Vol. 5, Nº 160 / Maio de 2017 – sexta-feira, 19.

EDITORIAL

A Imprensa e o golpe: relações educativas no movimento da história

O escritor mineiro Bernardo Guimarães publicou, em 1865, um  longo poema sob o emblemático título de “Dilúvio de Papel”. Nele, o narrador é assolado pelo pesadelo de ver o fim do mundo, invadido por um dilúvio de papel. O poeta remetia ao crescimento exponencial do número de jornais brasileiros nas décadas anteriores e, ao mesmo tempo, mostrava grande ceticismo quanto à possibilidade de as folhas cumprirem suas promessas de ilustração e esclarecimento da população. Não por acaso, pergunta: “Oh! século dezenove, Ó tu, que tanto reluzes, És o século de papel?!…”. Leia mais.

 

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

No dia 22 de maio o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá o professor Santer Alves de Matos, diretor do Centro Pedagógico da UFMG. Vamos conversar sobre o lugar da instituição na relação da Universidade com a Cidade.

Segunda também tem a Agenda da Educação, as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem e a sessão especial Jovem Protagonista.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM

ENTREVISTA

O desmonte da educação no governo Temer – Professora Analise da Silva

Desde que assumiu provisoriamente o governo federal, Michel Temer e sua equipe tomou atitudes que afetam os caminhos da educação no Brasil. Para além da Reforma do Ensino Médio e do corte de gastos na educação definido pela PEC 55, o MEC interferiu em importantes estruturas deliberativas e de representação popular como o Conselho e o Fórum Nacional de Educação. No último programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil, a professora Analise da Silva discutiu essas ações.

CONVITE À LEITURA

O que podemos aprender com o filme: Eu, Daniel Blake – Roberta Poltronieri -EXCLUSIVO

O filme permite dialogar com a obra “O Processo”, de Franz Kafka, livro que conta a história de Josef. K. que, preso sem saber o motivo, sofre com a injustiça, ou com a falta de justiça propriamente dita, ao ser processado sem saber o porquê. 

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Blog do Pensar

Blog do Pensar continua a se dedicar ao debate sobre as Eleições na UFMG em 2017. As [http://Por uma política para as Licenciaturas!]políticas para as licenciaturas foram debatidas pelo prof. Luciano Mendes de Faria Filho. Já o prof. Pablo Lima, articula a fragilidade da democracia brasileira com a eleição para a Reitoria da UFMGPolíticas de Formação de Professores na UFMG, através de uma Diretoria ou Pró-reitoria específica, foram o foco do debate proposto pelo prof. Alexandre Borges de Miranda. Além desses relevantes temas, o Blog apresenta novidades na composição das chapas para as Eleições de 2017.

Pela preservação do ecossistema escolar! – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO

Uma aula é uma sucessão de microinterferências, deslocamentos, cisões e relações, tanto de parcerias e cooperação como de disputas e tensões.

A casa caiu! E a Universidade? – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

E a universidade no cenário atual? Deveriam as instituições de Ensino Superior escolher um lado da disputa, entrincheirar-se e defender-se dos ataques?

Reformas trabalhista – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira (Sind-UTE/MG)

Esta semana a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira fala da Reforma Trabalhista que está no Senado e ressalta o desemprego maior entre as mulheres.

A coluna Pensando Bem é uma parceria do PEPB com o Sind-UTE Minas.

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PLANOS DE VISTA

Todos pela educação. Todos? – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO

Somos todos mesmo, Priscila, pela educação? A Rede Globo também? 

ENTREMEMORIAS

História da infância, história na infância: a primeira leitura – Fabiana da Silva Viana – EXCLUSIVO

Desde o jardim de infância sempre gostei de ir à escola, mas foi quando consegui uma vaga na escola onde meu pai e meus tios estudaram, que fiquei ainda mais animada. 

PESQUISA EDUCACIONAL

BORGES, Angélica – A fiscalização que mais se deseja: a inspeção do ensino na Capital do Império Brasileiro – Revista Linhas (UDESC)

Este artigo analisa o funcionamento do serviço de inspeção da instrução na Capital do Império, Rio de Janeiro, a partir da instituição da Lei Geral do Ensino de 1827, da lei que regulou as Câmaras Municipais em 1828 e do Regulamento de Instrução Primária e Secundária da Corte de 1854. A reflexão dá ênfase às tensões e disputas produzidas no exercício da inspeção ou pela submissão desse serviço ao “desleixo e abandono”, em um momento em que se atribuía a ele a solução para muitos problemas da instrução pública, bem como um papel estratégico no interior de um projeto civilizador por meio da escolarização da população.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pint of Science 2017 – Thayse Menezes e Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

A informalidade e a descontração são pontos-chave para o Pint of Science.

Extra-Classe destaca o papel da ciência e cortes atuais no setor – Sinpro MG

O Quadro Movimento aborda a Campanha Reivindicatória dos professores do setor privado de ensino, que realizaram assembleia nesta semana.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

A universidade pública à serviço da cidade – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

A  universidade é constantemente interpelada pela cidade, em diversas dimensões como transporte, moradia, riscos socioambientais, etc. 

Ministro da Educação afirma que Fies será reformulado – Painel Acadêmico

Em audiência no Senado, Mendonça Filho também admitiu que Ciências Sem Fronteiras não será retomado, pois não é um programa que atende aos mais pobres.

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AMÉRICA LATINA

Presidenta interina de UPR pide intervención de la Policía –  El Vocero, Puerto Rico

La presidenta interina de la Universidad de Puerto Rico (UPR), Nivia Fernández, auscultó la disponibilidad de la Policía de Puerto Rico para intervenir en el recinto de Río Piedras, para cumplir con la orden del tribunal de reabrir los portones. 

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PENSAR INDICA

Como o próprio nome diz, a Oficina de Imagens começou o seu trabalho nos campos da comunicação e da educação pela leitura e experimentação com as imagens. Criada em 1997, a instituição tornou-se uma referência quando se trata de iniciativas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Além do território brasileiro, hoje a Oficina de Imagens também desenvolve iniciativas que repercutem em países do MERCOSUL, como Bolívia e Argentina.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Gephe FaE – IV Seminário Interinstitucional (UFMG/PUC-SP/UFPR) – Diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades.

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OPINIÃO DO LEITOR

Eugênio Magno – em 15/05/2017 (CONVITE À LEITURA – Edição 159 – 12/05/2017 – O Estado e suas formas contemporâneas de intervenção pública: 

anotações acerca do filme “Eu, Daniel Blake”  – CONVITE À LEITURA)

Muito bom! Gostei muito do filme também. Reproduzi o texto no meu blog, com os devidos créditos. Abraços.

Joaquim Ramos – em 13/05/2017 (CONVITE À LEITURA – Edição 159 – 12/05/2017 – O Estado e suas formas contemporâneas de intervenção pública: 

anotações acerca do filme “Eu, Daniel Blake”  – CONVITE À LEITURA)

Parabéns pelo texto! Muito me tocou!

João Victor Oliveira – em 17/05/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 159 – 12/05/2017 –

Refutando o Projeto “Escola sem Partido”)

Excelente!

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TIRINHA

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