Menu

Ano 4 – Nº 149 / sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Comunicado: A equipe do Pensar a Educação em Pauta está de férias. Voltaremos com edições inéditas no dia 10 de março de 2017. Boas Férias e até logo.

EDITORIAL

Um 2016 para entender! Um 2017 para combater!!

Ao longo do ano, acompanhamos com apreensão e vivo interesse os movimentos políticos, intelectuais e pedagógicos que fizeram de 2016 um dos anos mais terríveis de nossa história. Definitivamente, esse não foi um ano bom para quem defende a democracia, o Estado de Direito e as políticas sociais inclusivas do “lado de baixo do equador”. Continue lendo.

SEMINÁRIO ANUAL PENSAR A EDUCAÇÃO PENSAR O BRASIL

Universidade e Cidade – Seminário anual do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil de 2017 discute a relação entre as universidades e as cidades que habitam. Leia mais

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de férias. Mas dá pra conferir todos os programas de 2016 aqui. Voltamos em março de 2017 com uma importante discussão sobre educação toda segunda feira.

ENTREVISTA

Desvendando a PEC 55” – Isabela Mendes e Pedro Faria do Coletivo Face Sem Temer

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 12 de dezembro discutiu a face econômica da PEC 55. A conversa buscou compreender as justificativas apresentadas pelos propositores da Emenda Constitucional e os estudantes questionaram as causas e efeitos de uma emenda como esta.

CONVITE À LEITURA

Pós-graduação como matéria literária. Breve comentário – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

Que tempo é este em que a pós-graduação tem tanta força, agora também como matéria literária? Talvez a tentativa de resposta nos diga algo. Mas, perguntar já é bastante, a estas alturas.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Blog Pensar a Educação

Qual o limite do investimento de nossas elites na desigualdade?” É a pergunta que inicia as reflexões presentes no Blog do Pensar a Educação nesta última semana que, entre outros, teve a aprovação da PEC 55 no Senado Nacional. Também sobre a PEC “do teto”, como tem sido chamada, o SIND-UTE/MG divulgou uma nota pública, a qual compartilhamos com nossos leitores e leitoras. Compartilhamos, ainda, a nota do Comando de Greve dos Docentes da UFMG eleito em Assembleia sobre a conjuntura política atual. Lembramos que o Jornal entre de férias, mas o Blog do Pensar a Educação continuará a trazer postagens inéditas!

O Brasil como educador: contextos de desenvolvimento para crianças – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO

Ao delinear o amplo raio de ação da educação infantil, quero incluir também as relações da sociedade, da família e do estado para com as crianças no seus processos educativos e contextos de desenvolvimento.

Erramos, de novo e sempre! – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Precisamos pensar numa cidade sem analfabetos funcionais que possam e saibam usufruir e fruir plenamente a sua vida. Vejo aqui o resultado de uma responsabilidade social que é exigida aos professores e professoras sem que sejam dadas as condições para ao menos tenta-la.

“A repressão da PM nas manifestações populares” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Em conversa com o jornalista Vinicius Luiz o professor Luciano Mendes comentou as ações recentes da Polícia Militar contra manifestantes durantes atos populares. 

A Coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Rádio UFMG Educativa.

PISA: destaques do que deu na imprensa – Blog do Freitas

Em época de divulgação de PISA, proliferam na imprensa as conclusões fáceis. Eis algumas que separei: “O nível socioeconômico também influencia o desempenho. Alunos com maior nível socioeconômico tendem a tirar notas maiores. 

Leia mais.

OCUPAÇÕES

E agora? – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

Com a aprovação da PEC 55, o movimentos da educação contra o corte de gastos se reorganiza para impedir retrocessos na área.

As ocupações e reocupações da universidade – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

Derrubada de paredes do arquivo da Faculdade de Letras da UFMG, ocorrido em meio às ocupações da universidade, levanta a questão do uso dos espaços pela comunidade acadêmica.

Os jovens que ocupam escolas representam a utopia dos dias de hoje, afirma documentarista Silvio Tendler – UFMG Notícias

A gente está vivendo um processo político muito complexo, um projeto em que a barbárie é elevada à potência mil. Ao mesmo tempo, existe a utopia dos jovens que se rebelam, a ocupação das escolas contra o pensamento único, milhares de jovens que se reúnem pra discutir a escola que eles querem. 

Leia mais.

PLANOS DE VISTA

Fórum Nacional de Educação e a procrastinação do MEC – Fernando Henrique dos Santos – EXCLUSIVO

Não há um cidadão que não diga que esse ano não foi turbulento no Brasil, principalmente no campo da política, sobretudo a partidária. Os discursos da direita, da esquerda e do centrão não são de um cenário futuro com menos preocupações, ao contrário, as complicações são diversas, em qualquer campo (política, economia, saúde, educação, segurança, transporte) que olharmos.

ENTREMEMÓRIAS

Escola Municipal Vale do Rio Doce: a legislação em pauta – Sebastiana Aparecida Moreira e Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida – EXCLUSIVO

A Escola Vale do Rio Doce surgiu num cenário de assentamento, e a partir da década de 80 foi visível uma série de transformações no panorama da educação rural e na luta pela reforma agrária, marcada fortemente por movimentos sociais como o dos trabalhadores rurais sem terra (MST) e mobilizações em torno do processo Constituinte de 1988.  

PESQUISA EDUCACIONAL

A ciência e a tecnologia na TV brasileira: uma análise da programação da TV Globo – Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUCSP)

Estudo analisa como temas de C&T são veiculados na emissora de TV aberta de maior audiência no Brasil, a TV Globo.  

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Comunidade científica considera a aprovação da PEC 55 um retrocesso para o desenvolvimento do País – Jornal da Ciência

Presidente da SBPC, Helena Nader, diz lamentar que governo brasileiro insista em tratar educação, saúde, ciência, tecnologia e inovação como gastos.

Patrimônio científico da nação está ameaçado – UFRJ

Moção publicada pelo Conselho Universitário da UFRJ alerta que a PEC 55 e o projeto de reforma da previdência podem inviabilizar as universidades públicas e todo o patrimônio científico da nação.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Saúde e educação devem ser preservadas, diz ministro em encontro de reitores – Portal MCTI

Na abertura do seminário da Andifes, Gilberto Kassab defendeu a emenda constitucional, aprovada pelo Senado, que limita os gastos públicos, mas ressaltou a importância de preservar os recursos da saúde e da educação.

Leia mais.

AMERICA LATINA

Envejecer en femenino – Blanca Susana Vega Martínez – EXCLUSIVO

Las condiciones sociales y culturales de las mujeres que hoy son adultas mayores las colocan bajo diversas desventajas, por ejemplo: menos acceso a la educación, a la alimentación, a los servicios de salud, y a un empleo que le proporcione una jubilación o pensión.

Um balanço pela educação na América Latina – Mateus Afonso – EXCLUSIVO

No segundo semestre desse ano, destacamos inúmeras notícias sobre a educação em diversos países latino-americanos. Muitas delas dizem respeito a problemas e discussões também presentes no nosso país, desde mobilizações docentes exigindo melhores condições profissionais a reflexões sobre a necessidade de se repensar os sistemas educacionais.

Leia mais.

LIVRE EXPRESSÃO

Dezembro – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Portanto, neste dezembro,

abra a janela e veja o sol.

Respire o sol, as plantas, os bichos, o ar.

Renove-se: aproxime-se mais da natureza.

PENSAR INDICA

A Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE) é uma articulação plural de organizações da sociedade civil que atua na defesa e promoção do direito a uma educação pública e gratuita para todos e todas, de responsabilidade do Estado. Como uma rede de organizações da sociedade civil que luta pelo direito à educação, a CLADE desenvolve suas ações com base à sua Carta de Princípios e a leitura permanente do contexto político da região. Acesse o site e conheça as mais a campanha.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail:

TIRINHA

André Dahmer – Facebook

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *