Ano 5 – Nº 171 / sexta-feira, 25 de agosto

EDITORIAL

Plano de Privatização: precisamos falar sobre isso!

Ao leitor mais desavisado, o título deste editorial pode parecer estranho. Mais adequado ele estaria no jornal de economia ou, até melhor, num site de “aconselhamento” de investimentos, como tantos que há por aí.  Melhor seria, talvez, se nos ocupássemos aqui na nova e, em parte, esdrúxula, composição do Fórum Nacional de Educação. Será que seria?

Leia mais.

Movimentos Sociais e pesquisadores discutem o direito à cidade
No dia 31 de agosto na Faculdade de Educação da UFMG, O Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebe Leonardo Péricles Vieira (MLB) e o professor Sergio Martins (UFMG) para abrir o segundo semestre do seu XI Seminário Anual “A Universidade e a Cidade

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vamos receber a professora Carolina e Silva Lourenço para conversar sobre o projeto Ubuntu – História da África e Cultura afro-brasileira, que ela coordena na Escola Municipal Isaura Coelho no município de Betim.

Segunda também tem a Agenda da Educação, as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
COLTEC pelo mundo – alunos e professores do COLTEC
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 21 de agosto recebeu alunos e professores do COLTEC da UFMG que viajaram para a China no último mês. A viagem é fruto de parceria iniciada em 2014 entre o Instituto Confúcio da UFMG (IC) e o Colégio, que visa ao ensino do mandarim e à comunicação acadêmica e cultural entre a universidade e instituições chinesas

CONVITE À LEITURA
Hereges – Cláudia Fonseca – EXCLUSIVO
Livro de Leonardo Padura conta a saga do navio Saint Louis, que partiu em 1939 da Alemanha em direção a Cuba levando refugiados judeus, que não foram aceitos no país e tiveram que retornar, morrendo nos campos de concentração

EDUCAÇÃO EM DEBATE
O Estágio Supervisionado: reflexões e práticas na formação do professor à luz da Didática -Eliana Santana Lisbôa & Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
O Estágio Supervisionado não pode ser concebido como uma ação puramente prática, uma vez que toma como referência todo um arcabouço teórico que possibilita reflexões acerca da realidade vivenciada.

Universidade: experiência na sala de aula – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
A concentração de alunos e alunas já não dura nem mesmo a meia-hora da qual falava Chauí. Ao ritmo das redes sociais, tudo parece durar pouco e logo há que ser entrecortado por algo que não pode esperar na timeline do smartphone

Formação de professores para atuação em escolas do campo – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Por Educação do Campo entende-se uma educação específica e diferenciada, uma educação no sentido de amplo processo de formação humana que constrói referências culturais e políticas para a intervenção das pessoas e dos sujeitos sociais na realidade.

A relação permissiva não prepara as crianças e adolescentes para vida – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
As crianças e adolescentes hoje em dia têm mais dificuldades em lidar com os limites? São menos tolerantes à frustração? Em quais contextos estão inseridas e como algumas das possíveis contingências influenciam seus comportamentos?

A tolerância e educação a partir de Charlottesville – Leandro Lente de Andrade – EXCLUSIVO
Os recentes eventos ocorridos na cidade de Charlottesville faz-nos refletir acerca da liberdade de expressão, da manifestação legítima de ideias, da tolerância, do que é intolerável e a dimensão da educação sobre os respectivos temas.

PLANOS DE VISTA
O Plano Nacional de Educação fora da LDO e a volta do Plano de Ações ArticuladasFernando Henrique dos Santos – EXCLUSIVO
Os dados assustam, mas parece que não são todos que se preocupam com isso. A Câmara dos deputados é um belo exemplo de verdadeira preocupação, enquanto as universidades estão sucateadas.

PESQUISA EDUCACIONAL
SIEMS-MARCONDES, Maria Edith Romano – Educação em Roraima: institucionalização escolar de 1943 a 2001 – Revista de História e Historiografia da Educação (UFPR)

Este texto apresenta aspectos da trajetória histórica de institucionalização escolar ocorrida em Roraima do período de 1943, quando o Território Federal é implantado, até 2001, quando se consolida a primeira década de instalação do Estado de Roraima. Na análise dos processos identificamos que sua estruturação acompanha as políticas estabelecidas para a região, interligada às políticas expansionistas e de ocupação.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SBPC reúne Sociedades Científicas Associadas para discutir ações em defesa da ciência e educação no País – Jornal da Ciência
Todos os representantes concordaram que é urgente organizarem-se para agir conjuntamente

Não é inteligente cortar verbas de ciência e tecnologia – Gazeta do povo
“A ciência e a tecnologia brasileiras estão, hoje, à beira do abismo”

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Livro escolar com conteúdo ‘mais fácil’ para meninas gera polêmica – Uol Educação
“Esta editora, ao optar por lançar duas publicações com atividades que diferenciam cores, temas e grau de dificuldade para meninos e meninas acentua estereótipos de gênero”.

Leia mais.

LIVRE EXPRESSÃO
Cegueira da palavra – leitura, literatura e filosofia Mário Fumanga – EXCLUSIVO
A escrita é uma produção, instauradora de verdades que se percebe como tal quando da busca, daí sua centralidade.

AMÉRICA LATINA
El paro docente porteño tuvo adhesión dispar y no se rediscutirá el aumento – LaNación, Argentina
Para el gobierno de la ciudad, el acatamiento a la protesta fue del 25%; para los gremios, entre un 60% y un 80

Leia mais.

PENSAR INDICA
Está disponível para download gratuito na Play Store o aplicativo AudioLab Geo, que permite a escuta de áudios informativos e educativos geolocalizados sobre mais de 60 pontos de interesse histórico, social e cultural do Rio de Janeiro. O app foi desenvolvido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graças a uma parceria entre o AudioLab (Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social) e o LCC (Laboratório de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística) da UERJ. O conteúdo é produzido por estudantes de Jornalismo e de Relações Públicas, com a supervisão de professores de Comunicação e História da universidade. Integrado ao Google Maps, o AudioLab Geo pode ser utilizado em dispositivos móveis que rodam Android e também em computadores.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Kelly Maria –
O Grupo “Memória e História da Formação de Professores na UFMG” os convida a participar do ENCONTRO DE PESQUISA SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA DA UFMG, a ser realizado nos dias 16 e 17 de outubro na FaE/UFMG. Para maiores informações, veja o folder em anexo ou acesse o site: Memória e História da Formação de Professores na UFMG 

Diogo Cavalcanti do NascimentoO.J.: Made in America
O Documentário conta história dos EUA nos últimos 50 anos, abordando diferentes problemas da sociedade estadunidense através das lentes do seu julgamento mais famoso.

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:jornalpepb@gmail.com

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
RIBS

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *