Menu

Ano 5 – Nº 150 / sexta-feira, 10 de março de 2017

EDITORIAL

O debate público sobre educação

Nos últimos 200 anos a temática da educação escolar tem comparecido de forma sistemática nos debates públicos sobre os projetos para o Brasil. Sobretudo após a instalação da imprensa, nos primeiros anos do século XIX, intensificou-se o debate público sobre as múltiplas possibilidades para os destinos do Brasil, ainda naquele momento sob domínio português. Desse debate, que se fazia pela mobilização dos mais diferentes tipos de impressos, participava a nascente classe política e intelectual que daria, nas décadas seguintes, os contornos e os rumos institucionais ao Estado e à Nação brasileiros. Leia mais.

Revista Brasileira de Educação Básica – RBEB: confira o segundo número!

No segundo número da RBEB contamos com dez artigos desenvolvidos por professoras(es) em diferentes estados brasileiros; uma entrevista e uma indicação de leitura do professor Orlando Gomes de Aguiar Júnior (FaE/UFMG); um texto na seção Opiniões do professor Luiz Carlos Castello Branco Rena (PUC Minas); além de um vídeo sobre relações entre museu, cidade e escola de produção da equipe da RBEB. A RBEB é um periódico eletrônico que tem o propósito de promover o reconhecimento da autoria de professoras(es) da escola básica e a divulgação de boas práticas e de pesquisas desenvolvidas nesse espaço. Gostaríamos de convidar a todas(os) para conhecerem e divulgarem a RBEB junto aos professores e professoras do país, como leitores e também como autoras(es) e colaboradoras(es). Acesse nossa revista em: http://rbeducacaobasica.com.br/

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil voltou  às noites de segunda feira da Radio UFMG Educativa. No próximo programa, dia 13, receberemos a coordenadora geral do Sindicato Único dos trabalhadores em Educação de Minas Gerais e presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira. A entrevista faz parte da série dedicada às perspectivas para o ano de 2017.
O programa de segunda também tem a agenda da Educação com os principais eventos da Semana, a Coluna Educação em pauta com o professor Marcus Taborda e a Sessão Especial Educação e Mídias com a professora Valéria Raimundo.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM

ENTREVISTA

“O ‘novo’ ensino médio e o desmonte da previdência” – Professor Carlos Roberto Jamil Cury 

No primeiro programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil de 2017, o professor emérito da UFMG e titular da PUC Minas conversou com a equipe do pensar sobre o cenário atual do Brasil, a reforma do Ensino Médio e a Universidade Pública. 

CONVITE À LEITURA

Memórias da Escola 14 – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO

Quando lembro de minhas experiências escolares no estudo da língua portuguesa, quase sempre, a gramática está presente. Desconstruir alguns padrões de escrita, engessados em modelos “exógenos” não foi – e continua não sendo –, tarefa fácil.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Viver a igualdade de gênero na educação básica – Aleluia Heringer Lisboa –EXCLUSIVO

A escola básica deveria investir tempo e energia na criação de um espaço de convivência sereno, cordial e respeitoso. Quando pessoas, instituições ou um sistema que se sente ou é considerado hegemônico e “o certo”, exibe vantagens ou tenta calar indivíduos ou determinados grupos vulneráveis, está cometendo violência escudado numa posição de covardia.

 

O professor é um acessório ultrapassado? – Katya Braghini – EXCLUSIVO

A criação da universidade “42” na França e no Vale do Silício levanta questões sobre o protagonismo dos estudantes no processo pedagógico e os caminhos da profissão “professor”.

Um olhar sobre o Fracasso Escolar: de quem é a culpa? – Gláucio Antônio Santos – EXCLUSIVO

Vamos nos ater a duas questões que se entrelaçam: a necessidade de problematização sobre o fracasso escolar por parte dos profissionais da educação básica e a falta de informação destes sujeitos em relação às discussões em andamento no campo acadêmico.

A atual onda neotecnicista da educação – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO

O atual neotecnicismo é uma reengenharia da educação para colocá-la nas engrenagens das linhas produtivas do mercado globalizado.

Enquanto a gente se divertia nas férias… – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Nas cidades de todo o pais tomaram posse os novos prefeitos: os buracos não estavam apenas nas ruas, mas também nos cofres. Engana-se quem acredita que os buracos nos cofres foram em função de obras, serviços sociais, garantia de direitos dos cidadãos e outras obrigações dos municípios.

As Mudanças no ENEM e a Reforma do Ensino Médio – Márcio Antônio da Silva -EXCLUSIVO

Mas, o que nos chama a atenção é o fato de que tais mudanças no ENEM passaram por uma consulta, mesmo que modesta, enquanto a reforma do ensino médio, da qual faz parte a BNCC, tenha sido divulgada por Medida Provisória e aprovada sem grandes mudanças no Congresso, num caminho oposto ao que se fez com o ENEM.

“A laicidade nas escolas municipais de Belo Horizonte” – Educação em Pauta -Marcus Taborda de Oliveira 

Na ultima sexta feira o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do PHS, vetou proposta aprovada pela Câmara Municipal que colocava o ensino religioso como disciplina obrigatória nas escolas municipais da cidade. O prefeito da capital mineira alegou que lei federal que estabelece as diretrizes e bases da educação coloca o ensino religioso como disciplina facultativa, sendo vedado qualquer tipo de doutrinação. O jornalista Gustavo Cunha conversou com o professor Marcus Taborda sobre a proposta e a decisão do prefeito.

 

“O desmonte da previdência” – Pensando Bem – Frederico Melo, técnico do Dieese 

Na coluna desta semana, a jornalista Vera Lima conversou com o tecnico do Dieese, Frederico Melo sobre os efeitos da reforma da previdência na vida do trabalhador. 

Leia mais.

PLANOS DE VISTA

Sejam bem-vind@s, senhr@s vereador@s – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO

Novo artigo convida os vereador@s para interagir com a coluna, o que muito abrilhantaria nossas reflexões, quiçá discussões, e, no limite, nos proporcionaria melhor entendimento de suas atividades parlamentares.

ENTREMEMÓRIAS

João Augusto Chaves: um homem humanista e espiritualista na educação uberabense  – Edilene Alexandra Leal Soares  e Marilsa Aparecida Alberto Assis Souza – EXCLUSIVO

Foi um cidadão que desenvolveu diversas ações educacionais, inclusive lançou um livro denominado “Contos Infantis” para alunos do primeiro ano, ensinou letras e publicou artigos na Revista do Ensino de Minas Gerais. 

PESQUISA EDUCACIONAL

1º Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade: há algo de novo na luta em defesa da escola pública – Salomão Ximenes –  EXCLUSIVO

Formação pedagógica em cursos de licenciatura: um estudo de caso – Revista do Centro de Educação (UFSM)

Na preparação para a docência em cursos de Licenciatura, a Formação Pedagógica é um componente primordial. No entanto, historicamente, essa formação é quase silenciada em relação à formação para a Área Disciplinar. Entendendo a importância da formação para a docência esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da Formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Blog FCHSSA

Esta semana o Blog do Forum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadasdestaca duas notícias internacionais. Primeiro chama atenção para uma nota escrita por pesquisadores espanhóis que denuncia mudanças realizadas pelo Ministério do trabalho e Seguridade Social do País que afeta o futuro dos pesquisadores e da própria pesquisa. Outro ponto é a declaração de diretoras e diretores de Unidades de pesquisa da área de Ciências Sociais e Humanidades da Argentina que rejeitam a proposta de orçamento aprovada pelo Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas do país.

As mulheres na ciência e as expectativas para o século XXI – Nossa Ciência

Artigo da professora Vanderlan Bolzani da Unesp descreve as inúmeras barreiras encontradas pelas mulheres e os avanços concretos obtidos nas últimas décadas. 

Quem são as cientistas negras brasileiras? – El País Brasil 

As mulheres negras que realizam pesquisas voltadas para ciências exatas são pouco mais de 5.000 

8 mulheres que você nem imagina que já salvaram nossa pele – BuzzFeed  

Lista reúne invenções de mulheres que tornam o cotidiano de todos mais confortável e seguro.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

A Reforma do Ensino Médio é uma estratégia para a manutenção das Desigualdades Sociais e Raciais – Pragmatismo Político 

O resultado desta reforma provavelmente será o aumento das disparidades sociais e raciais na educação no nível superior, em outras palavras, os cursos de bacharéis voltarão a ser cada vez mais um titulo de nobreza como eram no Brasil há 20 ou 30 anos atrás.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA

Educación rechaza adoctrinamiento político en “Escuela de Héroes” – Ministerio de Educación, Bolivia 

El Ministro de Educación, Roberto Aguilar Gómez, informó que dentro del Sistema de Educación Regular  no existe  ningún registro de la denominada “Escuela de Héroes de adoctrinamiento político”, además de reprochar  la actitud de Roxana Sandoval, ex diputada del MNR por adoctrinar a niñas y niños en el departamento de Santa Cruz.

Leia mais.

PENSAR INDICA

No dia 8 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data é um motivo ótimo para refletir sobre o papel e a importância das mulheres na sociedade. Por isso, o Pensar Indica fez uma seleção de dez vídeos documentários que mostram a importância do feminismo. Confira!

– A Mulher na História, 11 min

– Mulheres do Brasil, 13 min

– O voto feminino no Brasil, 10 min

– Mulheres invisíveis, 15 min

– Mulheres na política brasileira, 10 min.

– Entre Mulheres, 34 min

– Memórias Femininas da Luta Contra a Ditadura Militar, 51 min

– Nosso Corpo Nos Pertence? , 20 min

– A História do Feminismo , 2 min

– Feminismo: Princípios do Empoderamento Feminino , 4 min

INDICAÇÃO DO LEITOR

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail:

TIRINHA

Ribs

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *