Menu

Ano 5 – Nº 165 / sexta-feira, 23 de junho de 2017

EDITORIAL                      

Ciências Humanas e Sociais: a internacionalização que nos interessa

Vivemos, hoje, tempos sombrios. A sociedade brasileira se vê a cada dia sobressaltada por variados golpes contra as instituições republicanas e contra as políticas públicas que visam garantir melhores condições de vida para nossa população e para o desenvolvimento nacional. Leia mais.

PROFESSORA HELOISA BUARQUE DE HOLLANDA DISCUTE A RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE E OS SABERES DAS PERIFERIAS

O Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022 realiza dia 29 de junho a conferência “O outro possível: a experiência da Universidade das Quebradas”, dentro do XI Seminário Anual “A Universidade e a Cidade”. A última palestra do semestre será ministrada pela professora Heloisa Buarque de Hollanda (UFRJ), coordenadora do projeto “Universidade das Quebradas”. O projeto promove a produção de conhecimento e a criação artística, estimuladas pelo encontro e pelo diálogo entre a comunidade acadêmica brasileira e produtores de cultura e artistas da periferia.

A conferência terá transmissão, ao vivo pelo canal do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil no YouTube

Outras informações em www.pensaraeducacao.com.brpensar@ufmg.brFacebook  e pelos telefones (31)3409-5355 e (31) 99334-2483

Serviço:

Conferência “O outro possível: a experiência da Universidade das Quebradas” com a professora Heloisa Buarque de Hollanda (UFRJ)

Data: 29/06/2017

Horário: 19h

Local: Auditório Neidson Rodrigues FaE/UFMG

Endereço: Av. Antônio Carlos 6627 – Pampulha

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 26 de junho dará sequência à série de entrevistas sobre a 69ª Reunião Anual da SBPC. Vamos conversar com o professor Ildeu de Castro Moreira, da UFRJ, sobre a programação científica do evento. 

Segunda também tem a Agenda da Educação, as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem, e a sessão especial Belim Beleza

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM

ENTREVISTA

SBPC Jovem 2017 – Professora Silvania Nascimento

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 19 de junho, recebeu a professora Silvania Nascimento, da Diretoria de Divulgação Científica da UFMG. Ela falou sobre a parte da programação da 69ª Reunião Anual da SBPC destinada a estudantes do ensino básico, a SBPC Jovem.

CONVITE À LEITURA

Literatura infanto-juvenil e meio ambiente – Vagner Luciano de Andrade -EXCLUSIVO

Exemplos como o livro “A Serra dos Dois Meninos” consolidam a ideia de que a literatura infanto-juvenil pode ser um dos meios para uma abordagem interdisciplinar do meio ambiente e sua importância para a vida humana.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Artimanhas e maquinarias políticas do fundo do Baú – Sandro Santos e Joaquim Ramos – EXCLUSIVO

Há algum tempo, Senhor Abravanel – apresentador e empresário brasileiro, popularmente conhecido por Sílvio Santos – vem demonstrando, por meio de diferentes peripécias midiáticas, sua preocupação em apoiar os golpes a nossa democracia.

A esparrela etnocêntrica – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Olhamos os outros com uma vontade danada de torna-los iguais a nós, acreditando que assim melhoraremos a convivência. Não toleramos a mínima diferença.

Com qual lente vou? – Aleluia Heringer Lisboa Teixeira

A vida não era fácil para nós, diria até que com um grau de perversidade nas relações muito mais elevado que os atuais. Nosso enfrentamento era, inclusive, físico. Sempre havia o “vou te pegar no final”!

Doutorados profissionais – Educação em Pauta – Marcus Taborda

A ANPEd e seu Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, publicaram semana passada uma carta enviada à CAPES com preocupações sobre a criação dos Doutorados Profissionais no âmbito da pós-graduação brasileira. No Educação em Pauta dessa semana, o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre o assunto. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Mobilização social – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira (Sind-UTE/MG)

Na coluna da semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, comenta a importância da mobilização popular na luta contra as decisões do governo federal que prejudicam a população.

Leia mais.

PLANOS DE VISTA

Juntos pela educação – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO

Que tal se todos nós participássemos de um grupo de Whatsapp que seja aberto à adição de todos aqueles que acreditam em um PNE PRÁ VALER? Esse grupo existe e você é nosso convidado especial para dele participar.

PESQUISA EDUCACIONAL

SPONCHIADO, Breno Antonio – As concepções de “Nova Universidade” e “Multiversidade” de José Mariano da Rocha Filho: modernização conservadora – Revista Internacional de Educação Superior (UNICAMP)

O texto analisa as ideias mestras do pensamento de José Mariano da Rocha Filho, o pioneiro da interiorização do Ensino Superior no Brasil na UFSM. Perscruta o seu deslumbramento pelo modelo norte-americano de Universidade e seu projeto de transplantá-lo para o centro do Rio Grande do Sul, encontrando apoio do Governo Militar na sua proposta desenvolvimentista e dependente.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A UFMG e a Ciência – Entrevista com a professora Sandra Goulart – EXCLUSIVO

Em 2017 a UFMG recebe a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Essa é a quinta vez que o evento é sediado pela universidade e ainda integra a programação de 90 anos da universidade.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

UFMT leva Educação Superior a reeducandos da Penitenciária Central do Estado– Mídia News

Segundo os coordenadores, o projeto tem a função social de oportunizar condições de igualdade aos egressos, para que eles possam concorrer, de forma justa, por uma vaga de emprego no mercado de trabalho.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA

Promesa de más recursos para educación frena paro – El Colombiano, Colombia

El Ministerio de Educación y Fecode firmaron un acta en la que acordaron destinar los recursos necesarios para la jornada única, a través del SGP.

Leia mais.

PENSAR INDICA

Durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrerá o minicurso COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA: ESTUDOS SOBRE A RECEPÇÃO, ministrado pela professora Valéria de Fátima Raimundo (UFMG). A atividade será nos dias 18 a 21 de julho, no período da manhã. A proposta é discutir os processos de comunicação pública da ciência com foco na dimensão da recepção. O valor da inscrição é R$ 10,00 e pode ser realizada através do site do evento até o dia 03 de julho.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Priscilla Bahiense – Em livroprofessor da FaE mostra que projeto editorial consolidou Rui Barbosa como influência intelectual.

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:

OPINIÃO DO LEITOR

Silvio Hollembach – em 15/06/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE– Edição 164 – 14/06/2017 –  Biodiversidade e Humanidade nos caminhos de BH)

Curso recomendado!!!!!

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail:

TIRINHA

RIBS

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *