Vol. 4, Nº 147 / Dezembro de 2016 – sexta-feira, 02.

EDITORIAL

Educação, violência e destruição!

Nem em nossos piores pesadelos o ano de 2016 seria tão desastroso como tem sido para o conjunto da vida nacional. E, a considerar a eleição dos EUA e o que vem acontecendo em outras partes, para o mundo todo! No caso da educação, então, a situação beira à catástrofe. As ações violentas da polícia esta semana em Brasília é, de tudo isso, mais uma demonstração do que estamos enfrentando da força destruidora dos corpos e dos sonhos. Continue Lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 5 de dezembro, vamos receber a professora do CEFET, Ana Elisa Ribeiro, para falar sobre Educação e Literatura. Segunda também tem Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes, a Agenda da Educação, a coluna Pensando bem e a Sessão Especial Educação e Mídias.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Você também pode conferir os últimos programas aqui.

ENTREVISTA

“O nome atual do mal-estar docente” – Prof. Marcelo Ricardo Pereira

Na última segunda feira, 28, o programa de rádio Pensar a Educação, pensar o Brasil recebeu o professor da Faculdade de Educação da UFMG Marcelo Ricardo. Ele falou sobre seu novo livro: “O nome atual do mal-estar docente”. A publicação trata do padecimento psíquico de professores que se dizem cada vez mais estressados, esgotados, angustiados, deprimidos, hipermedicalizados, em pânico ou desistentes.

CONVITE À LEITURA

A Tradutora, de Cristovão Tezza  – Luciano Mendes de Faria Fillho – EXCLUSIVO
O livro se centra na história de uma tradutora curitibana que, às voltas com a tradução do livro de um filósofo catalão para o português, é contatada pela FIFA para acompanhar um de seus executivos que fará uma visita a Curitiba como parte da preparação para a realização, na capital paranaense, dos jogos da copa do mundo de 2014.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Blog Pensar a Educação

Durante a última semana o Blog do Pensar a Educação publicou um texto que discute a judicialização da Educação Infantil, problema que advêm do compartilhamento do cuidado e da educação de crianças pequenas. Além disso, divulgamos a “Declaración Pública” sobre a educação latino americana, produzida pela Red Estrado no XI Seminário Internacional, realizado no México. E para encerrar a semana, o Blog compartilhou um texto da Profa. Da FaE/UFMG, Maria de Fátima Cardoso Gomes, sobre acordos de cooperação internacional Sul-Sul e a experiência do Programa de Pós-Graduação em Educação neste tipo de iniciativa. 

“Sabe se sentir no meio de uma guerra? Foi isso.” – Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos – EXCLUSIVO

Existia uma energia no ar, as pessoas olhavam e sorriam carregadas de determinação e esperança. Sabíamos que estávamos cumprindo um papel importante. O céu cinza de Brasília predizia o que nos esperava: cumpríamos nosso direito democrático de protestar, mas não vivemos tempos de direito, não na opinião dos que estão no governo.

Mamãe eu quero ir a Cuba! – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

A primeira lição que se dá a quem se pretende líder é exatamente essa: ninguém segue homens, as pessoas seguem ideias. Cuba não é apenas Fidel. Cuba é o povo cubano que optou por seguir os ideais de Fidel.

Aprendendo a debater, aprendendo a viver  Laura Leal e Gabriel Siqueira -EXCLUSIVO

Por mais que as simulações possam causar certo estranhamento à primeira vista, essa atividade conquista todos que a conhecem. Em minha primeira experiência com simulações, no Colégio Militar de Belo Horizonte, quando ainda estava no oitavo ano, fiquei assustadíssima. Após observar meus colegas do ensino médio simulando, acreditei que nunca seria capaz de discutir sobre racismo, guerras, acordos internacionais e muitos outros assuntos como eles debatiam.

Escola Básica e indisciplina – Reinaldo Pereira da Silva – EXCLUSIVO

A indisciplina representa no cotidiano escolar da escola básica à universidade, um dos principais fenômenos geradores de inúmeras dificuldades, sejam elas, relacionadas às relações entre professor e aluno e entre alunos.

Carta aberta em defesa da democracia na escola brasileira 

Diante dos recentes e constantes ataques à liberdade democrática nas escolas brasileiras, que vão desde o projeto de lei intitulado Escola sem Partido, que fere a liberdade de ensino e pensamento, passando pela tentativa de reforma do ensino secundário imposta pelo governo sem qualquer debate com a sociedade ou educadores, chegando ao uso da violência do Estado contra estudantes secundaristas que reivindicam os seus direitos constitucionais de maneira pacifica, pedimos o apoio da comunidade internacional para a defesa dos direitos fundamentais e constitucionais que têm sido sistematicamente atacados pelo atual e ilegítimo governo brasileiro.

“Forum de Ciência Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas articula as sociedades científicas de diversas naturezas que representam os pesquisadores e as pesquisadores das áreas ou subáreas que compõem essa Grande Área do Conhecimento. Seu objetivo principal é o debate e a tomada de posição sobre os temas relativos às políticas e às práticas de pesquisa que afetam os(as) pesquisadores, a comunidade científica e a sociedade brasileira. Na coluna desta semana o professor Luciano mendes conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre a iniciativa. A Coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Rádio  UFMG Educativa.

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OCUPAÇÕES

Estudantes ocuparam Esplanada dos Ministérios contra a PEC55 – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

Articulação nacional reuniu centenas de manifestantes em Brasília no mesmo dia em que a proposta era votada no Senado. A ação sofreu repressão da PM do Distrito Federal.

O Brasil das manifestações – NEXO
A socióloga Angela Alonso, professora da USP e presidente do Cebrap, fala ao Nexo sobre novos atores políticos, as tensões e contradições compreendidas nos movimentos e sobre as consequências das manifestações para o sistema político brasileiro. 

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PLANOS DE VISTA

A tocante questão da formação de professores – Fernanda Aparecida Oliveira Silva – EXCLUSIVO

Nesse cenário brasileiro de incertezas em que nos encontramos, não podemos deixar de fazer alguns apontamentos sobre a tocante questão da formação de professores, que, a nosso ver, merece uma atenção especial, já que muito dos efeitos positivos e negativos que vivenciamos na educação se baseiam no tipo e na qualidade da formação que nossos educadores estão recebendo.

ENTREMEMÓRIAS

História e memória do Instituto de Assistência a menores de Rio Verde-GO – Nívea Oliveira Couto de Jesus – EXCLUSIVO

A pesquisa sobre as instituições escolares é muito importante para a compreensão político-histórica-social, não só regional, mas nacional. Destacamos o estudo realizado sobre o Instituto de Assistência a Menores (IAM) de Rio Verde-GO, abordando um de seus segmentos, a Escola de Educação Infantil Tia Santinha.

PESQUISA EDUCACIONAL

HEUSER, Ester Maria Dreher. Do direito aos problemas para o aprendizado filosófico: considerações sobre as Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná a partir de uma perspectiva deleuziana. Educação e Filosofia, Uberlândia, v.30, n.60, 2016.

O artigo parte de algumas considerações macropolíticas do ensino de Filosofia no Brasil, orientadas pela lógica das competências e habilidades; se ocupa das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná nas quais tal lógica está ausente e enfatiza o curioso lugar de destaque que a perspectiva filosófica de Deleuze e Guattari ocupa na proposta metodológica das Diretrizes.

Pesquisa em andamento – Pesquisa sobre o ensino de Matemática na primeira metade do século XX – Brian Diniz Amorim – EXCLUSIVO

A pesquisa de mestrado intitulada “Indicações metodológicas para o ensino da Matemática presentes em livros que circularam em Minas Gerais na primeira metade do século XX: um estudo da biblioteca pessoal da professora Alda Lodi” tem como objetivo investigar as indicações metodológicas para o ensino de Matemática, na primeira metade do século XX, utilizando como fonte livros que compõem a biblioteca pessoal da professora Alda Lodi.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Queremos mudar a mídia! – Nossa Ciência

Como conseguir espaço para CT&I em veículos de comunicação tradicionais e digitais? Alagoas aposta em prêmio de jornalismo

3º Fala Ciência reúne reflexão e prática – FAPEMIG

A 3º edição do Fala Ciência, iniciativa organizada pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), buscou reunir aspectos relacionados à reflexão e à prática da comunicação pública da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no país.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Um em cada cinco futuros professores no Brasil têm ‘nota vermelha’ – CBN

Dados do Inep revelam que quase 20% dos candidatos do Enem que ingressaram em uma graduação de pedagogia em 2015 não conseguiriam sequer um certificado de ensino médio com base na nota do exame.

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AMERICA LATINA

Reforma de Educación y Presupuesto – La Tercera, Chile

Han transcurrido ya casi cinco meses desde la presentación del proyecto de reforma a la Educación Superior (ES) en el Parlamento y estamos detenidos, no se observa ningún avance.

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PENSAR INDICA

Rede Nacional Primeira Infância é formada por um conjunto de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam na promoção da primeira infância. Tem como missão fomentar a elaboração, o aprimoramento e a integração das políticas nacionais para as crianças até seis anos de idade, monitorando e avaliando sua implementação. Além disso, a Rede consolida e dissemina informações e referências sobre as temáticas desta faixa etária, bem como organiza ações de mobilização social e políticas para a realização de suas propostas. 

INDICAÇÃO DO LEITOR

Diana Gonçalves e Maurilane de Souza – Lançamento do livro De madeiras e artes de fazer flechas: apontamentos teórico-metodológicos em história da educação”

Emil A. Sobottka and Fernanda Bittencourt – Nova edição da Civitas – Revista de Ciências Sociais

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OPINIÃO DO LEITOR

Eliete Maia em 25/11/2016 (SEÇÃO ESPECIAL – Edição 140 – 14/10/2016 –Professor na medida /Aleluia Heringer Lisboa)

Excelente! Buscamos esse diálogo necessário diariamente  para que a nossa prática não seja apenas  uma dose de conhecimento e que muitas vezes não acertamos o ponto e nem a medida certa.

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TIRINHA

Por Matheus Ribs

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

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