Menu

Ano 6 – Nº 201 / quarta-feira, 08 de junho de 2018

EDITORIAL

A política Hood Robin de Temer!

Nas últimas semanas, mais uma vez, o governo golpista de Temer e seu comparsas mostrou a que veio. Sem nem pensar em rever a atual política do petróleo e seus derivados, da qual resultou um aumento de quase 100% dos preços  dos combustíveisnos últimos dois anos e a tentativa de desmonte da Petrobrás, o governo apresentou a proposta de subsidiar o preço do óleo diesel como solução para a greve das grandes empresas de transporte rodoviário e dos caminhoneiros autônomos. Com isso, decidiu que toda a população deve pagar para que as empresas e os caminhoneiros tenham um combustível mais barato. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 11 de junho vai comentar a permanência estudantil de indígenas. Como o corte no Programa de Bolsa Permanência anunciado pelo Governo Federal pode prejudicar centenas de estudantes? Vamos receber as professoras Marina Tavares e Shirley Miranda, do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas.

Segunda feira também tem a coluna Educação em Pauta, a Agenda da Educação com os principais eventos da semana e a sessão especial Educação e Literatura, com o professor Marcus Taborda comentando a obra Canto Geral, de Pablo Neruda.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Maio de 68! – Apolo Lisboa
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 04 de junho recebemos o professor da UFMG Apolo Lisboa para contar suas experiências envolvendo o mítico Maio de 1968.

CONVITE À LEITURA
“Ainda estou aqui”, de Marcelo Rubens Paiva – Marcus Taborda
Na sessão epecial Educação e Literatura de abril, o professor Marcus Taborda apresenta o livro “Ainda estou aqui”, de Marcelo Rubens Paiva. A obra mergulha num momento negro da história recente brasileira para contar — e tentar entender — o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971

​EDUCAÇÃO EM DEBATE
Educação nos tribunais – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna sobre educação do Jornal UFMG desta semana o jornalista Vinícius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o envolvimento do judiciário nas demandas técnicas da educação.

Conape 2018 Manifesto – CONTEE
Carta de Belo Horizonte

Receber o aluno com deficiência na sala de aula não significa inclusão – FACVESTPOS
Há necessidade do preparo do docente para conhecer o tipo de deficiência e a historia de vida do aluno, sua relação com seus familiares e vice-versa; saber como trabalhar com outros alunos e com suas famílias, é este o contexto que chamamos inclusivo.

Uma outra BNCC é possível (atualizado) – Avaliação Educacional
Quando Cid Gomes teve sua passagem relâmpago pelo MEC, Manuel Palácios foi nomeado para a Secretaria de Educação Básica, em substituição a Beatriz Luce. À época, já estava em curso neste órgão a organização de uma proposta de Base Nacional Curricular a qual foi paralisada e descartada.

Carta de Natal – II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica – ANPED
A Carta de Natal é o documento resultando do II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, I Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade da IFES e I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Nordeste.

Todos pela educação, mas nem todos do mesmo modo, por Reginaldo Moraes  – GGN
Ah, a economia do conhecimento, ah, a educação como canivete suíço. Ah, a educação como exercício diversionista sempre à mão. Tantas vezes se repete a estória que ainda vira história.

Leia mais.

LIVRE EXPRESSÃO
Asas quebradas– Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Cantigas de roda, hinos, citrinos: entre pedras e laranjas, limões e joias raras, as impurezas férricas inspiram bordões, alusões eufêmicas às figuras que despontam no moderno panteão mitológico.

ENTREMEMÓRIAS
Sobre datas e comemorações – Marileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
Como não refletir, no dia de hoje, sobre as mazelas sociais atuais, ecos de um processo abolicionista finalizado por uma lei a qual acreditava que extinguir a escravidão, a partir daquele imediato momento em que foi assinada, “apagaria” os males que nossa sociedade atual insiste em preservar na salvaguarda de uma ordem conservadora.

PESQUISA EDUCACIONAL
Saberes docentes sobre meio ambiente em uma comunidade ribeirinha da Amazônia amapaense – Raimunda Kelly Silva Gomes e Luiza Nakayama – Pesquisa em Educação Ambiental (UNESP)
O objetivo deste estudo foi compreender a percepção de professores na Amazônia amapaense sobre a educação ambiental numa vertente holística.

​CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Projeto da UFMG que estimula nova cultura sobre o parto é premiado – UFMG
‘Sentidos do nascer’ é uma das 15 iniciativas inovadoras em educação na saúde reconhecidas nacionalmente pelo Ministério da Saúde.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Educação pública de qualidade custaria até 5 vezes mais, diz estudo – GGN
É importante termos um CAQi porque ele é um mecanismo de justiça federativa nacional. Ele coloca uma linha abaixo da qual não há qualidade na educação.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Adiós al CAE: Presidente Piñera presenta nuevo sistema de financiamiento estatal para la educación superior – La Tercera, Chile
El proyecto contempla que el pago máximo que deberá hacer cada estudiante será del 10% de su salario una vez que haya egresado y tenga ingresos.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Ensino de arte e tecnologia estão mais próximas do que nunca com o aplicativo Dali eX. O jogo, inspirado na obra do pintor espanhol Salvador Dalí, tem como um dos objetivos auxiliar o ensino de arte a estudantes.  O jogo já está sendo utilizado em salas de aulas e é um ótimo incentivo para o aprendizado da história da arte.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Adriana Maria Paulo da Silva – Será realizado em Presidente Prudente, de 17 a 20 de julho, o II Congresso Nacional da Primeira Infância – Pelo direito de ser criança. Os prazos para submissão de trabalhos foram prorrogados e estão abertos até 08 de junho. Dia 13 de junho será feito o lançamento do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC), durante a 1ª Jornada do Ensino Médio em Santa Catarina, a ser realizado na UDESC de Florianópolis.

TIRINHA
RYOTiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *