Ano 6 – Nº 217 / quinta-feira, 11 de outubro de 2018

EDITORIAL

Avançar a Democracia. Derrotar o fascismo.

Vivemos Outubro e o seu desafio histórico: consolidar a Democracia, vencer o fascismo e os fascistas.

Reafirmamos nossa convicção: diante de um embate duro, difícil, a altivez e a coragem para fortalecer a esperança de continuarmos no caminho da Democracia e fazer a história avançar. Se acreditamos que a Esperança não morre, então, ir à luta, porque viver é lutar. Então, desesperar jamais.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 15 de outubro vamos celebrar o dia do professor. Vamos falar das vivências e das experiências da professora Ana Maria Macedo.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna educação em Pauta e a sessão especial Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Infâncias – Aline Gomes e Túlio Campos
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 08 de outubro recebeu integrantes do Coletivo Geral Infâncias para falar das vivências das crianças atualmente.

CONVITE À LEITURA
Novo número da Revista Brasileira de Educação Básica
É com muita satisfação que a Revista Brasileira de Educação Básica lança o seu nono número correspondente ao trimestre julho, agosto e setembro de 2018. Nesta edição, contamos com artigos enviados por professores, pesquisadores e estudantes que fazem parte do cotidiano da educação brasileira, assim como resenhas, textos de opinião e o vídeo “Desaguar”, primeiro episódio da série “O pão nosso de cada dia”.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Falsas notícias, desinformação e incapacidade de pensar: democracia sob ataque – Alexandre F. Vaz – EXCLUSIVO
A fantasia paranoica segundo a qual comunistas canibalizavam crianças ressurge, desta vez para confirmar a perversidade insidiosa da grande conspiração contra a família brasileira.

Breve análise das relações pedagógicas entre biologia, ecologia, geografia e história no âmbito do turismo – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Se levarmos em conta que a ideia básica do turismo seja o deslocamento dos homens, então indiscutivelmente a atividade turística é algo inerente à essência humana desde os primórdios da humanidade.

Estratégias para combater o fascismo – Luciano Mendes
As redes sociais e os termos e tempos neoliberais nos seduzem com a ideia de que é possível fazer política individualmente ou, o que é quase o mesmo, em nossa bolha. Isso é o fim da política e uma das condições de emergência da neofascismo.

Andreas Schleicher e a educação no Brasil – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda a respeito das observações feitas pelo diretor da OCDE sobre a educação no Brasil.

As lutas que precisamos travar – Pensando Bem – Rudá Ricci
Na coluna da semana, o cientista político Rudá Ricci comenta lutas necessárias para a sociedade brasileira.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Lápis “cor de pele” – Vanessa Soares de Souza – EXCLUSIVO
Neste dia encontrei a minha cor de pele na caixinha de giz de cera, nas canetinhas e nos lápis de cores, entre outros.

LIVRE EXPRESSÃO
Vítimas da suposição – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O chão da velha sala rangeu! Ofegou! Agonizou! Pelas janelas abertas saltou um suspiro demorado. Não era da professora, estagiária quase profe, era sim, de um pulmão que aguardava aquele momento. Um aprendente queria comentar a leitura.

Minha ingênua esperança – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Temo que seja eleito um discurso agressivo, a falta de carinho para com as minorias, o projeto inconsistente, o candidato com poucos resultados em sua longa carreira política. Mas não é o maior dos meus temores.

PESQUISA EDUCACIONAL
A internacionalização da educação superior e o Plano Nacional de Educação 2014-2024: diretrizes, metas e estratégias – Pablo Pereira e Marcia Regina Selpa Heinzle – Revista Internacional de Educação Superior (UNICAMP)
A sobrevivência das universidades depende da promoção de um trabalho docente cosmopolita e de um novo modelo de universidade pautado na interculturalidade e na integração.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Mais de 20 candidatos comprometidos com as propostas para CT&I e educação da SBPC foram eleitos – Jornal da Ciência
O presidente da SBPC ressalta a importância do Brasil ter parlamentares mais sensíveis e antenados com CT&I e educação, áreas tão essenciais para o País.

Brazil’s presidential election could savage its science – Nature
“Um dos dois principais candidatos propôs a eliminação do ministério da ciência do País, enquanto o outro tentaria aumentar o financiamento da pesquisa”, destaca a matéria da Nature

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
“A escola tem uma visão muito limitada do que é a inteligência” – El País
Ex-assessor de mais de 10 governos, Robinson critica o academicismo da escola e defende a incorporação de disciplinas como a dança.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Estas son las razones de la movilización por la Universidad Pública – Portafolio – Colombia
Este miércoles estudiantes y docentes universitarios marcharán por las principales ciudades del país exigiendo mayores recursos para la educación.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
Centro Marista de Defesa da Infância apresenta seus vídeos em linguagem acessível, com versões em Libras e Audiodescrição. Entre os materiais está a série “Defenda-se”, que promove a autodefesa de crianças contra violência sexual; a série “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar”, voltado especialmente para educadores e gestores da educação; e o documentário “Territoriar: Ambientes Educativos Inspiram novas aprendizagens”.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Valdir Lamim Guedes – Webinar sobre Tutoria na EaD na MiríadaX

Yolanda Assunção – Nos dias 12 a 14 de novembro de 2018 ocorre em SP o 2º Congresso Internacional de Comunicação e Educação .

Yolanda Assunção – A Comissão do Ensino Médio da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação coloca em consulta pública para contribuições da sociedade brasileira a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

Priscilla Bahiense – Com alegria o Nepei, o Fmei, o Gepsa e o Enlacei, convidam para a mesa coordenada, que será realizada no próximo dia 17 de outubro às 19:00, no auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação da UFMG. Não será necessária inscrição prévia. O evento pretende contribuir nas reflexões sobre Educação em diferentes países a partir do relato de professoras da UFMG.

TIRINHA
Aliens of Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *