Menu

Ano 5 – Nº 161 / sexta-feira, 26 de maio de 2017

EDITORIAL

A saúde mental na Universidade 

 

Recentemente se encontraram em Belo Horizonte os reitores de duas das maiores universidade públicas do país. Enquanto um lamentava a morte, no dia anterior, por suicídio, de um de seus alunos, o outro informava sobre o crescimento do fenômeno na instituição que dirige. Tal conversa, por menos corriqueira que seja, é reveladora do drama vivido por muitos estudantes, professores e técnicos administrativos em educação das universidades brasileiras. O adoecimento e os sofrimentos mentais fazem parte, hoje, da rotina e da experiência acadêmica de dezenas de milhares de pessoas de forma muito intensa. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

No programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 29 de maio vamos receber a professora Stella Goulart para conversar sobre saúde mental na universidade. A professora do Departamento de Psicologia é presidente da  Comissão Institucional de Saúde Mental da UFMG. 

 Segunda também tem a Agenda da Educação, as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem e a sessão especial Educação e Literatura sobre o livro Lexico Familiar, de Natalia Ginzburg.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM

ENTREVISTA

A Universidade e a Cidade – A relação estabelecida pelo Centro Pedagógico (UFMG) – Professor Santer de Matos

No dia 22 de maio o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o professor Santer Alves de Matos, diretor do Centro Pedagógico da UFMG. A instituição que atende estudantes de toda a região metropolitana de Belo Horizonte, estabelece uma relação unica entre a academia e a comunidade que a circunda.  

CONVITE À LEITURA

Sobre justiça e bem comum: o que devemos uns aos outros – Pedro Luiz da Costa Cabral – EXCLUSIVO

“Justiça, O que é fazer a coisa certa”, de Michael Sandel, constrói de forma simples esse tema no qual as convicções nem sempre são certeiras e os desacordos derivam de posições éticas diferentes.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Blog do Pensar

Blog do Pensar continua com sua série sobre eleições e, para entendermos mais sobre o processo, o Blog compartilhou as normas da Eleição de 2013.Questões como a necessidade de uma política para pós-graduação foram levantadas pelo prof. Luciano Mendes de Faria Filho. Fomentando o debate sobre democracia universitária e órgãos colegiados, o prof. Matheus Anchieta Ramirez convida a comunidade acadêmica a discutir sobre a importância de discutir o modelo de gestão que melhor representa a comunidade.

Gestão democrática como meio de redução da violência escolar – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO

A indisciplina destaca-se como um dos maiores desafios enfrentados pela escola, requisitando especial atenção de professores, gestores e do governo. 

Animal: a dívida da escola – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO

A educação escolar é devedora para com os animais. Uma dívida silenciosa, acumulada ao longo do tempo e nem sempre consciente. 

Aluga-se escravo – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Como o governo não quer investir em educação e outras maneiras de aumentar a produtividade é preciso criar uma reforma trabalhista para aumentar o número de horas trabalhadas.

Aluno e professor: considerações sobre a educação na sociedade contemporânea – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO

Nós, profissionais da educação, não temos e nunca teremos respostas prontas para os dilemas educacionais enfrentados no dia a dia escolar.

Ocupa Brasília – João Victor da Fonseca – EXCLUSIVO

Brasília em chamas é a metáfora do Brasil. Na memória ecoa o som, bradado em marcha pelos integrantes do MST, exemplo daqueles que não se fizeram calar.

1 ano de governo Temer –  Educação em Pauta  – Marcus Taborda

Desde que assumiu provisoriamente o governo federal, Michel Temer e sua equipe tomou atitudes que afetam os caminhos da educação e da Ciência e Tecnologia no Brasil. Para além da Reforma do Ensino Médio e do corte de gastos na educação definido pela PEC 55, o MEC interferiu em importantes estruturas deliberativas e de representação popular como o Conselho e o Fórum Nacional de Educação. Na última segunda feira, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda que fez um balanço deste último ano. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Radio UFMG Educativa

Reformas trabalhista – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira (Sind-UTE/MG)

Esta semana a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira fala da Reforma Trabalhista que está no Senado. A coluna Pensando Bem é uma parceria do PEPB com o Sind-UTE Minas.

Leia mais.

PLANOS DE VISTA

Crise Política, Econômica e Ética: educação em segundo plano, saídas equivocadas – Fernando Henrique dos Santos – EXCLUSIVO

A educação, tema principal dessa coluna, ocupa o segundo plano no cenário atual. As crises política, econômica e ética, são as pautas de discussão onde quer que você vá, seja nos bares, naquele almoço de domingo, nas escolas, universidades.

PESQUISA EDUCACIONAL

FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila e MOROSINI, Marilia Costa – A educação superior à luz da produção do conhecimento: o contexto emergente dos Institutos Federais/Brasil – Revista Internacional de Educação Superior (UNICAMP)

A Educação Superior no Brasil vem passando por profundas transformações nas ultimas décadas, principalmente se levarmos em consideração as conjunturas que essas modificações vêm ocorrendo. Dessa forma, a comunidade de pesquisadores, passou a debruçar-se sobre o entendimento deste fenômeno, na tentativa de compreender esses novos modelos institucionais e a forma que os mesmos se inserem no complexo que é a Educação Superior brasileira.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Blog FCHSSA

Esta semana o Blog do Forum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas destaca a nota publicada pela Associação Brasileira de Antropologia sobre a constituição da CPI FUNAI/INCRA 2. A Associação alega que os resultados da CPI “podem contribuir para o aumento dos conflitos por terra” entre outros efeitos no campo. O blog também convida para  o seminário “A internacionalização das CHSSA: dimensões conceituais”. O evento contará com a participação de autoridades e especialistas sobre o tema. 

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

O turismo como viagem ao conhecimento – Vagner Luciano de Andrade, Marina Millardi de Souza Bossi e Flávia Henriques de Souza – EXCLUSIVO

Tão relevante quanto caracterizar o Turismo Escolar, é evidenciar o guia de turismo como elemento chave na didatização do conhecimento. 

Leia mais.

AMÉRICA LATINA

Maestros protestarán hasta obtener mejores condiciones laborales y salariales – El Colombiano, Colombia

Maestros y otros trabajadores estatales marcharon por la calle San Juan. Funcionarios de la justicia se unieron a la protesta en los alrededores de La Alpujarra.

Leia mais.

PENSAR INDICA

Movimento Conte Comigo foi criado para capacitar a sociedade para ouvir, falar e ajudar aqueles que têm depressão e, com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), tem como objetivo formar uma grande rede de auxílio, composta por médicos, psicólogos, profissionais do esporte, pacientes diagnosticados e toda a sociedade. Um grupo de embaixadores, todos sempre a favor de uma conversa franca, aberta e carinhosa. Todos a postos para a sua maior missão de quebrar o tabu e desmistificar a depressão, valorizando a vida, incentivando a procura por tratamento e ajudando a salvar vidas.

INDICAÇÃO DO LEITOR

ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância – Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem.

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:

OPINIÃO DO LEITOR

Marília Arreguy  – em 24/05/2017 (CONVITE À LEITURA – Edição 160 – 19/05/2017 – O que podemos aprender com o filme: Eu, Daniel Blake)

Recomendo fortemente esse belíssimo filme. Chorei da primeira até a última cena do filme. Tudo a ver com o momento atual.

Dalvit Greiner  – em 26/05/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 160 – 19/05/2017 – A casa caiu! E a Universidade? ) 

Ótimo, Yolanda! O lugar da Universidade é na vanguarda: com criatividade e ousadia.

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail:

TIRINHA

Diogo Cavalcanti do Nascimento

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *