Ano 6 – Nº 192 / sexta-feira, 06 de abril de 2018

EDITORIAL

Educação, Ditadura e Direitos Humanos

Quando um General vem a público, com a maior desfaçatez, e afirma que em certas circunstâncias caberia ao Exército dar um golpe para proteger a democracia brasileira, precisamos discutir sobre a Ditadura no Brasil. Quando autoridades públicas, políticos, jornalistas e parte da população vem a público bradar que os direitos humanos são ideologia e que seus defensores devem ter a mesma sorte dos “bandidos que defendem”, ou seja, a morte, precisamos discutir sobre a Ditadura no Brasil. Quando um ex-Presidente é condenado sem provas e a ele é imposto um processo de julgamento reconhecidamente inconstitucional, é preciso que discutamos o legado autoritário deixado pela Ditadura e que ainda hoje marca nossas instituições judiciárias. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 9 de abril vai entrar nas comemorações dos 50 anos da Faculdade de Educação da UFMG. A unidade completa 5 décadas de funcionamento com muita festa e e histórias, e nós vamos contar um pouquinho desses anos de existência.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Perspectivas para a educação em 2018 – Professora Valéria Morato
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 02 de abril recebeu a presidenta do Sinpro-Minas, a professora Valéria Morato. A professora contou sobre o atual cenário da educação privada no estado, em especial as lutas dos professores do setor.

​CONVITE À LEITURA
Nova edição da Revista Brasileira de Educação Básica apresenta experiências de educação dentro e fora das escolas EXCLUSIVO
Acaba de ser lançado o n.7 da Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB) com artigos de interesse de professores e o vídeo “Carnaval BH: as juventudes e a cidade”.

​EDUCAÇÃO EM DEBATE
Do primado da correção ao da inclusão – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
É no ambiente escolar que o sujeito da aprendizagem, com deficiência ou não, deveria encontrar seu lugar e conforto cognitivo.

Decisão do Supremo: perdemos quase todos(as)! – Luciano Mendes – EXCLUSIVO
O resultado de julgamento do STF de ontem é o coroamento de uma longa trajetória de investimento político do judiciário brasileiro nos últimos anos. E um investimento político com claro teor partidário, o que é muito pior.

O quê vocês já ganharam fazendo greve? – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Estamos na luta para não perder o conquistado. Para continuar conquistando. Para, depois de conquistado, continuar imaginando como melhorar nossas relações de trabalho e conquistá-las.

O Programa Bolsa Família e seus efeitos na educação – Amanda do Carmo Amorim Nadú – EXCLUSIVO
Apesar de o programa contribuir para elevar os anos de estudo entre crianças e nossos jovens pobres, esse resultado não é decorrente de uma melhora nos indicadores de performance escolar.

Salário de professor brasileiro é menor do que em outros países com o mesmo nível econômico – Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
A valorização da carreira docente por aqui não tem significado muito mais que um inciso de artigo na LDB nem mesmo mais quem uma meta do PNE.

Pensar a educação: sempre uma pauta nacional – Marilândes de Melo – EXCLUSIVO
Sobre a educação pesa a responsabilidade de (re)construção nacional, seja pela força cultural, seja desenvolvendo aptidões, inventividade e iniciativa que dela emanam.

Prática docente interdisciplinar: articulando diferentes teorias, saberes e fazeres – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Evidencia-se um posicionamento contrário à compartimentação do conhecimento em esferas vazias e disciplinas sem conexão com a realidade.

Andarilha dos sonhos  – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Ressignificar a ciência é como abrir portas para a compreensão do mundo e sua preservação consciente. Museus não são arquivos do passado… podem ser luz para um futuro saudável.

Ciência e Corrupção no Brasil – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna sobre educação do Jornal UFMG desta semana, o professor Marcus Taborda comentou com o jornalista Vinicius Luiz sobre a relação entre as ciências exatas e humanas, em especial no entendimento da corrupção no Brasil.

Greve dos professores em Minas Gerais – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a Coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, comentou o movimento dos professores da rede estadual de Minas gerais que reivindica o cumprimento do acordo de ajuste salarial estabelecido entre a categoria e o governo do estado.

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PESQUISA EDUCACIONAL
(In)visibilidades e poéticas indígenas na escola: atravessamentos imagéticos – Alik Wunder, Alice Villela – Revista  Teias (UERJ)
O artigo envolve-se por um vídeo, com um livro e a realização de uma oficina de criação com palavras e imagens que mobilizaram pensamentos sobre a criação de outras visibilidades aos povos indígenas nos currículos escolares.

​CIÊNCIA E TECNOLOGIA
“Popularizar a ciência é essencial numa era em que todo mundo é expert” – Carta Capital
A ideia de que um cientista não pode ser, também, um intelectual público é extremamente antiquada.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Conferência Livre reúne defensores do Ensino Superior Público em Belo Horizonte – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Promovida pelo FNPE, o evento se trouxe o tema “Em defesa da Universidade Pública e da Democracia” e reuniu autoridades, especialistas e representantes de entidades ligadas à educação para ampliar o debate a respeito do cenário da educação superior.

No Brasil existem 50 pessoas com Síndrome de Down no Ensino Superior, segundo levantamento – Quero Bolsa
Patrícia Almeida, cofundadora do Movimento Down, diz que não! “O número parece baixo, mas se você considerar que na Venezuela ou mesmo em países que são desenvolvidos como a Suíça, não há ninguém com síndrome de Down que tenha chegado ao Ensino Médio, isso é uma vitória”, explica.

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​AMÉRICA LATINA
Mejorar la escuela exige coraje – La Nacion (Argentina)
Las escuelas vuelven a estar “de paro” y ya casi no es noticia. Pero lo más grave quizá no sean los paros, sino lo que pasa en las escuelas cuando creemos que funcionan.

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PENSAR INDICA
Alfabantu é um aplicativo voltado para o público infantil e que tem como proposta ajudar no processo de alfabetização das crianças através de jogos digitais além de enfatizar uma das contribuições africanas no falar brasileiro. É composto por um glossário formado por diversas palavras, o alfabeto kimbundu, números, saudações, partes do corpo, nomes de animais e ainda um quiz pensado como estratégia de memorização das palavras. O aplicativo está disponível apenas para celulares com sistema Android.

TIRINHA
Ribs

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