Menu

Ano 6 – Nº 216 / sexta-feira, 05 de outubro de 2018

EDITORIAL

Esperança. Antes que seja tarde.

Dois dias apenas nos separam das eleições. Dois dias apenas.
Dois dias que decidem um presente e um futuro para o Brasil.
O que faremos conosco? Como pessoas, como coletividade, como País?
Uma escolha cujas consequências sociais se estenderão por décadas.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 08 de outubro vamos abrir a semana do Dia das Crianças conversando sobre as infâncias dentro e fora da escola. Para isso, vamos receber os integrantes do Coletivo Geral Infâncias.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna educação em Pauta e a sessão especial Educação e Literatura, falando do livro “O espírito dos meus pais continuam a subir na chuva” de Patricio Pron.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Eleições e a Base Nacional Comum Curricular – Cláudia Ricci
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 01 de outubro realizou a última entrevista da série sobre as eleições de 2018. Recebemos a professora Claudia Ricci para falar sobre a Base Nacional Comum Curricular.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Mais um não – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
A reforma autoritária do ensino médio imposta pelo atual governo exacerbou essa distinção ao propor um itinerário exclusivamente profissional de formação após uma base comum extremamente precária no que se refere às ciências.

Contextualização de diferentes saberes e fazeres: a interdisciplinaridade numa articulação pedagógica – Vagner Luciano de Andrade e Fernanda Aparecida Peixoto – EXCLUSIVO
É preciso evidenciar que saberes e fazeres encontram-se numa contínua e dinâmica interação no âmbito da contemporaneidade.

O sistema político brasileiro – Pensando Bem – Paulo Henrique Santos Fonseca
Na coluna da semana, o cientista político Lucas Cunha, pesquisador do Centro de Políticas Legislativas da UFMG, faz uma análise do nosso sistema político e diz que a democracia no Brasil tem problemas e virtudes. Ele também critica o sistema judiciário brasileiro.

Leia mais.

SESSÃO ESPECIAL ELEIÇÕES
Mais razão e democracia – Alexandre Fernandes Vaz – EXCLUSIVO
Na ausência de ideias e sob o eclipse da razão, resta o pensamento paranoico, as teorias da conspiração, tudo tão a nosso gosto.

Propostas de candidatos para a Educação  – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda a respeito das propostas dos candidatos à presidência para a educação.

Universidades de Minas sofrem com crise econômica – Rádio UFMG Educativa
UFMG Educativa perguntou aos candidatos ao governo estadual o que pretendem fazer param melhorar situação.

Educação é o tema mais citado por candidatos ao Legislativo em site de ‘match’ – Estadão
A educação é considerada tema prioritário para candidatos a deputado estadual federal e senador, segundo inscrições no novo site Tem Meu Voto.

E o governador  o que pode fazer pela educação? – Todos Pela Educação
Entenda o papel do governo na Educação e conheça exemplos do que cobrar dos candidatos nas Eleições – e depois delas.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
O Cartaz – Marileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
Foi assim que, adentrando o cartaz que propagandeava o vestibular de História na Universidade Federal de Ouro Preto, tornei-me, irremediavelmente, uma mineira de coração.

LIVRE EXPRESSÃO
Avaliações de risco – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
No muro das lamentações escolares, um professor escreve: Para quem avalio o que avalio? A escrita em letras trêmulas “não pegou bem”!

PESQUISA EDUCACIONAL
O trabalho da equipe multidisciplinar da assistência estudantil no IFCE – Campus Fortaleza/CE  – Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo e Francisca Rejane Bezerra Andrade – Revista Exitus (UFOPA)
O objetivo desse estudo foi compreender aspectos do trabalho da equipe multidisciplinar da Assistência Estudantil do IFCE – campus Fortaleza.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O que as agendas de clima e ciência dizem sobre o Congresso – Jornal Nexo
Embora programas partidários pareçam definir comportamento parlamentar, a presença ou não de interesses econômicos organizados pode afetar decisões no país

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Brasil não precisa ficar rico para dar salto de qualidade na educação, diz diretor da OCDE – Uol Educação
Em entrevista à BBC News Brasil, Schleicher diz que, mesmo num cenário de dificuldades fiscais e alta taxa de desemprego, o caminho para o desenvolvimento brasileiro precisará passar, inevitavelmente, pela educação.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
CCH Azcapotzalco cumple cinco semanas sin clases – Televisa – México
Ya son cinco semanas con irregularidades en las clases en el Colegio de Ciencias y Humanidades, plantel Azcapotzalco.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
A ONG Associação Imagem Comunitária (AIC) publicou uma cartilha sobre as experiências de implantação e uso de salas de recursos multifuncionais e como elas são importantes para o desenvolvimento de práticas de inclusão na educação.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Campanha Nacional pelo Direito à Educação elaborou um documento de compromisso para candidatas e candidatos às Eleições 2018 com a educação pública, laica, gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade para todas e todos.

TIRINHA
RYOtiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *