Vol. 5, Nº 159 / Maio de 2017 – sexta-feira, 12.

EDITORIAL

A (in)justiça como educação.

 

Um dos princípios que subsiste a todas as ações do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 é aquele que concebe que a educação é algo que se realiza no conjunto das práticas sociais e não apenas na escola. Assim, temos defendido que a cultura é educação; que a economia é educação; que a política é educação; que a justiça é educação. Mas, infelizmente, o sujeito educado que resulta desses processos educativos, assim como da escola, não é necessariamente justo, igualitário e democrático. Leia mais.

A UNIVERSIDADE E A CIDADE

O Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022 realiza dia 18 de maio mais uma conferência do XI Seminário Anual, intitulado “A cidade e a universidade”. A quarta palestra do semestre será ministrada pelo reitor da UFRJ, o professor Roberto Leher.

A conferência do dia 18 de maio será às 19h no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG. O debate  terá transmissão, ao vivo, pelo canal do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil no YouTube.

Outras informações em www.pensaraeducacao.com.brpensar@ufmg.brFacebook

 

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

No dia 15 de maio o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá a professora Analise Silva para falar sobre a intervenção do MEC no Fórum Nacional de Educação. A ação do ministério desagradou especialistas e entidades ligadas à educação.  

Segunda também tem a Agenda da Educação, as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem e a sessão especial Educação e Mídias.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM

ENTREVISTA

Sentidos do Nascer – Professor Bernardo Jefferson 

A exposição interativa “Sentidos do Nascer” apresenta uma oportunidade para repensar a cultura dos partos realizados no Brasil. A exposição já passou por Niterói, Rio de Janeiro, Ceilândia e Brasília e está de volta a Belo Horizonte. No dia 05 de maio o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o professor Bernardo Jefferson, coordenador e curador a exposição para falar da experiência dos últimos 2 anos.

CONVITE À LEITURA

O Estado e suas formas contemporâneas de intervenção pública: anotações acerca do filme “Eu, Daniel Blake” – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO

De acordo com os críticos de cinema que acompanham o trabalho de Ken Loach, a narrativa volta a tratar de uma defesa das minorias frente aos abusos cometidos pelo Estado. 

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Gastando dinheiro público produzindo mentiras – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

O servidor público é aquele que a sociedade tem de melhor. Ele não tem outros interesses que não o de servir, da melhor maneira possível, com seus talentos e virtudes a sociedade onde nasceu. 

Día de la madre – Blanca Susana Vega Martínez  – EXCLUSIVO

No olvidemos los miles y miles de feminicidios que se tienen registrados en nuestro país, así como los casos de mujeres desaparecidas en los últimos años. 

Refutando o Projeto “Escola sem Partido” – Márden de Pádua Ribeiro – EXCLUSIVO

O Projeto ignora que toda educação tem bases ideológicas, de modo que a neutralidade é impossível.

Educação como “produto” e os pais consumidores de escolas de elite em São Paulo – Katya Braghini – EXCLUSIVO

Como é sabido, docentes ligados ao Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), que reúne profissionais das escolas particulares, deliberaram em assembleia que iriam aderir à greve geral do dia 28 de abril.

O conhecimento prévio do aluno no processo de ensino-aprendizagem -Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO

Este conhecimento previamente construído permeia muito de suas vivências, pensamentos e expressões para o mundo, no interior de suas famílias, na forma como concebem a palavra, como se relacionam com a escola e, sobretudo, suas experiências adquiridas na interação com o meio social. 

Educação X Tecnologias: Os desafios do professor diante dos avanços tecnológicos na educação  – Delcimara Menezes Silva – EXCLUSIVO

Os instrumentos tecnológicos ocuparam um espaço significativo na educação e esta entra como um processo conservador e, ao mesmo tempo, transformador na construção e transmissão de conhecimento e cultura. 

Nova formação do FNE – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Educadores estão preocupados com a decisão do MEC de redefinir a composição do Fórum Nacional de Educação. 21 entidades assinam nota em que classificam a medida como arbitrária, mas o Ministério alega que a alteração evita que discussões político-partidárias interfiram na política educacional do país. E este é o assunto da coluna Educação em Pauta desta semana. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Reforma trabalhista – Beatriz Cerqueira (Sind-UTE/MG) 

Esta semana a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira fala sobre a reforma trabalhista e as questões prometidas pelo Governo Federal. 

A coluna Pensando Bem é uma parceria do PEPB com o Sind-UTE Minas.

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PLANOS DE VISTA

Vem CONAE, vai CONAE, e a organização delas continua fora de nossas mãos – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO

Parece que foi outro dia que realizamos a Conae 2014. E já estamos às portas da Conae 2018… Ontem como hoje, nada há para se alegrar às portas da Conae. 

PESQUISA EDUCACIONAL

Os “desvalidos” das escolas de aprendizes artífices – Antonio Meneses Filho -Pesquisa em andamento – EXCLUSIVO

O presente ensaio tem como objetivo compreender o porquê das adjetivações do sujeito (aluno) das Escolas de Aprendizes Artífices. 

SILVA, Andréa Villela Mafra – A pedagogia tecnicista e a organização do sistema de ensino brasileiro – Revista HISTEDBR On-Line (UNICAMP)

O texto mostra um breve retrospecto histórico do desenvolvimento do sistema capitalista com o objetivo de identificar os antecedentes históricos e as bases de sustentação teórica do modelo tecnicista de educação. No modelo tecnicista de educação a exigência da produtividade, por intermédio da racionalização do sistema de ensino, propõe objetivos de ensino fragmentados. 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pesquisas e patentes – Thayse Menezes (Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO  

Dr. Raissa de Luca, coordenadora do Setor de Propriedade Intelectual da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG, desvenda os caminhos da proteção intelectual na universidade. 

Um brinde à ciência – Nossa Ciência 

Pint of Science, evento internacional de divulgação científica, em Natal, conta com apoio do Nossa Ciência.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Brasil recebe centenas de recomendações para combater violações aos direitos humanos – Nações Unidas no Brasil

A Malásia sugeriu que seja assegurado um financiamento adequado para a implementação do Plano Nacional de Educação, bem como a elaboração de relatório sobre a sua implementação “para melhorar a transparência e a responsabilização”

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AMÉRICA LATINA

Docentes universitarios paran desde mañana por cinco días –  La Nación, Argentina

Los docentes universitarios nucleados en Conadu y Conadu Histórica comenzarán mañana un paro nacional de una semana en reclamo de un aumento salarial de 35 por ciento. La medida contempla, además, la realización de una “marcha federal” a Plaza de Mayo convocada para el 16 de este mes. 

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LIVRE EXPRESSÃO

A vida imita a arte ou a arte imita a vida?  – Sandra Ribas – EXCLUSIVO

O filme Nerve – um jogo sem regras nos conta sobre um universo já bem conhecido na adolescência onde o sujeito busca ser aceito em um grupo social. 

PENSAR INDICA

Pipo e Fifi é um premiado livro que funciona como ferramenta de proteção contra o assédio infantil, explicando às crianças, a partir dos 4 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção. É possível baixar gratuitamente o livro Pipo e Fifo para bebês, uma versão dirigida às crianças da Educação Infantil e Creche.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Pedro Mencia – Coloquio de mano del periodista y escritor berciano Valentín Carrera sobre LA PRIMAVERA PERSA.

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OPINIÃO DO LEITOR

Ângela – em 10/05/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 158 – 05/05/2017 – Para compreender a docência masculina na Educação Infantil)

Nunca havia parado para pensar na resistência que os professores enfrentam para se realizarem na docência da educação infantil. Realmente são muito poucos homens que vemos atuar nesta área. Com certeza vou ler o livro para conhecer de perto as barreiras que estes profissionais têm que superar para se realizarem.

Janete Magalhães Borges – em 12/05/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 158 – 05/05/2017 – Ainda a eficiência do estado brasileiro)

Concordo com você Dalvit, quando diz que o mínimo que se deve esperar de um Estado é um forte investimento em educação. Um país que não investe em educação nunca terá progresso. Sou professora e conheço bem  o descaso do governo com as escolas públicas. Infelizmente, muitos perderam a esperança de lutar e acreditam que não há mais o que fazer, que o Brasil não tem  mais jeito (sic). Isso não é verdade! O que precisamos é começar um trabalho de conscientização e mobilização dentro das escolas`, levando esperança aos nossos jovens e mostrando a eles que o futuro desse país depende de cada um de nós, mas muito mais dessa geração que está aí, sem perspectiva, sem oportunidade, sem emprego! Não percamos a esperança, um bando de corruptos não podem destruir os sonhos de uma nação!! Não podemos permitir isso!!!  

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TIRINHA

Ribs

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
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