é silêncio, tal silêncio deve ser uma opção, não uma imposição ou uma doença.

O fazer pedagógico e os conhecimentos ambiental-ecológico, antropológico, cultural, econômico, filosófico, histórico, linguístico, político, psicológico e sociológico – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Novas formas de possibilidades de ensino e aprender se materializam como as atividades de turismo estudantil.

As metas para a educação do Governo Bolsonaro – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, a jornalista da Rádio UFMG Educativa Paula Alkimin conversou com o professor Marcus Taborda sobre as metas prioritárias para a educação estabelecidas pelo Governo Federal.

O ‘rombo’ na previdência – Pensando Bem – Maria Lúcia Fatorelli
Na coluna desta semana, Maria Lúcia Fatorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, fala sobre os impactos da Reforma da Previdência. Ela destaca que, neste cenário de escassez plantado pelo Governo Federal, há muito o que se desconfiar, pois, o Brasil é um país riquíssimo.

Leia mais.

CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR
Formação de professores da EJA, envelhecimento e desrespeito… – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
Terminantemente, na “aula inaugural” não cabia ouvir a plateia, pois a palestrante estava aflita para acabar com “aquilo” logo…

LIVRE EXPRESSÃO
Crônica de um Caos Antecipado: dizer do mesmo não é mais o mesmo – Ivane Laurete Perotti- EXCLUSIVO
No funeral de uma nação, a dor do não fazer e não dizer fere a terra em virulentas feridas que não representam as lágrimas escondidas em berço de espera.

PESQUISA EDUCACIONAL
Do tradicional ao contemporâneo: representações sociais do professor construídas por alunos – Silvia Fernandes do Vale, Regina Heloisa Maciel, Sônia Wan Der Maas Rodrigues – Resumo (Unoesc)
A imagem do professor foi associada a três diferentes categorias: um professor tradicional ancorado em posturas firmes; o professor como um profissional atualizado, desejado, que utiliza diferentes estratégias de aprendizagens que ultrapassam o espaço da sala de aula; e os desafios enfrentados pelos docentes, mostrando um professor que luta por melhores condições de trabalho.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FAPEMIG: Os cortes além dos números – Maria G. Lara (Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
Os dados todos são mensuráveis, mas é preciso falar dos impactos menos estatísticos do corte de bolsas: seus efeitos na vida dos bolsistas e dos brasileiros de uma forma geral.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
MEC tem programas parados e prejudica redes do ensino básico – O Globo
Projeto de apoio à implementação da Base Curricular, Mais Alfabetização e Escola do Adolescente são iniciativas travadas na pasta, que passa por uma crise com demissões e remanejamentos de cargos.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Docentes de Secundaria paran en Montevideo tras agresión a funcionarios de liceo 62 – El Pais – Uruguai
Luego de un episodio violento dentro del liceo 62, que terminó con dos funcionarios del liceo 62 agredidos, Ades resolvió un paro para de 24 horas para mañana miércoles.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O mapa virtual educativo “Trilhas de Memórias de Venda Nova/BH” foi produzido na pesquisa “Educar Pela Cidade: Memória e Patrimônio Cultural e Ambiental” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais. Os pesquisadores conduziram um estudo histórico na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. A partir das informações coletadas foi possível criar um mapa no qual os professores e alunos podem ter acesso às referências culturais da região, propostas de atividades pedagógicas, imagens, entrevistas, entre outras possibilidades que podem auxiliar no processo de aprendizagem nas escolas.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Valdir Lamim-Guedes
 – O livro Educação ambiental na educação básica: entre a disciplinarização e a transversalidade da temática socioambiental (segunda edição revista e ampliada) nos apresenta um conjunto de artigos que abordam a educação ambiental nas escolas num contexto que coloca em questão o desenho curricular e os potenciais riscos que podem promover na formação dos estudantes.

Priscilla Bahiense – 16º CBAS, Seminário na Região Norte, Revista Temporalis, além de Inscrições abertas para envio de trabalhos para a edição nº 37 da Revista Temporalis O tema desta edição visa o conjunto de preocupações que vêm orientando tanto a produção do conhecimento na área, como os processos de intervenção profissional do Serviço Social e de áreas afins.

TIRINHA
Ribs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *