Ano 6 – Nº 194 / sexta-feira, 20 de abril de 2018

EDITORIAL

Sofrimento mental dos(as) alunos(as) nas universidades: precisamos falar sobre isso!

A universidade quase sempre foi vista como um lugar de encontro do melhor da tradição intelectual e, ao mesmo tempo, com as fronteiras do conhecimento. Entrar para a universidade seria estar num lugar de convívio e de liberdade, de encontro com as diversidades, de abertura de horizontes e de construção de expectativas mais alargadas. E, certamente, para parte significativa dos alunos e das alunas a universidade tem significado isso.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 23 de abril vai receber o professor Sérgio Donizzeti, da Escola Municipal Glória Marques Diniz, para falar sobre a Radio Coruja e o espaço de Educação e comunicação da escola.

Segunda feira também tem as colunas Educação em Pauta e Pensa do Bem, a Agenda da educação com os principais eventos da semana e a sessão especial Educação e Literatura sobre o livro Ainda estou aqui, do Marcelo Rubens Paiva.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Para entender a BNCC – Professor Eduardo Mortimer
No dia 16 de abril o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil conversou com o Professor Eduardo Mortimer sobre a BNCC do Ensino Médio.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Liberal, mas nem tanto – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Nossos liberais pedem para que o Estado não lhes mexa no lucro. A não intervenção do Estado é apenas uma não intervenção no lucro do patrão, nunca na vida do cidadão.

A infância pede guarida –  Ivane Perotti – EXCLUSIVO
A infância é um “rito de passagem” que cobra tarifas em um futuropresente/presentefuturo. O passado é um presente quantificado em pacotes de comportamento sem liquidação.

Paisagens da região de Lagoa Santa: perspectivas de educação patrimonial no vale do Sumidouro – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
As paisagens da região de Lagoa Santa vislumbram perspectivas de educação ambiental e patrimonial a partir dos cenários e panoramas do Parque do Sumidouro.

Pedido de empréstimo ao Banco Mundial: da agenda democrática a lógica mercantil – Fernando Henrique dos Santos – EXCLUSIVO
Perdemos o Pré-sal, o CAQ e CAQi ainda não se tornaram lei e o MEC é desobrigado a seguir o parecer do Conselho Nacional de Educação, os 10% do PIB para educação é esquecido.

Universidades federais ocupadas – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna sobre educação do Jornal UFMG desta semana, o professor Marcus Taborda comentou com o jornalista Vinicius Luiz sobre os movimentos de estudantes que ocupam as reitorias da UnB e da UFPR.

Greve na educação do Estado  – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a Coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, comentou o movimento dos professores da rede estadual de Minas Gerais.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Enfim, matriculado! – Parte 2 – João Dimas Nazário – EXCLUSIVO
As professoras se reuniram para avisar os pais daqueles que seriam reprovados. Não havia choro de ninguém, parecia que repetir de ano para aquelas crianças e seus pais era algo normal, como se no ano seguinte fossem aprender muito mais.

PESQUISA EDUCACIONAL
O reconhecimento do território e a conquista do espaço da comunidade quilombolas de Lagoinha (Casa Nova – BA) – Sidclay Pereira – EXCLUSIVO
A comunidade não recebe o apoio efetivo de políticas públicas voltadas para a assistência aos movimentos de remanescentes de quilombos. Em resposta, conta com vários movimentos sociais.

Desigualdade na Educação – Pesquisa Brasil USP
O estatístico José Francisco Soares, professor da UFMG, fala sobre o artigo “Desigualdade Educacional no ensino fundamental de 2005 a 2013: Hiato entre grupos sociais”.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Novos governantes e parlamentares devem reconhecer que ciência e tecnologia são fundamentais – Nossa Ciência
Presidente da SBPC foca na ação política para garantir o papel de protagonista da ciência no desenvolvimento do País

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
‘Nossa educação não se pauta na solidariedade’ – CBN
Professor Teodoro Zanardi fala da importância de um olhar mais compartilhado de sucessos e fracassos durante a carreira do estudante. A tarefa é necessária, segundo o especialista, para lidar com casos de suicídio que têm sido registrados pelo país.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Confraternidad Evangélica no avala el uso de las guías sexuales en centros educativos – Prensa Libre, Guatemala
El director de la Confraternidad Evangélica fue enfático al referirse a que aún no hay un consenso entre las iglesias y autoridades de educación.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O Banco de Práticas Inspiradoras é um acervo de práticas inspiradoras realizadas por professores da rede pública de ensino e que estão vinculadas às dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é promover uma reflexão mais ampla sobre o papel dos professores, inspirar os docentes a desenvolverem práticas inovadoras e ajudá-los na implementação da Base em suas realidades, bem como valorizar o trabalho destes e tantos outros professores extraordinários pelo Brasil. As práticas, relatadas em formato de artigo e vídeo, foram desenvolvidas por professores de todo o Brasil, finalistas do Prêmio Professores do Brasil 2017.

OPINIÃO DO LEITOR

Andreia Catadori Castilho – em 13/04/2018 (EDITORIAL – Edição 193 – 13/04/2018 – Um elogio à escola!)
Texto maravilhoso! E muito verdadeiro. Fiquei e estou emocionada!

Bruno Tovar – em  14/04/2018 (EDITORIAL – Edição 193 – 13/04/2018 – Um elogio à escola!)
Parabéns pelo texto! É isso e ponto final! Parabéns ainda à escola e a todos nós que acreditamos na educação brasileira!

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
Latuff

  https://zp-pdl.com/get-quick-online-payday-loan-now.php https://zp-pdl.com/apply-for-payday-loan-online.php http://www.otc-certified-store.com/antibiotics-medicine-usa.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *