Menu

Ano 5 – Nº 178 / quarta-feira, 11 de outubro de 2017

EDITORIAL

Ser professor, hoje!

Está cada dia mais difícil ser professor(a) no Brasil. Essa é a constatação que se depreende das notícias que envolvem os professores(as) e, sobretudo, de inúmeros depoimentos de docentes que vemos, ouvimos e lemos aqui e acolá. Ao que parece, à distância geracional entre alunos(as) e professores(as), que sempre existiu e tensionou as relações no cotidiano escolar, vieram se somar outros fatores que dificultam a vida das professoras, dentre os quais se pode citar as cada vez mais rápidas transformações do/no mundo atual tornando obsoletos valores e relações até há pouco tidas como fundamentais. Também destacam-se as autorizações à violência como modo de “resolver” conflitos e diferenças no cotidiano escolar, e, sobretudo, a vergonhosa desigualdade que marca a sociedade brasileira e que se faz presente no interior das escolas das mais diversas e perversas formas à medida em que a escola incorporou um contingente expressivo de sujeitos que, antes, a ela não tinha acesso. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 16 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá o Professor Joelcio Fernandes Pinto. O professor que já passou pela educação básica e hoje atua na formação de novos educadores vai falar dos desafios e vivências da profissão.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem, a Agenda da Educação e a Sessão Especial Jovem Protagonista.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
A juventude na Cidade – Filipe Sabóia e Marcone Henrique
Nesta segunda, dia 09 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o membro do comitê gestor do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte, Felipe Sabóia e um dos frequentadores do espaço, Marcone Henrique. A conversa destacou políticas púbilcas voltadas para as juventudes e o trabalho do CRJ.

CONVITE À LEITURA
Educação Ambiental no filme “Mãe!” – Leandro Lente de Andrade – EXCLUSIVO
Diferentemente da proposta de mercado e entretenimento dos filmes da Marvel, “Mãe!” é uma obra de arte.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Necessidades e descompassos no “Novo Ensino Médio”: qual a saída? – Raquel Angela Speck e Ana Paula Carvalho do Carmo – EXCLUSIVO
É por meio da pesquisa que o aluno tem condições desenvolver pensamento crítico, além de maior autonomia e melhor aproveitamento das situações de aprendizagem.

Revisitar os estudos sobre a docência – parte I – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Ainda que seja uma profissão antiga, a docência tem sido situada como um “setor nevrálgico” nas novas economias.

Ecologia e gestão ambiental na educação infantil – Vagner Luciano de Andrade e Ilda Rosa de Paula Chaves – EXCLUSIVO
Por não se consolidar como conteúdo obrigatório da educação infantil, a Educação Ambiental por vezes é uma metodologia opcional em diferentes escalas do ensino e em distintas esferas educacionais.

A Educação em Direitos Humanos como estratégia de resistência – Fábio André Gonçalves das Chagas – EXCLUSIVO
Sem uma Educação em Direitos Humanos, dentro e fora das escolas, não civilizaremos nosso povo.

Por uma educação plural – Frente em defesa da educação democrática – EXCLUSIVO
Nesse momento complexo de desmonte do Estado que avança sobre a educação pública atingindo diretamente os estudantes e professores, criamos a Frente em Defesa da Educação Democrática.

Não em nome das crianças: por uma sociedade do afeto – NEPEI/UFMG
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil da UFMG vem a público repudiar o falso argumento de proteção à infância, proferido por políticos e grupos equivocados, e que se materializa na perseguição dogmática a manifestações artísticas.

Educação e Arte – Luciano Mendes e Libéria Neves
No programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 09 de outubro os professores Luciano Mendes e Libéria Neves bateram um papo sobre educação, arte e os atos conservadores e reacionários que vêm cercando peças e exposições.

Censura, arte e Educação – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Ataques a museus, exposições e artistas tem se tornado constante nos últimos dias. Em Belo Horiozonte, o alvo mais recente é a exposição Faça Você Mesmo sua Capela Sistina, do artista Pedro Moraleida. Na coluna desta semana, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o lugar da escola na formação e informação das pessoas. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Privatização de bancos atinge principais programas sociais do país – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, falou sobre como a privatização dos bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil pelo governo Temer vai atingir os principais programas sociais do país como o Bolsa Família, FIES e Crédito para agricultura familiar.

Leia mais.

PLANOS DE VISTA
Planos Municipais de Educação de Minas Gerais: convite ao debate – Fernando Henrique dos Santos – EXCLUSIVO
Compreendemos que a aprovação dos planos, tornando-os leis, não garante mudança na prática.

ENTREMEMÓRIAS
Maria Konopnicka: poesia para crianças – Alcione Nawroski – EXCLUSIVO
A poesia de Konopnicka ficou popularmente conhecida por estar baseada no folclore e na expressividade das narrativas camponesas da Polônia.

LIVRE EXPRESSÃO
Ainda é tempo –  Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Ainda é tempo de professar futuros
(Difíceis, impossíveis ou não)

PESQUISA EM ANDAMENTO
Trajetórias intelectuais de bacharéis em direito do Brasil: cultura jurídica e política em relação à escravidão e abolição (1850-1880) – Gustavo dos Santos – EXCLUSIVO
Analisar esses repertórios de cultura jurídica e política apresentados pelos juristas oriundos das Faculdades de Direito do Brasil, implica admitir a existência destas pelo seu caráter durável na formação da cultura política do Império brasileiro.

PESQUISA EDUCACIONAL
ZUIN, Antônio A. S. e ZUIN, Vânia Gomes – Lembrar para elaborar: reflexões sobre a alfabetização crítica da mídia digital – Revista Pro-Posições (UNICAMP)
Novas formas de esquecimento são produzidas na sociedade cujo acesso às redes sociais permite a lembrança imediata de tudo e de todos. Fundamentados principalmente nos escritos de Adorno, Türcke, Kellner e Share, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, investigar o modo como a revitalização de conceitos, tais como indústria cultural e semiformação, torna-se fundamental para que seja possível a elaboração de pressupostos da alfabetização crítica da mídia digital.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Controvérsias, museus e exposições: será esse um bom momento para incrementar a relação entre museus e públicos? –  Martha Marandino e Djana Contier – EXCLUSIVO
Os museus de ciência também são locais que vivenciam situações semelhantes às que se passam,neste momento, com as instituições de arte brasileiras.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo – Portal EBC
O estudo também revela que a cobertura de creches nos estados da Região Norte é bem menor do que a média brasileira (30,4%), ficando em patamares como 6,5% no Amapá e 8,3% no Amazonas.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Mobilizações pela América Latina – Gustavo Sampaio Mazzeti – EXCLUSIVO
Observando as coberturas jornalísticas dos principais jornais da América Latina desde o começo de 2017, pode-se facilmente concluir que a imagem de crise econômica permeia a temática da maioria das manchetes.

Estudiantes exigen perspectiva de género en políticas educativas – Última Hora, Paraguay
Asociaciones de estudiantes de Paraguay difundieron un documento en el que exigen la inclusión de la perspectiva de género en las políticas educativas del país

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O Sistema de Monitoramento do Financiamento do Direito Humano à Educação na América Latina e no Caribe é uma plataforma virtual, que apresenta dados comparativos e análises sobre o financiamento educativo público em 20 países. A informação reunida pode ser consultada de maneira individual para cada país, ou de modo comparativo para toda a região. Além disso, está organizada em três dimensões de análise: esforço financeiro público (gasto dos governos em educação com relação ao PIB e ao orçamento público total), disponibilidade de recursos públicos por pessoa em idade escolar e equidade no acesso escolar. A plataforma foi criada pela Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE).

​INDICAÇÃO DO LEITOR
FLACSO Infancia
Educación Infantil en Brasil. Saberes, experiencias y prácticas en un contexto de retroceso de políticas públicas

Gephe Fae UFMG – 56º Congresso Internacional de Americanistas ICA – 2018 acontece na Universidade de Salamanca de 15 a 20 de julho de 2018. Sob o lema “Universalidade e particularismo nas Américas”

Yolanda Assunção – O projeto Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais tem por objeto fortalecer a agenda da igualdade de gênero nas políticas educacionais, em articulação com as questões de renda, raça/etnia e diversidade sexual, como desafio fundamental para a superação de desigualdades educacionais e garantia do direito humano à educação de todas e todos.

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
RIBS

 

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *