Menu

Ano 5 – Nº 158 / sexta-feira, 05 de maio de 2017

EDITORIAL

Um ano de desgoverno Temer e de suas políticas deseducativas!

Nada mais sintomático do desgoverno de Michel Temer do que, no momento em que completa um ano, ele desmonte o Fórum Nacional de Educação, órgão que reúne representantes do Estado e da Sociedade Civil organizada para tratar das políticas relacionadas à educação no país. De um governo e de um ministro de Estado que iniciaram o trabalho à frente do MEC recebendo Alexandre Frota e intervindo autoritariamente no Conselho Nacional de Educação, não era mesmo de se esperar outra coisa. Leia mais.

Lançamento do 3° número da Revista Brasileira de Educação Básica

Foi lançado no dia 26 de abril o terceiro número da Revista Brasileira de Educação Básica.  Este número, produzido em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Infância e Educação Infantil (Nepei) da FaE/UFMG, traz textos escritos por professoras da educação básica em parceria com seus/suas orientadores/as no curso oferecido pelo núcleo e refletem os efeitos dessa formação em diferentes dimensões nos cuidados e na educação de crianças de até seis anos. Este número especial da RBEB apresenta, ainda, uma entrevista com Rita Coelho, Coordenadora da Coordenadoria Geral da Educação Infantil, o COEDI, do Ministério da Educação entre os anos de 2007 e 2016, e um artigo de Marcia Aparecida Gobbi e Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento, sobre o fechamento de creches universitárias. Na publicação, Maria Cristina Soares de Gouvêa faz um convite à leitura do livro Crianças, professoras e famílias: olhares sobre a Educação Infantil, organizado por Isabel de Oliveira e Silva, Iza Rodrigues da Luz e Maria Inês Mafra Goulart. Por fim, apresenta o filme Formação Continuada de Professoras da Educação Infantil: Proposta metodológica de formação colaborativa compartilhada em instituições de Educação Infantil, produzido por Ana Luisa Viana Pacheco. 

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

No dia 08 de maio o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá o professor Bernardo Jefferson para contar sobre a exposição Sentidos do Nascer e a experiência de museu itinerante.

Segunda também tem a Agenda da Educação, as colunas Educação em pauta e Pensando Bem e a sessão especial Belim Beleza sobre dramaturgia com Libéria Neves.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM

ENTREVISTA

Crise na UERJ – Professor José Gonçalves Gondra (UERJ)

São notáveis as dificuldades pelas quais tem passado a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ. A situação de completo abandono a que o governo do Estado tem submetido essa instituição tem chamado atenção. O repasse de verbas está comprometido, professores, técnicos e bolsistas estão com salários e bolsas atrasados, funcionários terceirizados foram demitidos.

CONVITE À LEITURA

Para compreender a docência masculina na Educação Infantil  – Sandro Santos – EXCLUSIVO

Convidamos os/as profissionais da educação, principalmente àqueles/as sensíveis às questões da diversidade e que lutam, cotidianamente, pela equidade entre homens e mulheres, meninos e meninas, a conhecerem a obra. 

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Lições do suicídio  – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO

Apesar dessa questão ter viralizado e se tornado foco de debates, é algo que as pessoas não se sentem a vontade em abordar, justamente pelo “tremor e terror” que o assunto provoca. 

Ainda a eficiência do estado brasileiro  – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

O Estado deveria funcionar como um distribuidor de riqueza e, portanto, de justiça. Mas ele não se omite da luta: posta-se do lado da injustiça e a mantem. 

Possibilidades e limites do mito da democracia nas escolas – Otavio Henrique Ferreira da Silva – EXCLUSIVO

O mito da democracia dentro do ambiente escolar é uma objetivo que devemos buscar sempre. 

Educação em Pauta

No educação em Pauta do dia 24 de abril, o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre a Marcha pela Ciência realizada em todo mundo no dia 22 de abril. O professor alertou para que movimento não fique fechado ao público científico e pede para que a mobilização seja constante. Já no dia 1º de maio, a coluna de Educação do Jornal UFMG, na Rádio UFMG Educativa discutiu os dados mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Reformas da previdência e a juventude – Pensando Bem  – Professora Denise Gentil (UFRJ)

Hoje a pesquisadora da UFRJ, Denise Gentil fala sobre o impacto da reforma da previdência na juventude e na vida dos estudantes. A coluna Pensando Bem é uma parceria do PEPB com o Sind-UTE e volta na semana que vem com um novo assunto.

Leia mais.

PLANOS DE VISTA

A educação brasileira e o trabalho docente – Fernanda Aparecida Oliveira Silva -EXCLUSIVO

Diante de tantos acontecimentos é preocupante os rumos que nossa educação está tomando e trago questionamentos sobre a situação da classe de professores do Brasil. 

PESQUISA EDUCACIONAL

HENRIQUES, Helder e MARCHÃO, Amélia de Jesus – Uma perspetiva sobre Alves dos Santos (1866-1924): apropriação e difusão de ideias pedagógicas em Portugal – Revista de História e Historiografia da Educação (UFPR)

Os autores discutem o quadro político e pedagógico em que se desenvolveu a ação do professor Augusto Joaquim Alves dos Santos com relevo para a 1ª República Portuguesa (1910-1926). Também fazem uma incursão pela sua vida acadêmica e profissional e, por fim, dedicam especial atenção ao seu pensamento pedagógico.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Aluno da UFMG é finalista em competição de divulgação científica – Notícias da UFMG

O doutorando da UFMG Rafael Barros Pereira Pinheiro é um dos 11 finalistas da competição FameLab Brasil.

“El renovado desafío del periodismo científico” – El Nacional Venezuela

O jornalismo científico, mais que uma vitrine para exibir novidades de C&T, será também um espaço de confluência entre os cidadãos e os saberes ou conhecimentos científicos. 

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Brasil terá de responder à ONU sobre Plano Nacional de Educação – Carta Educação
País passará pela Revisão Periódica Universal, no dia 5 de maio. Mecanismo avaliará a situação dos direitos humanos, entre eles o direito à educação.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA

Sin paros, los maestros presionan con una carpa itinerante frente a la Legislatura – La Nación, Argentina 

Una sede de la carpa itinerante se instaló ayer en la capital bonaerense, frente a la Legislatura. Allí, el Frente de Unidad Docente, que componen los seis gremios, realizará distintas actividades hasta el viernes, para seguir visibilizando su protesta tras la nueva reunión paritaria fallida. En el frente, la carpa luce un cartel tricolor con el reclamo “Ningún docente por debajo de la línea de pobreza”.

Leia mais.

PENSAR INDICA

Instituto Moreira Salles possui centros culturais no Rio de Janeiro e em Poços de Caldas com importantes patrimônios em quatro áreas – Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. Criado em 1992, as suas duas sedes promovem eventos e exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros. Além dos catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música, o instituto publica regularmente as revistas ZUM, sobre fotografia contemporânea do Brasil e do mundo, de frequência semestral, e Serrote, de ensaios e idéias, quadrimestral.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Luísa Marques – VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG

Pedro Mencia – 3ª Conferencia ‘El Mundo por montera’. Bicentenario Zorrilla. Villa del Libro

Mauro Amado – Lançamento do livro “O Cônsul do rei José Alcino Bicalho”

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:

 

OPINIÃO DO LEITOR

Carlos Henrique Tretel – em 27/04/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 156 – 20/04/2017 – CONAE 2018: avaliar o PNE e tirar o SNE do papel)

Talvez o dia de amanhã, dia 28 de abril, dia da grande greve geral, e, curiosamente, também dia da educação, seja um dia propício, Fernando Henrique & demais participantes da Planos de Vista, para divulgarmos, a plenos pulmões, a necessidade que temos (enquanto sociedade civil que quer um dia, quiçá não muito distante, ser melhor organizada) de nós dedicarmos tod@ – em todos os territórios deste nosso país, apesar das pedras e PECs no caminho – à organização das conferências estaduais e municipais de educação, etapas preparatórias, bem sabemos, da Conae 2018. Valendo-nos, talvez, dos carros de som que certamente encherão nossas ruas amanhã de motivos para ainda crermos (e desde já trabalharmos) em um PNE PRÁ VALER ?

Silma do Carmo Nunes – em 23/04/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 156 – 20/04/2017 – Os perigos da nova versão da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil)

Muito bom este texto sobre a BCN para a Educação Infantil. Sugiro  publicá-lo em outros espaços para ampliar a sua socialização, não só com o mundo acadêmico mas, também, com a sociedade em geral.

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail:

TIRINHA

Ribs

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *