Ano 5 – Nº 186 / quinta-feira, 07 de dezembro de 2017

EDITORIAL

Universidades sob ataque!

Não bastasse o espetáculo de pirotecnia e violência cometido contra dirigentes da UFSC, que acabou resultando no suicídio de seu Reitor, a Política Federal, com o manto do poder judiciário, investe agora, da mesma forma, contra dirigentes, professores e funcionários da UFMG.  São nítidos, na forma como foi realizada a operação “Esperança Equilibrista”, o teor político, os abusos da polícia federal, o quais nos trazem à memória os piores momentos da ditadura. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 11 de dezembro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai receber a professora Ana Carolina de Faria da Escola Municipal Eli Horta Costa para falar sobre o projeto “Filosofia feminina na História: pela igualdade de gênero na escola e na sociedade”.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem e a Agenda da Educação.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
COLTEC na Índia – Professora de Matemática Maria José (COLTEC) e os estudantes Elias Muzzi, Tiago Barros e Guilherme Chagas.
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 04 de dezembro recebeu alunos e uma professora do Colégio Técnico da UFMG, o COLTEC, que participaram da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras. No fim de outubro eles estiveram em Lucknow, na Índia para participar de mais uma fase da competição.

CONVITE À LEITURA
O Albatroz Azul – Claudia Chaves Fonseca – EXCLUSIVO
O romance de João Ubaldo Ribeiro narra a história de Tertuliano Ribeiro, um ancião que recorda passagens de sua vida na Ilha de Itaparica, na Bahia.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Vicissitudes dos pós-graduandos (I) – Alexandre F. Vaz – EXCLUSIVO
Sem muita dedicação dos orientadores, a formação de um mestre ou doutor pouco ou nada avança. Muito da insegurança e da fragilidade dos pós-graduandos é resultado da falta de orientação.

Por uma mentalidade conservacionista: educação ambiental em Ângelo Machado – Gabriel Shcunk – EXCLUSIVO
Ângelo crê que o mais importante é criar um sentimento de pertencimento, respeito e afetividade nas crianças para com o mundo natural, para que formemos cidadãos sensíveis aos problemas ambientais.

Então, para quê votar? – Dalvit Greiner- EXCLUSIVO
O que mais compromete o processo eleitoral na Rede Municipal de Educação? O dia escolhido para o pleito. O tempo, as datas.

Museu, espaço de vivência e construção da cidadania – Vagner Luciano de Andrade e Ludimila de Miranda Rodrigues Silva – EXCLUSIVO
É possível que, junto a jazidas arqueológicas, localizem-se museus, mas são indubitavelmente os urbanos que apresentam maior uso.

Base Nacional Comum Curricular – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Esta semana o Conselho Nacional de Educação realiza os últimos debates sobre a BNCC. O jornalista Vinicius Luis conversou com o professor Marcus Taborda sobre o andamento do processo e os principais pontos desta reta final. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de jornalismo da rádio UFMG Educativa.

Mobilização contra a Reforma da Previdência – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a Coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, comenta a importância da mobilização social para barrar a reforma da previdência.

SEÇÃO ESPECIAL: UFMG, RESISTÊNCIA COLETIVA!
Depoimento sobre a condução – Luiz Carlos Villalta – EXCLUSIVO
Não havia razão para que os membros da comunidade da UFMG tivessem sido submetidos à condução coercitiva, sendo objeto de espetáculos cujo fim não é senão abalar suas reputações e, com isso, da UFMG e, de resto, das Universidades públicas.

UFMG divulga nota sobre investigação da Polícia Federal – UFMG
Na manhã desta quarta-feira, 6 de dezembro, membros da comunidade universitária foram levados para prestar depoimento na sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte, em inquérito policial

Leia mais.

SEÇÃO ESPECIAL: BNCC
Entidades educacionais solicitam suspensão de votação da BNCC no CNE por falta de resposta a contribuições dadas em audiências – ANPED
Entidades educacionais (Anfope, Anpae, ANPEd, Cedes e Forumdir) encaminharam nesta segunda-feira (4) ofício ao presidente da Comissão Bicameral da BNCC no CNE, Cesar Callegari, solicitando resposta a contribuições dadas em audiências públicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Leia mais.

PLANOS DE VISTA
Para acabar bem 2017 – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Para não terminarmos 2017 muito desanimados com perspectivas sombrias para 2018resolvi falar um pouquinhosobre a atitude dos conselhos e fóruns de educação de promoverem a (re)discussão sobre o papel deles.

PESQUISA EDUCACIONAL
A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo – Aline de Mello Sanfelici e Fábio Luiz Silva – Revista Linhas (UDESC)
O ensaio pensa na formação do leitor de literatura, especificamente visto a partir de como as relações entre a indústria cultural e a escola afetam, positiva e negativamente, a formação desse leitor. O objetivo é contribuir com o debate sobre formação de leitores a partir de reflexões críticas, elaboradas com o método de levantamento bibliográfico e sistematização de reflexões.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Lute pela Ciência: 15 dicas para refutar negacionistas em um debate – Galileu
Com corte de verbas e pós-verdade, a ciência nunca precisou tanto do seu apoio

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Gênero e ensino religioso juntos na base curricular – Carta Educação
Conselho Nacional de Educação delibera nesta quinta-feira 7 última versão do documento que irá orientar ensino básico em todo o país.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Avanza la nueva escuela secundaria: fue aprobada por los ministros de todo el país – Clarin, Argentina
El proyecto busca bajar la repitencia y la deserción. Y también vincular los estudios con el mundo del trabajo. En la Ciudad, la iniciativa ya había generado un conflicto con toma de escuelas.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O objetivo do programa Criança e Consumo é divulgar e debater idéias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dessa comunicação mercadológica. Criado em 2006, o programa é multidisciplinar e atua em diferentes esferas para promover o tema e fomentar o diálogo.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
Roberta Firmo – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Escola de Serviço Social de Niterói da UFF, ampliou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico, referente ao ano de 2018, até o dia  11 de dezembro de 2017. Para maiores informações consulte o Edital no endereço eletrônico: www.ppgssdr.uff.br

TIRINHA
Ribs

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *