Vol. 4, Nº 134 / Setembro de 2016 – sexta-feira, 2.

EDITORIAL

Estamos de luto

Estamos de luto, porque é preciso transformar a perda em memória para continuarmos, sem ressentimento, raiva ou rancor, na luta por um país mais justo, mais igualitário, mais democrático, menos violento, menos misógino, mais diverso, mais alegre… mais nosso e de todo mundo! Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

Com a proximidade das eleições, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza uma série de entrevistas sobre questões municipais ligadas à educação. Abrimos a série com a presença do professor da rede Municipal de Belo Horizonte, Ramuth Marinho, que irá conversar conosco sobre o Plano Municipal de Educação.  

 

Segunda também tem a coluna Educação em Pauta, com o professor Luciano Mendes, a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Pensando Bem e a sessão especial Educação e Mídias recebendo o professor Luiz Carlos Villalta para falar sobre Independência e Memória Política no Brasil.

ENTREVISTA

Interdisciplinaridade a partir de um tema comum – Professor Marcio Antônio da Silva

No dia 29 de abril, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o mestre em Ensino da Ciência, Márcio Antônio da Silva, para falar de sua dissertação “A construção da interdisciplinaridade a partir da realidade local: o olhar dos professores do ensino médio”. O trabalho discute como professores se situam em uma perspectiva interdisciplinar e como eles e os alunos vencem as barreiras que impedem o diálogo entre as disciplinas e entre as pessoas.

CONVITE À LEITURA  

Aquarius, de Kléber Mendonça Filho – Pablo Villaça

Interessado também nos elementos políticos e sociais que oferecem contexto à trajetória daqueles indivíduos, o diretor aponta o autêntico corporativismo de uma elite que se protege através de ligações obviamente promíscuas (o jovem engenheiro é afilhado do irmão de um editor de jornal que, por isso, o mantém presente nas colunas sociais, inflando sua reputação), remetendo também ao preconceito velado que se mantém imutável ainda hoje (“Sei que a senhora veio de origens humilde…”, presume alguém sobre Clara apenas por estar ter “a pele mais escura”).

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Blog Pensar a Educação

Na semana em que a democracia do Brasil sofreu um duro golpe, o Blog do Pensar compartilhou algumas reflexões que nos ajudam a elaborar esse momento. Um destes traz a indicação de textos publicados nos blogs Cafezinho e GGN em conjunto nos ajudam a entender melhor as articulações do golpe em curso e que não se encerrará com a deposição da Presidente Dilma. Outro texto apresenta uma discussão sobre “Os coletivos do/no Golpe”. Este texto rememora os movimentos sociais da década de 80 e apresenta as diferenças entre estes e a atuação dos coletivos na contemporaneidade. E para encerrar, reproduzimos o texto “Presente para a cidade: a propósito das comemorações dos 89 anos da UFMG”, publicado pelo Prof. Luciano Mendes de Faria Filho no número 1955 do Boletim UFMG.

Série Golpe da coalizão PiG/PBBB no Brasil (2016) em diálogo com O 18 Brumário de Luís Bonarparte (1852) –  A peculiar doença parlamentar de ontem e hoje – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO

Os movimentos sociais agora tentam remediar esse quadro para que o Estado não se transforme, literalmente, em um Estado terminal. Temer e seus comparsas não escondem em seus discursos e práticas – apesar de estarem temendo e evitando aparições públicas – que querem exatamente aniquilar o poder do Estado, neutralizá-lo em sua função mais importante que é a redistributiva.

Reflexões sobre um dia triste – Virgínia P. S. Àvila – EXCLUSIVO

A cada pronunciamento dos senadores golpistas (sim, foi um golpe!) eu me perguntava: o que diremos aos nossos filhos, netos e alunos sobre esse momento da história política brasileira? O retrocesso já é visível, quer nos programas de inclusão social como no investimento em educação e saúde.

Colômbia: A Educação como condição para a paz – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Serviços como educação não são apenas a garantia do direito ao conhecimento, mas o direito de construir a vida e a autonomia de cada cidadão. Educar-se significa, numa situação de pós-guerra, desde uma garantia integral e imediata para as crianças até um aligeiramento do processo para os jovens e adultos. Porém, ser perder a qualidade.

Estamos a superar o “desvalor” da educação infantil? – Marcelo Ribeiro -EXCLUSIVO

Infelizmente há uma inversão perversa em relação a valorização às etapas da educação escolar. Nesse sentido, quanto mais inicial a etapa escolar, menos valorizada ela é. Essa constatação se sustenta sob vários aspectos. Dentre eles é possível destacar a questão da formação e remuneração profissional.

Elogio da incerteza. Três reflexões a partir dos Jogos Olímpicos – Eduardo Galak – EXCLUSIVO

Na passada semana o meu querido amigo Ivan Gomes me pediu algumas reflexões sobre a minha experiência no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos, que ocorreram em agosto passado. A intenção dele era compartilhar diferentes olhares sobre esse evento com seus alunos da graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Mais do que “Pensar a Educação”, a minha intenção publicando estas palavras neste jornal é “Pensar o Brasil” e a sua complexa e contraditória sociedade.

“Educação Cívica e o processo de Impeachment” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Em conversa com o Jornalista Vinicius Luiz, o professor Luciano Mendes afirma que o processo de impeachment contribui para provocar reflexões sobre a nossa democracia.

“O futuro da Base Nacional Comum Curricular” – Pensando Bem – Professor Miguel Arroyo

O professor emérito da UFMG, Miguel Arroyo, comenta as discussões em torno da criação da Base Nacional Comum Curricular. A coluna Pensando Bem é uma parceria do Pensar a Educação, Pensar o Brasil com o Sind-UTE MG.

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PLANOS DE VISTA

Car@ leitor@ (oxalá futur@ escritor@) da Panos de Vista! – Carlos Henrique Tretel  – EXCLUSIVO

Sinta-se à vontade, portanto, car@ conselheir@, para conosco interagir, publicando no espaço que em breve estará disponível no PENSAR A EDUCAÇÃO EM PAUTA os materiais que você porventura considere relevantes ao debate do momento por que passamos. A fim de que cheguemos ao momento por que ansiamos, de seriedade na gestão da educação pública.

ENTREMEMÓRIAS

O intelectual Ironides Rodrigues – Gilca Ribeiro Dos Santos – EXCLUSIVO

Escritor, crítico e ativista negro, foi um dos colaboradores do Teatro Experimental do Negro desde sua fundação. Ministrou aulas de alfabetização e de cultura geral nos cursos de preparação de elenco. Contribuiu ainda para diversas atividades da companhia apresentando palestra, e elaborando textos.

PESQUISA EDUCACIONAL

ALMEIDA, Sheila Alves de  e  LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro.CIENTISTAS EM REVISTA: EINSTEIN, DARWIN E MARIE CURIE NA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciência (Belo Horizonte) [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.29-47. ISSN 1415-2150.

Este trabalho analisou três edições da revista Ciência Hoje das Crianças, em que Einstein, Darwin e Marie Curie são apresentados. Frente ao desafio de divulgar a vida e a obra desses cientistas de forma adequada às crianças, para análise dos artigos consideramos a linguagem utilizada, as imagens apresentadas e, principalmente, a representação da revista sobre os cientistas.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

“É fundamental que todos os recursos disponíveis sejam efetivamente utilizados para o fortalecimento da área de CT&I” – SBPC

Em carta a ministros e governadores do todo o País, a SBPC, ABC, ANM, Anpei, Confap e Consecti pedem apoio na luta pelo não contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Brasil está longe de cumprir meta do PNE de alfabetização de adultos – Estadão Educação

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE) 93,5% da população com mais de 15 anos deveria estar alfabetizada até 2015. Em sua meta 9, o PNE estabelece também que o país erradique o analfabetismo adulto até 2024.

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PENSAR INDICA

II Setembro Azul na UFOP – Em sua segunda edição, o Setembro Azul na UFOP está de volta. O mês é um marco para as comunidades surdas brasileiras, já que são comemorados o “Dia Mundial das Línguas de Sinais”, no dia 10, o “Dia Nacional dos Surdos”, no dia 26, e o “Dia Internacional dos Surdos”, no dia 30. Novamente o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) dá visibilidade para a importância e a necessidade de se discutir assuntos inerentes à surdez, à língua brasileira de sinais e à acessibilidade das pessoas surdas.

INDICAÇÃO DO LEITOR

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OPINIÃO DO LEITOR

Iria Brzezinski em 28/08/2016 (EDITORIAL – Edição 133 – 26/08/2016 – A PEC 241 e o presente/futuro da educação brasileira)

Excelente texto sobre a PEC N.241. Estou divulgando.

 

Marília Arreguy em 26/08/2016 (EDITORIAL – Edição 133 – 26/08/2016 – A PEC 241 e o presente/futuro da educação brasileira)

O verdadeiro corte deveria ser feito no “bolsa empresário” e na taxação das grandes fortunas. Cortam-se verbas destinadas à educação e saúde pública para privilegiar os ricos. Quem bate palmas para essas atitudes, em geral, desconhece os contextos profissionais da educação e saúdes públicas. Julgam o que é melhor para a educação com base em argumentos econômicos insólitos que só favorecem o mercado especulativo e as grandes corporações multinacionais. Manipulam dados financeiros para enganar a população. ABAIXO A PEC 241!!!

 

Euridiana Silva em 28/08/2016 (SÉRIE – Edição 133 – 26/08/2016 – Golpe da coalizão PiG/PBBB no Brasil (2016) em diálogo com O 18 Brumário de Luís Bonarparte (1852)/Matheus da Cruz e Zica)

Ansiosa para ler os demais! De fato, vemos um pós manifestações de 2013 que culminaram num futuro talvez previsível, mas que muitos dos manifestantes não julgavam palpáveis depois que “o gigante acordou”. Vemos um discurso de cegueira e de medo, um medo meio velado que fez emergir os ultraconservadores, mas que na realidade suscita um medo ainda maior nos pensantes da esquerda. Estamos vendo sim, aos poucos, aquela democracia que julgávamos frágil, ser, assim como os conservadores, do domínio do ultra… É quase uma guerra fria, de uma frieza ideológica absurda. Nos resta sim, a luta!

 

Sandra Medina Costa em 28/08/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 133 – 26/08/2016 – Jogar, lutar e estudar como mulher!/Aleluia Heringer Lisboa)

Excelente artigo!!!

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TIRINHA

Por Millôr Fernandes

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-6167

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