Ano 5 – Nº 175 / sexta-feira, 22 de setembro de 2017

EDITORIAL

Educação Inclusiva

Na educação brasileira os anos de 1980 e 1990 foram marcados pelas palavras de ordem “educação democrática” e “educação para a cidadania”. Pretendia-se com elas, dentre outras coisas, demarcar uma educação que contribuísse para a superação do autoritarismo que marcou a Ditadura civil-militar e, ao mesmo tempo, formasse os sujeitos para a “invenção democrática” da sociedade, para utilizar uma expressão do Claude Lefort. Leia mais.

Candidatos à reitoria da UFMG debatem com a comunidade a relação entre a universidade e a cidade

No dia 28 de setembro o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebe os candidatos à reitoria da UFMG (2018 – 2022) para um debate. Os professores Renato de Lima Santos (Escola de Veterinária), Sandra Regina Goulart Almeida (Faculdade de Letras) e Andrea Mara Macedo (Instituto de Ciências Biológicas) foram convidados para discutir, junto à comunidade universitária, a relação da universidade e seu entorno. O debate com os candidatos faz parte do XI Seminário Anual “A Universidade e a Cidade”. Além da apresentação do candidato sobre o tema do Seminário Anual “A universidade e a cidade” e em seguida abriremos para o debate. Serão sorteadas perguntas do público presente no auditório e também pelas redes sociais do projeto.
O debate do dia 28 de setembro será às 19h no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG. O debate terá transmissão, ao vivo, pelo canal do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil no YouTube.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 25 de setembro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil continua a discussão sobre Educação Inclusiva. Nesta última entrevista, vamos receber a professora Mônica Rahme e a Adriane Cruz, mãe do João Cruz, estudante com paralisia cerebral. Vamos discutir os projetos inclusivos das escolas e as práticas educativas mais abertas à diversidade.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem, a Agenda da Educação e a Sessão Especial Cinema Falado.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Inclusão em sala de aula – Professora Luciana Chaves
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 18 de setembro recebeu a professora Luciana Chaves, da Rede Municipal de Belo Horizonte. A professora falou sobre o trabalho de Atendimento Educacional Especializado realizado em quatro escolas municipais onde atende diversos estudantes com diferentes necessidades especiais.

CONVITE À LEITURA
Dialética do esclarecimento: 70 anos – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
É isso a que o livro nos convida: persistir na análise crítica do presente. Desafio dos grandes, mas que precisa ser enfrentado. Convite que permanece.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
EJA: Avaliando o quê – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Na Educação de Jovens e Adultos estão também aqueles que retornaram recentemente à escola. Estão se refazendo de uma sociedade que os discrimina pelo fato de não terem um certificado de ensino fundamental.

Educação, sistemas agrários e migrações: permanências e rupturas – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A educação precisa, cada vez mais, vincular-se às inovações e tecnologias dos sistemas agrários e às permanências e rupturas das ruralidades camponesas.

Um Diálogo Sobre o Suicídio – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Confesso que me sinto incomodado ao abordar a temática suicídio, mas não tem nada a ver com o errôneo entendimento que leva o tema a ser, eventualmente, um tabu.

21 de Setembro | A UEMG completa 28 anos – UEMG
Muito tempo já se passou e a UEMG se expandiu, alcançando reconhecimento no âmbito do tripé que a sustenta, qual seja: o ensino, pesquisa e extensão.

Intolerância e Ensino religioso – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Nas últimas semanas, terreiros, centros de Umbanda e outros espaços de culto religioso de matriz africana de todo o Brasil foram atacados por fundamentalistas cristãos. A situação destaca o lugar do Ensino religioso nas escolas básicas. Na coluna desta semana, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre a relação da tolerância religiosa e a escola. Ouça.

Sucateamento dos Serviços Públicos – Pensando Bem –  Beatriz Cerqueira
O Sind-UTE/MG, movimentos sociais e entidades sindicais que representam servidoras e servidores públicos municipais, estaduais e federais participam da Campanha em Defesa dos Serviços e dos Servidores Públicos e contra as Privatizações. Na coluna de hoje a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, falou sobre as consequências da privatização para a população brasileira. A presidenta da CUT/MG deixou claro que a luta em defesa dos serviços e dos servidores públicos não se resume aos sindicatos.

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ENTREMEMÓRIAS
Quando o intelectual falava à inteligência e ao coração – Ana Paula Sampaio Caldeira – EXCLUSIVO
Discutir questões pedagógicas, assumir cargos ligados à instrução pública ou atuar escrevendo livros didáticos ou produções literárias voltadas para a formação cívica da infância e da juventude não era, para esses homens, uma atividade secundária.

PESQUISA EDUCACIONAL
BARRA, Valdeniza Maria Lopes – O serviço de inspeção escolar e a funcionarização pública da profissão docente no século XIX – Revista Linhas (UDESC)
Ao tratar a normatização da inspeção, também evidencia aspectos da funcionarização pública da docência. Sentidos da instituição da inspeção também desvelam processos da constituição do trabalho do professor. O empreendimento do estado no controle da instituição escolar se efetiva em procedimentos diferentes no tratamento de temas comuns em províncias diferentes.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Portal Periódicos de Minas é iniciativa pioneira para o acesso e divulgação científicas – Cláudia Fonseca – EXCLUSIVO
Foi constituído um grupo de trabalho e uma equipe técnica, cuja pesquisa resultou em um cadastro de 347 periódicos publicados no estado.

Amor por insetos e bullying fazem garota virar coautora de artigo acadêmico – UOL
Sophia Spencer, de oito anos, e Morgan Jackson, um PhD em entomologia, publicaram um artigo na revista Anais da Sociedade Entomológica da América sobre o papel que o Twitter pode ter para promover mulheres na ciên

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Participação dos estudantes na escola – Porvir
Saiba como envolver adolescentes e jovens nas decisões da escola e promover uma cultura de participação capaz de ampliar o engajamento, promover a aprendizagem, melhorar a educação e contribuir para a democracia 

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​AMÉRICA LATINA
Los estudiantes no ceden y marchan hoy por la ciudad – La Nación, Argentina
“Estamos dispuestos a abrir el diálogo, pero necesitamos una respuesta seria”.

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​PENSAR INDICA
A plataforma Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades. No site, o projeto disponibiliza gratuitamente material de apoio ao educador baseado em 4 passos – Sentir, Imaginar, Fazer e Compartilhar – e diversas atividades. A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 57 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
Marcelo Ricardo
– Os autores, o organizador Marcelo Ricardo e a livraria e editora Scriptum convidam todos para lançamento oficial e autógrafos do livro: Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com “isso”?, dia 30 set, às 11h30, na sede da Scriptum

Academia Mineira de Letras – Entre os dias 25 e 27 de setembro, a Academia Mineira de Letras realiza o evento Literatura e Quadrinhos – Diálogos Possíveis, com a presença de escritores, ilustradores, pesquisadores e teóricos do cenário mineiro de histórias em quadrinhos e literatura.

ANPEd  – Debate a pesquisa em educação, a pós-graduação e a democracia em risco durante Reunião Nacional em São Luís, Encontro, que acontecerá de 01 a 05 de outubro na UFMA, deve receber cerca de 3 mil pessoas entre pesquisadores, docentes e professores com apresentações de pesquisas e debates centrais sobre a Educação brasileira.

GepheExposição Ciência e Tecnologia – Patrimônio Cultural – Memória do ensino e pesquisa no ICEx e Coltec através de equipamentos da década de 40 a 90

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OPINIÃO DO LEITOR
​Joaquim Ramos
– em 07/09/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 174 – 15/09/2017 – Lucas) Mira e veja! O texto fala do Lucas… dos lucas… dos loucos… dos que estão nos entre-lugares, em todos os lugares ou em lugar nenhum! Meu filho também se chama Lucas e tenho muito orgulho de dizer que a escola pública é o lugar que dá certo. Ele (e também minha filha Gabi) sempre estudaram em escola pública… da educação infantil ao ensino médio. Leia Mais.
​Simone 
– em 19/09/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 174 – 15/09/2017 – Lucas) Queria (preciso) pontuar algumas reflexões sobre o texto: 1º – Não entendi o significado de “sofrível” no texto. De acordo com o dicionário, o significado da palavra é: que se pode sofrer; suportável, tolerável, o que não é bom, mas também não é inteiramente mau; passável. Nesse sentido, os cinco alunos “sofríveis” não fariam parte também do grupo dos vinte e cinco restantes? Leia Mais.

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TIRINHA
LATUFF

 

 

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