Vol. 4, Nº 128 / Julho de 2016 – sexta-feira, 01.

EDITORIAL

Manifesto Contra o Fascismo

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO 

Dia 04 de julho, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebe o vereador de Belo Horizonte, Arnaldo Godoy. Vamos conversar sobre os rumos da educação na capital mineira.

Segunda também tem a coluna Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes, a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Pensando Bem e a sessão especial Jovem Protagonista.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA

“Expressão cultural na educação de Jovens e Adultos” – Clara Garavello

No Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 27 de junho, a estudante de Letras e Professora da Educação de Jovens e Adultos no COLTEC|UFMG contou um pouco sobre o trabalho feito com o Teatro entre os alunos da EJA. Ao lado das alunas Maria Aparecida e Eliana Faria ela nos contou sobre as visitas ao teatro e os estudos em torno da linguagem teatral.

Os interesses da escola sem partido – Prof. Marcos Cezar de Freitas

Em uma entrevista especial no programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, o professor da Universidade Federal de São Paulo Marcos Cezar de Freitas conversou sobre os caminhos atuais da educação, as interferencias da crise política e os projetos de Escola Sem Partido.

CONVITE À LEITURA  

A necessidade de ideias que choquem o mundo – Mateus Vinicios Afonso Rocha– EXCLUSIVO

Hannah Arendt – Ideias que chocaram o mundo (2012) é um drama biográfico dirigido por Margarethe von Trotta que retrata a cobertura feita pela filósofa alemã, interpretada por Barbara Sukowa, do julgamento do ex-oficial nazista Adolf Eichmann.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Blog Pensar a Educação

O Blog continua a acompanhar as discussões sobre a pós graduação no país por meio do post Avaliação da Pós Graduação: questões, dilemas e sugestões. Nele estão reunidos os textos publicados na série sobre a Avaliação da Pós Graduação publicada aqui no Pensar a Educação em Pauta. Outro assunto que mereceu atenção do Blog é a questão da violência. Sob o título de  A violência e a educação de nossas (in)sensibilidades o Blog discutiu a naturalização da violência e sua relação com os investimentos de grupos conservadores na área da educação.

Demétrio Magnoli e o bloco do eu sozinho – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Assim, ao escrever que “Historiadores pela Democracia é um nome de vocação totalitária” demonstra o seu erro no entendimento do que são os nomes e as coisas. Apesar de dizer que “nomear é desnudar-se” (e isso é correto) não entendeu que os nomes querem dizer algo e o dizem com força. Historiadores pela Democracia demonstra exatamente a que veio.

Testimonios en la profesión docente: tejiendo caminos – Jorgelina Tallei EXCLUSIVO

Conocemos poco de como muchas profesoras y profesores llegan a hasta la escuela, universidad, instituto, y valorizamos aún menos de lo que conocemos. Cada historia tiene memoria, cada historia forma parte de la profesión docente.

A Universidade “invade” a Escola Básica: o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil na Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri – Joaquim Ramos e Sandro Santos – EXCLUSIVO

A Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri (EMDMF) e as turmas externas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculadas à Escola Municipal Ana Alves Teixeira – ambas localizadas na regional Barreiro – receberam, no dia 06 de junho de 2016, a equipe do Programa Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) para realização e transmissão do Programa, da Vila Cemig.

“A universidade e a Educação básica” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Uma parceria entre a UFMG e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais traz uma serie de propostas a cerca da criação e avaliação de políticas publicas voltadas para a Educação. Este acordo propõe mudanças nos estágios da graduação da Licenciatura de educação básica. O jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes sobre características desta proposta.

“Escola Sem Partido” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

Na coluna pensando bem a presidente do Sind-UTE discute um pouco sobre os projetos de Escola sem Partido e as intenções por trás dessas iniciativas.

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ENTREMEMÓRIAS

Entre ideais, sonhos e memórias – Sonia Maria Gomes Lopes – EXCLUSIVO

Muitas foram as pessoas que contribuíram para a implantação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro – FMTM, mas foi sem dúvida o Dr. Mozart Furtado Nunes quem merece todas as honras. Além de fundador, juntamente com os outros companheiros, foi seu primeiro diretor.

PESQUISA EDUCACIONAL

COSTA, Elis Regina da; BORUCHOVITCH, Evely. O ensino de estratégias de aprendizagem no contexto da escrita. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 41, p.21-35, 2º semestre 2015.

A presente pesquisa teve como objetivo investigar se uma intervenção em estratégias de aprendizagem orientadas à escrita resultou no uso mais eficiente dessas estratégias na produção de narrativas entre estudantes do sétimo ano, de uma escola pública do Ensino Fundamental. Buscou também conhecer a opinião dos participantes acerca dos pontos positivos e negativos da intervenção na sua aprendizagem. 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Butantan fecha parceria com os EUA para produção de vacina contra o Zika –EBC

O Instituto Butantan e o Ministério da Saúde dos Estados Unidos fecharam parceria para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Só 21% dos calouros das principais unidades da USP vêm da rede pública – Jornal Folha de São Paulo

Dos 1.752 alunos que ingressaram neste ano nas três faculdades mais tradicionais da USP que ainda não aceitaram estudantes via Sisu, apenas 21% são oriundos da rede pública.

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AMÉRICA LATINA

Los maestros de Oaxaca (Página 12, Argentina)

La doble vara de la derecha ya no es la clásica doble vara. Es una, en particular, que siempre funcionó haciéndose invisible, al tiempo que invisibilizaba, como explicó mil veces Ramonet, una buena parte de la realidad. Eso ya no funciona. Se les descompuso el mecanismo. Recién hoy a México se le está cuarteando su imagen internacional, en un mundo hegemonizado por gente que dice estar a favor de la democracia y la libertad, pero no especifica para quiénes conciben esa democracia y esa libertad. No para todos ni para los más débiles.

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PENSAR INDICA

​O Instituto Casa da Glória, em Diamantina, receberá, a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho, memorial em celebração aos 100 anos do Colégio Nossa Senhora das Dores, que funcionou no prédio do Instituto de 1867 a 1966. Com o objetivo de difundir valor patrimonial de casarões e de valorizar diferentes usos dos espaços ao longo do tempo, a exposição, de caráter permanente, conterá fotos do Colégio, dedicado à educação feminina e dirigido por irmãs francesas da irmandade de São Vicente de Paulo. A visitação, gratuita, será de segunda a domingo, das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3531-1394.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Nima I. Spigolon – Lançamento do livro “Pedagogia da Convivência – Elza Freire – uma vida que faz educação”, dia 13 de julho, durante o 20º COLE, na UNICAMP

Amanda Aparecida – Inscrições abertas para o I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo

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OPINIÃO DO LEITOR

Paco em 25/06/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 127 – 24/06/2016 – ​Reflexões sobre a construção do Plano Estadual de Educação de Minas Gerais/Otavio Henrique F. da Silva)

Otávio, parabéns a você a todos os companheiros engajados nos movimentos pelo direito à educação. No debate ocorrido na FaE esta semana sobre o projeto “Escola sem Partidos” tivemos a visita de um dos fundadores do “patriotas” em Minas. Bom saber que as forças democráticas e populares saíram vitoriosas nos debates sobre o PEE. Temos que continuar a mobilização pelo restabelecimento da normalidade institucional com “fora temer” e pela garantia do direito à educação.

Abç,

 

Carlos Henrique Tretel em 25/06/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 127 – 24/06/2016 – ​Reflexões sobre a construção do Plano Estadual de Educação de Minas Gerais/Otavio Henrique F. da Silva)

Muito bem posto o seu pensamento, Otávio, principalmente ao finalzinho quando você condiciona a realização do que acreditamos necessário para a melhoria substancial de nossa educação pública (desenhado hoje em dia em milhares de planos de educação subnacionais aprovados ou em via de serem aprovados em lei) à luta. Muita luta mesmo, a julgar pelo seu relato dos acontecimentos do último dia 17. Continue lendo.

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TIRINHA

Por Laerte Coutinho

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

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Pensar a Educação em Pauta
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