Vol. 5, Nº 151 / Março de 2017 – sexta-feira, 17.

EDITORIAL

A universidade e a cidade: questões, tensões, perspectivas

As efemérides nos ajudam a lembrar a importância da memória e das comemorações na constituição da vida social. Somos o que somos pelo que nos lembramos, ou esquecemos, do que fomos! Isso vale também, até certo ponto, para as instituições. Por isso, nesse momento em que nos preparamos para comemorar os 120 anos da fundação da cidade de Belo Horizonte e os 90 ano da UFMG, é possível e preciso discutir a relação entre a universidade e a cidade.Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 20 de março receberá o Professor Wenderson Paiva Rocha, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, o Sind-REDE BH. Vamos conversar sobre a paralisação da rede municipal e a agenda de lutas do sindicato para o ano de 2017.

No programa de segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a Sessão Especial Educação e Literatura com o professor Marcus Taborda. 

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM

ENTREVISTA

“O desmonte da previdência e seus impactos na vida dos trabalhadores brasileiros” – Professora Beatriz Cerqueira (Sind-UTE/CUT – MG)

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 13 de março recebeu a Coordenadora Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e Presidenta da Central Única dos Trabalhadores em Minas (CUT/MG), professora Beatriz Cerqueira. Na conversa com a equipe do Pensar, ela falou sobe a proposta de Reforma da Previdência e seus impactos na vida dos trabalhadores brasileiros, em especial de professoras e professores.

CONVITE À LEITURA

Módulo II: o planejamento de ensino –  Orlando Gomes de Aguiar Júnior

O material pretende ser uma conversa entre professores sobre a ação de planejar o ensino e os instrumentos que podem fazer mais efetivo o esforço de preparar, organizar e otimizar a ação em sala de aula. Sempre que possível, o autor traz exemplos e situações práticas que possam fomentar o diálogo entre educadores e o trabalho coletivo no PDP.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Deu no New York Times, não na Globo – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Qualquer satélite espião veria aquela multidão. Qualquer pessoa distraída perceberia a movimentação na cidade. Qualquer manual de Sociologia do ensino médio ensina que aquilo é um Movimento Social.

O trote na Universidade, ainda – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

O trote não é exclusividade de alunos da UFSC ou da UDESC, mas prática bárbara espalhada pelo Brasil em versões mais ou menos ferozes. Mesmo em suas formas mais “brandas” ou “politicamente corretas”, mantém-se como dinâmica regressiva ao diminuir o outro a mero objeto para sabe-se lá que tipo de deleite.

Inclusão e a reforma do ensino médio – sobre o ensino para todos em quantidade e em qualidade – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Se por um lado busca-se a melhoria nos índices provenientes das avaliações padronizadas, por outro, retrocede-se conceitualmente sobre o que é ‘educação’, procedimentalmente sobre como agir tendo em vista as reformas no ensino médio.

As mudanças em curso na escola pública: o que esperar do contexto brasileiro de 2017 – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO

Com a mudança, estabelece-se o congelamento de 20 anos dos gastos, e alterações só poderão ser feitas após os 10 primeiros anos. Com objetivo de equilibrar os gastos públicos, a escolha deste governo foi principalmente a área da educação.

A laicidade nas escolas municipais de Belo Horizonte – Educação em Pauta – Marcus Taborda de Oliveira

Na última semana o Inep divulgou as notas do ENADE 2015 que avalia do desempenho dos estudantes de graduação. Na coluna desta semana o jornalista Gustavo Cunha conversou com o professor Marcus Taborda sobre os resultados desta avaliação.

O desmonte da previdência – Pensando Bem – Marilane Oliveira Teixeira

Na coluna desta semana, Economista, professora e pesquisadora da UNICAMP Marilane Oliveira Teixeira discute os efeitos da reforma da previdência da vida de educadoras e educadores.

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PLANOS DE VISTA

O monitoramento de um Plano Educacional – Fernando Henrique dos Santos – EXCLUSIVO

Senhoras e senhores governadores, deputados, senadores, vereadores e prefeitos, nós compreendemos que essa não será uma tarefa fácil, todavia se faz necessária frente aos 14,3 milhões de jovens e adultos analfabetos no Brasil.

PESQUISA EDUCACIONAL

HYPOLITO Álvaro Luiz M.. Trabalho docente e o novo Plano Nacional de Educação: valorização, formação e condições de trabalho. Cad. CEDES [online]. 2015, vol.35, n.97, pp.517-534. ISSN 0101-3262.

Este artigo discute o trabalho docente na Escola Básica e as novas perspectivas indicadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), em particular as indicações que se relacionam com a valorização, a formação e as condições de trabalho.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Brinquedos científicos – Isaac Roitman – EXCLUSIVO

Autor ressalta a importância da alfabetização científica e apresenta livro “Ensino de Ciências com Brinquedos Científicos” derivado de curso homônimo da UFJF.

A ciência que discrimina as mulheres – El País Brasil

Ao longa da história, a pesquisa tem marginalizado, manipulado, ignorado e até torturado as mulheres.

Meninas podem ser o que quiserem, inclusive matemáticas – Folha de S. Paulo

Marcelo Viana, matemático e diretor-geral do Impa, escreve para a Folha de S. Paulo.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Paralisação geral, luta unificada – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

Manifestações do dia 15 de março e espalharam em todo Brasil na luta contra a reforma previdenciária proposta pelo governo de Michel Temer.

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AMÉRICA LATINA

Hasta el viernes no habrá clases en provincia – La Nación, Argentina

LA PLATA.- El conflicto docente se agravó en la provincia de Buenos Aires: el paro, que desde su inicio la semana pasada tuvo ya cinco días de acatamiento, se extenderá hasta el jueves próximo. Ese día los gremios evalúan realizar una multitudinaria marcha a la gobernación y recién el viernes habría clases.

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PENSAR INDICA

Sempreviva Organização Feminista (SOF) é uma organização não governamental com sede em São Paulo que faz parte do movimento de mulheres no Brasil e em âmbito internacional. A SOF tem como perspectiva a auto-determinação das mulheres; a efetivação de processos de resistência e articulação de um campo democrático-popular com discursos e ações contra-hegemônicos que incorporem o feminismo para a construção de um projeto alternativo de desenvolvimento. Trabalha articuladamente com a concepção de desigualdades de gênero, de classe e de raça, e com essa visão teórico-política organiza sua intervenção junto aos movimentos sociais. Assim, busca constituir e fortalecer as mulheres como sujeito político, atuando na perspectiva da conformação de um campo feminista democrático-popular capaz de provocar mudanças sociais. Estas mudanças são pensadas do ponto de vista pessoal, no interior dos próprios movimentos e no conjunto da sociedade.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Sílvia Rachi – Divulgação de curso de especialização em História.

Claudia M.Costa Alves – A ANPEd lança o edital II Mostra Curta ANPEd e IX Mostra de videodocumentário Trabalho e Educação. As inscrições estarão abertas entre os dias 22 de abril e 25 de maio de 2017. Os filmes selecionados serão exibidos durante a 38ª Reunião Nacional da ANPEd que ocorrerá entre os dias 01 e 05 de Outubro de 2017, na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís do Maranhão.

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OPINIÃO DO LEITOR

Euridiana Silva em 12/03/17 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 151 – 10/03/2017 – O professor é um acessório ultrapassado?/Katya Braghini)– Texto muitíssimo interessante! E sim, em tempos de desprofissionalização, uma extinção de profissão posta dessa forma é mesmo preocupante. Quem de fato ganha e quem perde com isso. De quem e para quem?

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TIRINHA

Armandinho

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