Ano 6 – Nº 191 / quarta-feira, 28 de março de 2018

EDITORIAL

O novo modelo de avaliação da Pós Graduação e a Educação Básica

Um assunto que está movimentando a comunidade acadêmica nos últimos meses é a proposição feita pela CAPES de elaboração um novo modelo de avaliação dos programas de pós-graduação do país. Para isso, já foram nomeadas comissões e já foram feitas consultas a algumas instituições científicas e órgãos de Estado. As discussões estão em pleno andamento e, dado a centralidade da avaliação na atual política de pós-graduação, propor a sua remodelação é propor, de fato, um novo formato para os programas. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 2 de abril vai receber a professora Valéria Morato, presidenta do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-Minas) para continuar a série de entrevistas sobre as perspectivas para a educação em 2018.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Ciência e Tecnologia.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Perspectivas para a educação em 2018 – Professora Beatriz Cerqueira
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 26 de março recebeu a presidenta da CUT-Minas e coordenadora geral do Sind-UTE Minas, a professora Beatriz Cerqueira. A líder sindical discutiu o cenário atual da educação no estado de Minas.

​CONVITE À LEITURA

​EDUCAÇÃO EM DEBATE
Tentáculos da educação – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Um dó sobe pela cortina entreaberta para espiar o compasso do dia. Outras notas, prazerosamente liberadas ao consumo da escrita empírica, perambulam em busca de espaço nas linhas da classe regada pelo sol.

Direitos valem mais. Não aos cortes sociais – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
A campanha “Direitos Valem Mais. Não aos Cortes Sociais” convida todos aqueles que queiram ajudar a intensificar o contragolpe à Desconstituinte em curso para organizarmos por esta república afora mil rodas de conversa.

De John Donne, Ernest Hemingway e Raul Seixas: os sinos dobram para Marielle Franco, Anderson Gomes, para os estudantes da EJA, para você, para mim – Joaquim Ramos e Ana Maria Reis Macedo – EXCLUSIVO
A linguagem dos sinos, cheia de mensagens cifradas, leva a pergunta óbvia: por quem os sinos dobram? Ou, em outras palavras, quem morreu?

Por trás dos atos desconfortáveis de Marta Lamas – Blanca Susana Veiga – EXCLUSIVO
Um ato desconfortável foi ouvir que certas ações exercidas pelo outro são minimizadas sem dar espaço para reagir, com poder na mão e objetificando as mulheres.

Interferências externas na universidade – Marcus Taborda
Na coluna sobre educação do Jornal UFMG desta semana, o professor Marcus Taborda comentou com o jornalista Vinicius Luiz os casos de interferência externa nas universidades que apresentaram propostas de disciplina sobre o “Golpe de 2016”.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias da Escola – Cleide Maciel – EXCLUSIVO
No grupo escolar, o processo de enturmação para as turmas de 2ª, 3ª e 4ª séries, seguia os resultados das provas finais dos anos anteriores. Na primeira série, observava-se a avaliação realizada ao final da pré-escola.

PESQUISA EDUCACIONAL
Celebrações centenárias, disputas pedagógicas: sentidos para a educação nos 100 anos da Independência do Brasil (1922) e da Lei de Instrução Pública (1927) – Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a produção de sentidos para a educação durante a década de 1920 a partir das comemorações do Centenário da Independência do Brasil (1922) e da Lei de Obrigatoriedade de Ensino (1927).

O reconhecimento do território e a conquista do espaço da comunidade quilombolas de Lagoinha (Casa Nova – BA) – Sidclay Pereira – EXCLUSIVO
A comunidade não recebe o apoio efetivo de políticas públicas voltadas para a assistência aos movimentos de remanescentes de quilombos. Em resposta, conta com vários movimentos sociais.

​CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Para prevenir novas crises – Pesquisa FAPESP
Documento propõe mudanças em práticas de pesquisa a fim de reduzir a publicação de artigos cujos resultados ninguém consegue repetir

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
O doutorado é prejudicial à saúde mental – El País
Estudo diz que doutorandos são seis vezes mais propensos a desenvolverem ansiedade ou depressão

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Un día antes del paro, Provincia vuelve a convocar a los sindicatos – Clarin, Argentina
El Gobierno de Vidal citó a los gremios para el miércoles 4. Los maestros anunciaron medidas de fuerza para el jueves 5 y hoy instalarán una carpa con otros gremios estatales.

Leia mais.

PENSAR INDICA
ESCOLA GAMES é um site gratuito de jogos educativos para crianças a partir de 5 anos. Todos os jogos são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico para proporcionar uma aprendizagem mais lúdica. O site tem mais de 90 atividades cujos temas se relacionam à língua portuguesa, matemática, geografia, história, ciências, inglês e meio ambiente. Todos os jogos do site são gratuitos e contam com um design colorido e interativo para tornar ainda mais interessante as atividades oferecidas.

INDICAÇÃO DO LEITOR
6º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente e I Simpósio Educação, Formação e Trabalho – Vera Lúcia Nogueira
O evento tem como objetivos: promover o aprofundamento das reflexões e debates sobre a educação, a formação profissional e as políticas públicas, bem como fortalecer os laços de cooperação e interação entre programas de pós-graduação do país, além da integração com a graduação e será realizado no Centro de Convenções e Eventos da FADECIT – Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Mais informações.

TIRINHA
Armandinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *