Vol. 4, Nº 114 / Março de 2016 – quarta-feira, 23.

EDITORIAL

Em defesa da democracia e do estado de direito

Nosso Projeto não se funda e se sustenta no campo político, antes, somos parceiros do campo acadêmico que se sentem responsáveis pela disputa sobre os sentidos da educação no espaço público. No entanto, essa ação que nos mobiliza a todos é, per si, uma ação política, e se funda na ideia de uma responsabilidade cidadã e, portanto, pública com os destinos de nosso país. Leia mais.

SEMINÁRIO ANUAL
Profa. Beatriz Cerqueira, Coordenadora do Sind-UTE/MG e professor Miguel Arroyo fazem conferência sobre relação entre a Universidade e a Educação Básica.
Na conferência de abertura do Seminário Anual “A Educação Básica interroga a Universidade” no dia 31 de março, a coordenadora Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais e da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, e o professor emérito da UFMG, Miguel Arroyo, discutem as interferências da Universidade no cotidiano da Educação Básica. O seminário, cujo título foi sugerido pelo próprio professor Arroyo, realizará oito conferências com um representante da Universidade e um representante da Educação Básica. A proposta é entender como, de fato, os projetos e pesquisas de dentro da academia respondem as necessidades da educação básica. A primeira conferência será realizada no dia 31 de março, às 19h no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. O debate terá transmissão ao vivo pela Rádio Web FaE e também pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube. Outras informações no site do Projeto e pelo telefone: 34095355.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Não perca o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 28 de março. Além de discussões sobre a educação, também tem a Agenda da Educação, a reportagem Especial e as colunas Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes de Faria Filho e Pensando Bem, com a presidente do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA
“Perspectivas para a Educação” – Professora Valeria Morato (Sinpro-MG)
A presidente do Sinpro-MG foi a entrevistada do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 21 de março. Ela falou sobre as perspectivas para a educação no ano de 2016 e as bandeiras do sindicato.

CONVITE À LEITURA
“Loucos de Amor” e a desconstrução de mitos sobre a sexualidade: a deficiência e os transtornos globais do desenvolvimento em questão – Adriene Santanna – EXCLUSIVO
O filme “Loucos de Amor” (2005), do diretor Petter Naess e estrelado pelos atores Josh Hartnette e Radhe Mitchell, evidencia com clareza os desafios enfrentados por um casal com transtorno global do desenvolvimento, especificamente o autismo, em busca da construção de um relacionamento e a livre manifestação da sexualidade.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Educação política: para quê? – Marcus Aurelio Taborda de Oliveira – EXCLUSIVO
Quando penso em educação política certamente penso na escola, embora tenha dúvidas se deveria haver uma rubrica com essa finalidade nos programas. Mas me refiro sobretudo ao fomento de iniciativas de participação popular, a começar pela juventude, nos processos de gestão da coisa pública.

Uma conquista chamada Democracia – Irlen Gonçalves – EXCLUSIVO
A democracia que vimos produzindo e experienciando tem sofrido, historicamente, agruras constantes, motivadas por aqueles que defendem a concentração do poder e das riquezas. Mais uma vez o momento atual repete o que já vem sendo requerido pelo bloco mais conservador descompromissado com a maioria da população brasileira.​

Estudar e aprender – Isaac Roitman – EXCLUSIVO
Na maioria das escolas de ensino básico no Brasil predomina uma postura passiva dos estudantes. A experimentação na escola de ciências tira o estudante da passividade e o coloca como protagonista no processo de aprendizagem. Para Paulo Freire o sujeito da ação de estudar é o estudante, valorizado em sua individualidade, de quem se exige uma postura crítica e uma inserção na realidade.

Sensório-motor e operatório concreto não acabaram com a idade – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Há muitos exemplos, inclusive cotidianos, que demonstram que o ser humano precisa de estímulos e ações concretas, visto que nossos sentidos não acabam quando o período sensório-motor deixa de predominar. O aprendizado, a formação de memórias e a capacidade de utilizar as informações com um fim prático dependem de uma série de associações, pois a aquisição de conhecimento se dá por um processo associativo.

“Nova direção do INEP” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
Na ultima sexta feira, Luiz Roberto Liza Curi assumiu a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O sociólogo é doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e assumiu o instituto no lugar do professor da UFMG Francisco Soares. Essa nova direção foi o assunto da conversa do professor Luciano Mendes com o Jornalista Vinicius Luiz

“Piso Salarial” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
A presidente do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira discute em sua coluna as negociações com o Governo do Estado de Minas Gerais em relação ao piso salarial e o Plano de carreira dos professores.

SEÇÃO ESPECIAL: Manifestos em defesa da Democracia
A ANPEd faz 38 anos. Queremos a institucionalidade democrática como presente e futuro – ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Nossa mobilização é crucial neste momento para que não se comprometa nossas tão caras agendas de afirmação da soberania nacional, de Direitos Humanos, do fim da desigualdade e da busca da equidade social em nosso país.

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PESQUISA EDUCACIONAL
BARREIRA, Luiz Carlos. A educação escolar como um bom negócio. Revista HISTEDBR On-line.
Este trabalho focaliza a atuação política e empresarial de António Figueirinhas, o qual foi um dos principais representantes do professorado primário nas primeiras décadas da república portuguesa, sobretudo por ter defendido os interesses de classe da categoria profissional à qual pertencia.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Combinação de ciência e cultura é exaltada na celebração do aniversário do Espaço do Conhecimento – UFMG Noticias
O Espaço do Conhecimento UFMG completou seis anos de existência. Além da cerimônia que celebrou o aniversário, o museu ofereceu programação diferenciada para o público.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Agora é lei: escolas e clubes têm que combater o bullying – Daisy Silva – EXCLUSIVO
A luta contra o bullying ganhou um instrumento legal e um grande aliado no combate à prática dentro das instituições de ensino. Entrou em vigor, em fevereiro, a Lei nº 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), sancionada pela presidente Dilma Rouseff.

Estudantes podem concorrer a partir de hoje a bolsas remanescentes do ProUni– Portal EBC Agência Brasil
A partir de hoje (23), o Ministério da Educação (MEC) vai oferecer as bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados poderão se inscrever pela internet.

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AMÉRICA LATINA
Del elitismo a la inclusión (Página 12, Argentina)
Con debates hacia dentro y hacia afuera, con actividades académicas y otras abiertas a la comunidad, la Facultad de Filosofía y Letras (UBA) celebra este año el 120º aniversario de su fundación. Ayer se realizó el acto oficial y quedó inaugurado el Congreso “Filo: 120. Legados, debates, desafíos”. “Los 120 años son un motivo de celebración y, en algún sentido, una excusa para realizar una serie de actividades que nos permitan a los integrantes de nuestra facultad reunirnos y, a la vez, establecer un diálogo con la sociedad”, destacó Graciela Morgade, decana de Filosofía y Letras, en diálogo con Página/12.

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PENSAR INDICA
A Universidade de São Paulo está oferecendo gratuitamente através do site da Univesp TV, um curso online gratuito sobre Ciência Política: Qualidade da Democracia. Ele é voltado a pessoas com graduação de nível superior, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Economia, Administração e Gestão Pública, História, Geografia e Filosofia. São 09 aulas do curso regular de pós-graduação ministradas pelo docente José Álvaro Moisés do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Nessas aulas, são trabalhados os conceitos de qualidade da democracia, instituições democráticas e cultura política.

INDICAÇÃO DO LEITOR
IEAT/UFMG – Colóquio Educação Superior: dimensões e perspectivas transdisciplinares – Políticas de Educação Superior: Expansão, Regulação, Avaliação
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OPINIÃO DO LEITOR
Silma do Carmo –  (Edição 113 – 18/03/2016) Parabéns por mais este nº do Pensar Educação. A qualidade está excelente.

Leonardo Gomes em 23/03/2016 (EDITORIAL – Edição 113 – 18/03/2016 –Nuestra América Latina)
Enquanto os congressistas, principalmente brasileiros, participavam do evento inúmeras notícias chegavam do nosso país, originárias das preocupações de nossos familiares e amigos que por aqui estavam. Informações muitas vezes truncadas por sensacionalismos da imprensa, outras movidas pelas paixões (a)políticas foram assim compartilhadas via as redes sociais. Desta forma, também nos corredores, nas salas de trabalho e em vários cantos de Medellín, o Brasil e o atual cenário político latino-americano não fugiram das nossas pautas. Infelizmente e diante de um quadro que ameaça duramente a cambaleante democracia no Brasil e por que não, também em nuestra América, não houve uma manifestação mais incisiva dos pesquisadores (principalmente brasileiros) em termos institucionais. Tal fato levaria, sem sombra de dúvida, a uma maior repercussão dos graves acontecimentos recentes. Ou será que aquilo que vem acontecendo no Brasil e na América Latina não tem impactos para de fato a construção de uma Educação Pública, de fato democrática, igualitária e de qualidade?

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TIRINHA

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

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Pensar a Educação em Pauta
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