Menu

Ano 4 – Nº 141 / sexta-feira, 21 de outubro de 2016

EDITORIAL

Das (Im)Potências da Educação

O crescente investimento dos grupos antidemocráticos a favor do esvaziamento das possibilidades educativas da escola e, na mesma direção, a favor do controle do professor, propondo o cerceamento da ação docente, nos faz acreditar que esses grupos reconhecem na escola uma grande potência formativa, sendo capaz não apenas de definir identidades sexuais e de gênero das pessoas, mas também por formar sua perspectiva política e ideológica, e muito mais. Leia mais.

SEMINÁRIO ANUAL

O Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizará no dia 27 de outubro mais um encontro do Seminário Anual “A Escola Básica interroga a Universidade”. A sétima conferência do ano recebe as professoras Lana Mara de Castro Siman (UEMG) e Ana Maria da Silva (RMEBH e Coordenadora da Escola Tempo Integral). O seminário que discute a relação entre a academia e os estudantes e educadores da Educação Básica já recebeu diversos pesquisadores e professores da educação básica este ano. Você pode conferir as conferências anteriores aqui.

A conferência do dia 27 de outubro será às 19h no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG. O debate terá transmissão ao vivo pelaRadio Web FaE e também pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube. Outras informações no www.pensaraeducacao.com.br e pelo telefone: (31) 3409-5355.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 24 de outubro de 2016.

Você não pode perder mais uma entrevista da Série “Cidades”. Continuamos a discutir a vivência e as relações no ambiente urbano. No dia 24 de outubro vamos receber integrantes do Projeto RECIPIENTES – edifícios centrais em desuso. A iniciativa reúne alunos da Escola de Arquitetura da UFMG e busca dar visibilidade a espaços vagos que, devido sua localização, tem grande potencial para abrigar atividades e iniciativas temporárias, criando novas vivências com seu entorno e com a cidade. Segunda também tem Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes, a Agenda da Educação, a coluna Pensando Bem e aSessão Especial Educação e Mídias.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Você também pode conferir os últimos programas aqui.

ENTREVISTA

No dia 17 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou entrevistas especiais dedicadas ao dia do professor. No embalo da Série Cidades, conhecemos duas experiências de educação de Belo Horizonte.

 

“Série Cidades: oportunidades para todxs” – Emerson Gonçalves e Libernina – Transenem

Nascido em 2015, o projeto Transenem recebe travestis e pessoas trans em aulas preparatórias para o ENEM. Para saber mais sobre a iniciativa, as vivencias e desafios em sala de aula, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil conversou com o professor voluntário de química, Emerson Gonçalves, e com a aluna Libernina.

“Série Cidades: onde for preciso” – Estudantes e Professores do Cursinho Comunitário Dandara

A iniciativa, que trabalha em parceria com o Projeto Educafro, realiza aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio para moradores da Ocupação Urbana Dandara. O grupo é composto por professores voluntários. No programa do dia 17 alguns deles falaram desta experiência.

CONVITE À LEITURA

Formação Docente na UFMG: história e memória – Luciano Mendes, João Valdir e Nelma Marçal

Esta publicação é resultado do projeto integrado de pesquisa “Formação de Professores para a Educação Básica na Universidade Federal Minas Gerais: história, memória e modelos atuais”, financiando pela FAPEMIG e pelo CNPq. O objetivo central foi investigar o processo pelo qual a UFMG se constituiu como instituição formadora de professores para a educação bá­sica, bem como os modelos de formação debatidos, elaborados e operacionalizados pela instituição ao longo de sua história.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Blog Pensar a Educação

Na último dia 14 o Pensar a Educação Pensar o Brasil lançou a Revista Brasileira de Educação Básica e o livro Formação docente na UFMG: história e memória, cuja apresentação foi compartilhada no Blog Pensar a Educação. Além disso, o post A Educação e a Imprensa – A Educação na Imprensa apresenta uma reflexão de como são fabricadas as notícias e quais as suas intencionalidades.

As razões econômicas para a MP 746/2016 – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Ao modificar o artigo 10 da lei 11.494/07, o legislador prioriza a “formação técnica profissional” e um possível “segundo percurso formativo” reservando os últimos lugares aos outros segmentos formativos como educação especial, indígena e quilombola e a educação de jovens e adultos, elencando-os como os últimos a serem pensados na distribuição de recursos.

Diversidade e Universidade: uma relação possível? – Cairo Mohamad Ibrahim Katrib – EXCLUSIVO

Neste contexto de mudanças, destaco que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Graduação, tem se movimentado para fazer com que as questões raciais, os direitos humanos e outros campos de possibilidade do exercício da alteridade e da diversidade sejam efetivados na forma de um trabalho significativo, capaz de promover uma educação mais humana e conscientizadora.

“Escolas ocupadas”  – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

A conversa do professor Luciano Mendes com o jornalista Vinicius Luiz dessa semana fala sobre o movimento de ocupação de escolas públicas em todo país. Já são mais de 500 escolas públicas ocupadas por estudantes que protestam contra a Medida Provisória que institui a reforma do ensino médio e contra a PEC 241. O professor destaque que as ocupações são sinal de que os jovens se interessam pela escola e querem ser ouvidos.

Aos Educadores” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

No ultimo sábado, lembramos mais uma vez o dia dedicado aos educadores, na coluna desta semana, Beatriz Cerqueira fala sobre esta data.

Leia mais.

PLANOS DE VISTA

O PNE e os Ministérios Públicos de Contas – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO

Do lançamento da PLANOS DE VISTA até os dias de hoje, car@ leitor@, já convidamos à nossa roda de conversa membros dos mais diversos conselhos e comissões de educação. Além disso, encaminhamos a todos esses membros  semanalmente, só para que você fique sabendo um pouco mais da dinâmica desta seção, a edição de momento do PENSAR A EDUCAÇÃO EM PAUTA, objetivando que, se um dia assim desejarem, por aqui conosco interajam, já que de nosso interesse conhecer bem seus pontos de vista, bem como, aliás,  o de todo e qualquer segmento.

ENTREMEMÓRIAS

Entre o privado e o público: memórias da gênese do segundo grupo escolar de Rio Verde/GO (1947-1961) – Maria Aparecida Alves Silva – EXCLUSIVO

A pesquisa sobre a gênese e desenvolvimento do Grupo Escolar César Bastos, em seus primeiros quatorze anos de funcionamento (1947-1961), possibilitou indicar algumas conclusões que servem de subsídios para o estudo da questão educacional de Rio Verde/GO, bem como do contexto goiano e brasileiro no período em apreço.

PESQUISA EDUCACIONAL

JACOMINI, Márcia Aparecida; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pro-Posições,  Campinas ,  v. 27, n. 2, p. 177-202,  Aug.  2016 .

Com o objetivo de problematizar facetas das condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil e seu desenvolvimento profissional, utilizaram-se dados da pesquisa “Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impasses, impactos e perspectivas”, realizada em 12 estados brasileiros e suas capitais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas se manifesta contra Corte de Bolsas pelo CNPq – FCHSSA

O Fórum enviou carta ao Presidente Interino do CNPq, Prof. Marcelo Marcos Morales,  se manifestando contra o Corte de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e  chamando a atenção para o quanto estes cortes poderiam comprometer ainda mais o Sistema Nacional de C&TI, já fragilizado por sucessivos cortes de verbas nos últimos anos.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Em nota, Conselho Universitário da UFMG avalia como ‘desastrosos’ os efeitos da PEC 241 sobre as instituições públicas de ensino superior – Notícias UFMG

De acordo com o comunicado, “a aprovação da PEC 241 implicará a diminuição dos recursos públicos e, consequentemente, o recuo na política de expansão e melhoria da qualidade do ensino superior nas instituições, afetando o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a permanência de número significativo de jovens, oriundos da escola pública e de grupos tradicionalmente marginalizados na sociedade”

Leia mais.

AMERICA LATINA

Docentes esperan explicación de la Contraloría tras recibir pago ‘a medias’ – La Prensa, Panamá

El Meduca informó a la Unión de Educadores por la Calidad de la Educación que no recibieron el pago completo porque la Contraloría no puede pagar más de 3 mil 500 a los funcionarios.

Leia mais.

PENSAR INDICA

O mini-curso “Pesquisa em Cultura Popular: autonomia, pluralidade e contemporaneidade” será ministrado por Francisco van der Poel (Frei Chico) e pela mestra Lira Marques. Durante o curso, serão discutidas formas de se pesquisar a Cultura Popular, sob uma perspectiva humanista, preconizando a agência dos sujeitos na construção de sua própria identidade cultural. O evento será, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 14h às 18h, na sala de teleconferência da FaE/UFMG. As inscrições já estão abertas pelo site do programa: www.ufmg.br/saberesplurais. Haverá a emissão de certificado.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Matheus da Cruz e Zica – I Seminário do Grupo de Estudos “Porta Macau: literaturas, línguas e culturas” (CNPq). USP – Dias 24 e 25 de outubro de 2016

Camila Flecha – Lançamento do livro: O trabalho escolar e a matriz curricular por descritores – Ilton de Oliveira Chaves Jr.

Lançamento do livro: Por mãos alheias: uso da escrita na sociedade colonial – Silvia Rachi

Bruna Erlandsson – IX Workshop de Editoração Científica

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:

OPINIÃO DO LEITOR

Fabiane Gai Pereira em 15/10/2016 (SEÇÃO ESPECIAL – Edição 140 – 14/10/2016 – Professor Solanka e a docência contemporâneaRoberto Rafael Dias da Silva)

Excelente reflexão, Prof. Roberto!!! Inspiração para reinventar a docência neste mundo de tantos desafios!

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail:

TIRINHA

Por André Dahmer – Malvados

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *