Ano 5 – Nº 169 / sexta-feira, 11 de agosto de 2017

EDITORIAL

Ciência e Tecnologia: crônica de um desastre anunciado!

Há pouco mais de um ano – e que ano! – uma das primeiras providências do governo golpista foi a de tentar entregar o comando do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para um pastor fundamentalista. Não deu certo. Então, ele (con)fundiu o Ministério com o das Comunicações, historicamente um balcão de negócios das grandes empresas de comunicação no Brasil. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 14 de agosto vai receber Eduardo Levi e Silvia Regina para falar sobre o Afirmação na Pós. O projeto prepara estudantes auto identificadas como negros, para a seleção em programas de pós-graduação stricto sensu.

Segunda também tem a Agenda da Educação, as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem, e a sessão especial Belim Beleza.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
O Pensar na 69ª SBPC – Equipe do Pensar a Educação, Pensar o Brasil
Do dia 16 ao dia 22 de julho a UFMG recebeu a 69ª Reunião Anual da SBPC. Foram cerca de 250 atividades diferentes, contando com conferências, mesas-redondas, minicursos, assembleias, exposições, performances e shows. A equipe do PEPB acompanhou o evento e no programa de rádio do dia 07 de abril relatou suas impressões e experiências.

CONVITE À LEITURA
A poesia é um ato – Libéria Neves – EXCLUSIVO
Infame e sublime, o filme opera num turbilhão de metáforas intercaladas por expressões concretas da bizarria.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A morte do tio velho e as formas de lidar com as diferenças quando falta lucidez –  Joaquim Ramos e Sandro Vinicius Sales dos Santos – EXCLUSIVO
No dia 10 de julho, o presidente Lula esteve no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, para lançar o memorial da democracia. Do lado de fora, uma centena de opositores vociferavam contra o presidente mais amado e mais odiado que esse país já conheceu.

Reflexões sobre os sentidos ético-políticos de uma demissão – Isabel  Cristina de Moura Carvalho – EXCLUSIVO
O que está sendo descartado sumariamente é um projeto científico e acadêmico, no qual tantos de nós acreditamos e investimos nossas vidas, dando o melhor de nós.

Desaprender política: ainda sobre a condenação de Luiz Inácio Lula da Silva – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira e Alexandre Fernandez Vaz –  EXCLUSIVO
A condenação de Luiz Inácio Lula da Silva é simbólica sob muitos pontos de vista. Nordestino, operário, pobre, sindicalista, pouco instruído, mas de uma competência e sagacidade política desconcertantes para os donos do poder no Brasil.

A crise das universidades – Educação em Pauta –  Marcus Taborda
Falta de recursos e previsão de novos cortes colocam instituições públicas de Ensino Superior em situação complicada. Na coluna de Educação, o professor Marcus Taborda, fala com o jornalista Vinicus Luiz sobre a política do governo federal para as universidades. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Rádio UFMG Educativa.

A aprovação do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) para os servidores da Educação – Pensando Bem – Professora Beatriz Cerqueira
Trabalhadores comemoram promulgação, pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) para os servidores da Educação. O adicional, garantido através de uma Emenda à Constituição do Estado, de acordo com a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, é uma correção ao ataque feito contra a Educação no governo Aécio Neves, que penalizou muito o funcionalismo mineiro. A coluna Pensando Bem é uma parceria do PEPB com o Sind-UTE.

Sobre violências e direitos humanos: o papel da educação em tempos sombrios – UNICAMP
Os direitos humanos e as liberdades fundamentais são cada vez mais banalizadas em discursos supostamente assépticos e isentos que alguns grupos se arvoram em defender nas mídias e nas escolas.

PLANOS DE VISTA
O que temos após três anos de Plano Nacional de Educação? Parte 1 – Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
​É preciso que o PNE não se torne uma mera lista de tarefas a realizar sem compromisso, sem organização, e de maneira desarticulada. 

ENTREMEMÓRIAS
O legado de Helena Antipoff nas paisagens rurais de Ibirité – Vagner Luciano de Andrade e Ludimila de Miranda Rodrigues Silva – EXCLUSIVO
Nesta semana fez 43 anos que a educadora russa Helena Antipoff faleceu no Brasil. Helena Wladimirna Antipoff foi uma importante pedagoga e psicóloga que se fixou no Brasil em meados do século XX, a convite do governo estadual de Minas Gerais.

PESQUISA EDUCACIONAL
RIPE, Fernando Cezar – “Fez Deos tudo com numero, peso, & medida”: sobre práticas educativas em um tratado que ensina aritmética em Portugal do século XVIII – Revista de História e Historiografia da Educação (UFPR)
O texto analisa, sob a perspectiva da História da Educação (e) Matemática, as instruções educativas para o ensino da aritmética presentes na obra “Nova escola para aprender a ler, escrever, e contar”, de autoria do luso-brasileiro Manoel de Andrade de Figueiredo (1670-1735), publicada em Lisboa no ano de 1722. Essa investigação centra-se em identificar as prescrições eleitas por Figueiredo na advertência de outros Mestres de como deveriam ensinar com perfeição e analisar como o autor da obra privilegiou determinados conhecimentos matemáticos.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
69ª Reunião Anual da SBPC – Observatório da Comunicação Publica da Ciência
Durante a 69ª Reunião Anual da SBPC,a equipe do Pensar a Educação, Pensar o Brasil participou de diversas atividade do evento. Com transmissões ao vivo, textos, entrevistas e fotos, a equipe passou por diversos aspectos do evento. Para além do tema da edição da reunião – Inovação *Diversidade *Transformações – o pensar pode observar outros assuntos transversais como a ética, a desigualdade de gênero e a produção científica de negros e indígenas. Você pode conferir toda a produção do PEPB no site do Observatório da Comunicação Publica da Ciência
.

Carta do FCHSSA ao Ministro Kassab – situação do CNPq: queremos menos promessas e mais respostas – Blog do Fórum de CHSSA
O Fórum CHSSA espera mais do que promessas, mas respostas  efetivas para a solução dos graves problemas financeiros a que foram submetidos o MCTIC  e os diversos órgãos e institutos a ele vinculados, particularmente o CNPq.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Projeto Escola Sem Partido volta a tramitar na Câmara de Belo Horizonte – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
Versão anterior do projeto havia sido arquivada em fevereiro deste ano. No dia 18 de julho um parecer favorável ao PL 274/17 foi aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça da capital mineira.

A dura e emocionante história de Diva Guimarães é a história do Brasil. Por Carlos Fernandes – Diário do Centro do Mundo
Determinada a não perpetuar a sina de seus antepassados, a neta de escravos lutou, e ainda luta, para que as senzalas de nossa época, veladas ou não, sejam todas abolidas.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
NCC será el primer noticiero científico y cultural iberoamericano – El Tiempo, Colombia
En la iniciativa lanzada el 9 de agosto en la Universidad de Antioquia participan 13 países.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Plataforma Conviva Educação, ambiente virtual voltado ao gestor da educação municipal e equipes técnicas das secretarias de educação criado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), lançou no último dia 8, o seu aplicativo móvel para dispositivos com sistema operacional Android. O aplicativo do Conviva é gratuito e entre suas funcionalidades estão o acesso a notícias relacionadas à educação municipal, agenda, contatos e buscas pelos conteúdos de gestão da plataforma.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Tomás Santos 
– 13th Emenda produzido pela Netflix te convida para uma viagem amarga e indigesta para um dos países que mais exporta sua cultura negra no mundo: os Estados Unidos da América e, paradoxalmente, prende um número alarmante de negros todos os dias. O documentário retira a venda do american dream e te faz perceber grandes mazelas existentes em um país que vende muita liberdade, mas que de fato, aprisiona mais do que se imagina.

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:jornalpepb@gmail.com

OPINIÃO DO LEITOR
Andrea Rosana Fetzner Krug – em 28/07/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE– Edição 168 – 14/07/2017 –  A POLÊMICA DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO E A EDUCAÇÃO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO)
Parabéns à autora por recuperar o conceito de socialização primária e secundária, fundamental para o entendimento da função social da escola. Sobre os que argumentam sobre a suposta “não cientificidade” do conceito de gênero, é importante destacar que os conceitos científicos são provisórios, e é por isso que a ciência avança, desde as normas da língua, até qualquer conhecimento matemático, a ciência não se constrói de verdades, mas de perguntas. Gênero precisa ser sim ensinado na escola, combatendo a ignorância, que gera violência.

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
Diogo Nascimento – EXCLUSIVO

 

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *