Ano 6 – Nº 189 / sexta-feira, 16 de março de 2018

EDITORIAL

A violência do extermínio e o medo como forma de educar.

Muito já se disse aqui e em muito outros lugares que, no Brasil, de forma sistemática, institucionalizada e, por que não, legalizada, a violência e o medo têm sido utilizados como forma de educação das camadas mais pobres da população. No entanto, é muito evidente que, neste momento, já ultrapassamos os limites da educação pela violência e adentramos o terreno do extermínio, sobretudo das lideranças dos movimentos sociais do campo e da cidade. Leia mais.

 

XII SEMINÁRIO ANUAL DO PENSAR A EDUCAÇÃO, PENSAR O BRASIL
Professor Nelson Pretto discute os  usos das mídias digitais na educação
Na próxima quinta feira, dia 22 de março, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil inicia o seu XII Seminário Anual. Neste ano de 2018 o tema a ser discutido é: Mídias, espaço público e educação, com conferências mensais sobre os processos midiáticos nas várias faces da educação.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 19 de março terá como pauta o tema educação e mídias. Para isso, vamos conhecer um pouco do projeto Sociologia, Filosofia e Artes, o SoFiA, realizado pelo CEFET-MG com comunidades da Cabana do Pai Tomás e do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.  Quem vai conversar com a gente é a professora Claudia França.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, A coluna Educação em Pauta e a sessão especial Educação e Literatura, com o professor Marcus Taborda comentando a obra da Chimamanda “No seu pescoço”.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Perspectivas para 2018 – Professor Carlos Roberto Jamil Cury
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 13 de março recebeu o professor Emérito da UFMG Carlos Roberto Jamil Cury para discutir as reformas do governo de Michel Temer já se fazem presentes no cotidiano das escolas, e também processos de implantação da BNCC e do PNE.

​CONVITE À LEITURA
“Flores, votos e balas”: um olhar sobre o movimento abolicionista brasileiro – Gustavo dos Santos e Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO
Primoroso não apenas no conteúdo, mas também na forma, o livro é leitura obrigatória para todos aqueles que se dedicam ao estudo da (abolição da) escravidão no Brasil e aos que se propõem a pensar o Brasil, compreendendo-o historicamente.

ENTREMEMÓRIAS
Ao mestre, com carinho – Luiz Carlos da Paixão – EXCLUSIVO
Das muitas memórias como educador, algumas nos tocam mais profundamente e nos deixam marcas indeléveis; simplesmente porque são fruto de uma intensa troca de energia e de total empatia.

​EDUCAÇÃO EM DEBATE
Quando conheci Marielle Franco… – Otavio Henrique Ferreira da Silva – EXCLUSIVO
Tocaram na sua coroa Marielle, mas você é nossa rainha. Resistiremos!

Eliminando os indesejáveis – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Se essa intervenção federal não combater as milícias, o carioca negro, pobre, da baixada, desaparece. Elimina-se os indesejáveis. Quem não morrer deve se enquadrar.

Que o novo sejamos nós Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Desfazer, dizer que está velho, fora de moda são meios que utilizamos para abrir espaço para a renovação do ciclo: compro, uso, descarto. Processo linear e insustentável.

Professores e alunos, juntos, no Facebook: questões sobre gestão da distância e da proximidade – Tiago Ribeiro Santos – EXCLUSIVO
O drama, aqui, seria sempre com relação à gestão da distância e da proximidade de um limite moral mais ou menos administrável do ponto de vista da relação escolar. 

2018, pela revogação da EC 95 e pela radicalização do Orçamento Participativo pro dia nascer feliz! – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Necessário iniciar 2018 tendo em Belo Horizonte duas lutas fundamentais, contra golpes para que retomemos o programa de governo autorizado nas urnas em 2014.

Paisagens da Serra da Piedade: aprendendo sobre ética e ecologia – Fernanda Aparecida Peixoto e Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Essa serra formata-se enquanto paisagem educativa, sendo um tema transversal, uma temática atual que aborda questões ambientais, culturais, econômicas, políticas e sociais.

Currículos para o Ensino Médio e o terror da autenticidade – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Quanto mais se defende “indivíduos autênticos”, ampliam-se as dificuldades em aceitar limitações, bem como de construir um mundo compartilhado.

Amor que mata: relações confluentes entre pais e filhos – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Quando o responsável por uma criança confunde necessidades com vontades e as supri de maneira demasiada o amor está matando a autonomia daquele ser.

Armamento e escolas – Marcus Taborda
A Casa Branca anunciou um plano para reduzir a violência armada nas escolas estadunidenses que inclui a capacitação de funcionários de escolas para o uso de armas. No Educação em Pauta desta semana a jornalista Aliciene Gonçalves conversou com o professor Marcus Taborda sobre a proposta. A coluna Educação em pauta é uma produção da Rádio UFMG Educativa.

Leia mais.

PESQUISA EDUCACIONAL
A institucionalização da educação em questão – Hans-Georg Flickinger – Revista Espaço Pedagógico (UPF)
O texto reflete acerca das atuais tendências políticas e organizacionais em andamento e suas implicações sobre a mudança de rumos da educação no Brasil e na Alemanha. O autor preocupa-se em avaliar o quanto essas mudanças contribuem para a descaracterização da educação como processo de formação.

​CIÊNCIA E TECNOLOGIA
‘Há pouca colaboração no campo da divulgação científica ‘, afirma Luisa Massarani – UFMG
A professora acredita que iniciativas como a oferta da formação transversal em divulgação científica podem ajudar a consolidar uma cultura científica no país.

​Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
SP: professores voltam a protestar contra mudanças na previdência municipal – Agência Brasil
No interior da Câmara, vereadores e servidores discutiam, em audiência pública, o Projeto de Lei 621, de 2016, que é conhecido como Sampaprev, que prevê aumento da contribuição previdenciária, que passaria de 11% para 14%.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
¡De problema a herramienta! Docentes convierten celulares en aliados – Costa Rica Hoy, Costa Rica
Andrew Morales es un docente del Colegio de Gravilias, en Desamparados, y a través de los celulares hace del proceso de aprendizaje de sus estudiantes un espacio más innovador y creativo.

​Leia mais.

​LIVRE EXPRESSÃO
Sou Dessas – Edvaldo Rocha – EXCLUSIVO
Sou Marielle, sou Cássia, sou Monique,
Sou Fernanda, sou Mariza

PENSAR INDICA
AFROFLIX é uma plataforma que disponibiliza conteúdos audiovisuais online com uma condição: todas as produções possuem pelo menos uma área de atuação técnica/artística assinada por uma pessoa negra. São filmes, séries, web séries, programas diversos, vlogs e clipes que são produzidos, escritos, dirigidos ou protagonizados por pessoas negras. O site é independente – não recebe nenhum tipo de apoio financeiro – e os realizadores podem inscrever suas produções na plataforma, assim como espectadores podem indicar, por meio de link, filmes que considerem interessantes.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
ANPEd –  artigo de José Marcelino Rezende Pinto (USP), que aborda a eterna questão de “Precisa ou não precisa-se de mais dinheiro para melhorar a educação”, trazendo muitos dados relevantes.

ANPEd –  Vídeo especial baseado em Artigo do pesquisador Nelson Cardoso Amaral (UFG), que aborda e desmistifica 10 mitos relativos à educação superior no país. Acho que ficou bacana.

TIRINHA
LATUFF

CARO(A) LEITOR(A), PARTICIPE DE NOSSA PESQUISA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *