Ano 6 – Nº 195 / sexta-feira, 27 de abril de 2018

EDITORIAL

Polícia é a resposta à falta de Política!

Há poucas semanas nos posicionamos aqui neste mesmo espaço contra a utilização cada vez mais frequente da violência como forma de educação das lideranças populares: violenta-se e, no limite, extermina-se as lideranças atuais para que as novas possíveis lideranças vivam sob o signo do medo. Infelizmente, a escandalosa utilização da violência pelo aparato militar contra as lideranças populares e a crescente criminalização das manifestações públicas continua e autoriza que outros grupos façam o mesmo.

Leia mais.

XII Seminário Anual Pensar a Educação, Pensar o Brasil

Democratização da comunicação, escola e mídias – Vanessa Macedo
Foi realizada ontem (27) na Faculdade de Educação a segunda conferência do Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Convidamos para o debate sobre a Democratização da Comunicação e Cidadania a professora Sandra Tosta e a ativista Florence Poznanski.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 30 de abril vai lembrar programas sobre a educação de jovens e adultos.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Espaço Coruja de Edocomunicação
O convidado do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil desta semana foi o professor Sergio Donizetti, que compartilhou com os ouvintes sua experiência no trabalho com o Espaço Coruja, na Escola Municipal Glória Marques Diniz, em Contagem.

CONVITE À LEITURA
Pensar a Educação em Revista – História da Educação e População Negra – Evelyn Orlando e Alexandra Silva
Escrito na primeira pessoa do plural, o artigo História da Educação da população negra: entre silenciamento e resistência dialoga de forma honesta, profunda e delicada com a crescente produção sobre a temática na área de educação.

Woodstock, juventude, ruínas do presente (cinema de Ang Lee) – Alexandre Vaz – EXCLUSIVO
Para Ang Lee as profundezas estão nas vicissitudes e fracassos do cotidiano, ressurgindo em Aconteceu em Woodstock na forma das tensões que compõem o personagem central.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Os Professores, as tecnologias e a formação – Eliana Santana Lisbôa e Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
Isto torna-se um desafio para a escola, pois ensinar em plena era digital contribui para o surgimento de um momento propício para tornar o ensino uma profissão envolvente que seja um divisor de água para a sociedade futura.

Educação, patrimônio geológico e mineração: um esboço interdisciplinar – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Repensar a atividade minerária e seus impactos e desdobramentos são propostas mais que educativas, sendo uma responsabilidade socioambiental para com o futuro.

Juntos contra a Emenda Constitucional 95 – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Hoje quero lhe apresentar dois outros personagens fundamentais para o desenvolvimento dessa nossa roda de conversa, professores também, representantes de movimentos sociais: Pedro Peixe e Luiz Carlos Teixeira.

Educação em Pauta – Educação em Pauta – Marcos Taborda
O professor Marcus Taborda analisa estudo do Ipea que relaciona a obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia com o desempenho em matemática no Educação em Pauta desta semana.

Educação em greve – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira.
Na coluna desta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, explica porque os educadores continuam em greve.

Nota de repúdio – NEPEI
Repúdio à violência policial contra professoras, famílias e crianças em luta por carreira e salários dignos para professoras(es) da Educação Infantil do município de Belo Horizonte.

 

LIVRE EXPRESSÃO
A ditadura dos contrastes – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Por que se espera de todos nós o mínimo de coerência na defesa de uma ideia e por que as palavras carregam pianos de cauda longa?

PESQUISA EDUCACIONAL
Os principais autores da corrente crítico-reprodutivista – Rosa Maria Bortolotti Camargo, Gabriela Fontana Gabbi,João Loredi Lemes e Carmen Eloísa Berlote Brenner – Revista Internacional de Educação Superior (UNICAMP)
Os apontamentos do trabalho visam contribuir tanto com os estudos dos conceitos desenvolvidos por cada um dos autores apresentados quanto dos conceitos que fundamentam a corrente crítico-reprodutivista.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Para professora, investimento privado em ciência deve ser estimulado no Brasil – Jornal da USP
Mayana Zatz defende que é necessário reformar a legislação brasileira que, diferente do que acontece em países como os Estados Unidos, dificulta o investimento privado em ciência.
_
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Resistir e inundar – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
A universidade pública tem o dever de, através do diálogo com a comunidade, atender suas demandas.
_

Professores dão aulas com base em álbuns de figurinhas da Copa em SP– UOL Educação
Alunos do Colégio Humboldt, na zona sul de São Paulo, participam de atividade com foco em leitura e interpretação de textos que constam no álbum de figurinhas da Copa do Mundo

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Son sordos, van al liceo pero no tienen un profesor que hable su lengua – El Observador, Uruguay
Secundaria asegura que resolverá el problema; docentes ocupan el centro educativo.

Leia mais

PENSAR INDICA
De 23 de maio a 25 de abril, no Espaço F, localizado no segundo andar da Escola de Belas Artes da UFMG, encontra-se a exposição Anarco.bricolagem, do Cola Coletivo, grupo formado por Gustavo Mazzeti, graduando de Cinema de Animação e Artes Digitais, e por Pedro Cabral, graduado em Educação Física pela UFMG. Com técnicas de recorte e colagem, as obras estimulam reflexões sobre a atual conjuntura social, representando acontecimentos recentes do cenário político nacional, de forma a argumentar sobre seu caráter surreal e a curta memória da sociedade brasileira. A instalação fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. A entrada é franca.

TIRINHA
Duke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *