Ano 4 – Nº 112 / sexta-feira, 11 de março de 2016

EDITORIAL

Ciência Generificada

Durante essa semana, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres, não foram poucos os dados estatísticos divulgados e as análises realizadas que buscaram estabelecer, tanto quanto possível, a situação das mulheres no mundo. Tais dados e análises, ao dar visibilidade às posições e experiências dos homens e das mulheres nas mais diversas profissões e ocupações, contribuem para a divulgação de conhecimentos a respeito do assunto e para a criação de uma sensibilidade a respeito do tema. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 14 de março o Pensar a Educação Pensar o Brasil faz a segunda entrevista da série de perspectivas para a educação. Vamos receber a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira.
Segunda também tem a Agenda da Educação, a reportagem Especial a coluna Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes de Faria Filho e sessão especial Cinema Falado com Alexandre Pimenta.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA
“Perspectivas para a Educação” – Professor Carlos Roberto Jamil Cury
No retorno do programa Pensar a Educação Pensar o Brasil, no dia 7 de março, a entrevista com o professor Carlos Roberto Jamil Cury iniciou a série de entrevista que pretende fazer um balanço da educação no último ano e analisar as perspectivas para 2016.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Das lições da grande política: contra a corrupção, com espírito republicano – Marcus Aurelio Taborda de Oliveira e Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
No episódio da condução coercitiva, faltou ao juiz Moro a habilidade, que também escasseia junto à presidente Dilma, para conduzir algo que é do mais profundo interesse público, o combate à corrupção. Na política, fatos são produzidos a todo instante… Se a instituição jurídica é fundamental para o exercício da cidadania e para a construção de instituições mais sólidas, não é possível que o Judiciário pretenda atuar como poder supremo, como se condenara antes de julgar, mesmo que diga o contrário.

Formação docente: a tricotomia da UDESC – Norberto Dallabrida – EXCLUSIVO
No jornal Folha de S. Paulo, em 28 de novembro de 2015, Aloízio Mercadante, afirmou: “Se formássemos nossos médicos como formamos nossos professores, os pacientes morreriam”. O atual Ministro da Educação constata que a formação docente dada nos cursos de Pedagogia é frágil e deveria ser mais prática, evitando o excesso de discussão teórica. Embora categórica, a constatação é pertinente.

A participação das crianças em espetáculos midiáticos: entre ser criança, viver a infância e aparecer na mídia – Joaquim Ramos e Sandro Santos – EXCLUSIVO
A utilização de imagens das crianças feita pela televisão e por outros meios de comunicação, vez em quando, aparece como tema de acirrados debates. Seja participando, esporadicamente, de programas de auditório ou protagonizando enredos como atores-mirins, a questão costuma aparecer na própria mídia, muitas vezes trazida por entidades de defesa das crianças e dos adolescentes, por organismos governamentais, por educadores, dentre outros.

2016: um ano para continuar pensando a educação – Marlos Bezerra de Mello EXCLUSIVO
Ainda quando Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro apontou a Base Nacional Curricular como o eixo principal para a construção do sistema de ensino no país. Segundo o ex-ministro, o Plano Nacional de Educação (PNE) determina como uma de suas estratégias o debate público para o estabelecimento de conteúdos e competências que os alunos devem aprender em cada ano de formação na educação básica, bem como as disciplinas obrigatórias para escolarização.

“Piso Salarial” – Educação em Pauta – Beatriz Cerqueira
A presidente do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira discute em sua coluna as negociações com o Governo do Estado de Minas Gerais em relação ao piso salarial e o Plano de carreira dos professores.

“Escola Integrada” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
A prefeitura de Belo Horizonte iniciou um processo de re-organização de vagas no programa de escola integrada. Contudo, segundo o Sind-Rede, as vagas serão reduzidas. Na coluna Educação em Pauta o jornalista Vinicius Luiz conversa com o professor Luciano Mendes sobre o programa.

ENTREMEMÓRIAS
Para além da escola: Memórias sobre a Extensão Rural e os jovens rurais– Leonardo Ribeiro Gomes – EXCLUSIVO
No início da década de 1980 um grupo de funcionários e ex-funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG deram início a um conjunto de ações visando a preservação da memória da Extensão Rural no estado mineiro. O objetivo do então nomeado Projeto Memória da Extensão Rural em Minas Gerais era preservar e ao mesmo tempo institucionalizar um espaço de reflexão dessa prática profissional e política que se desenvolveu em Minas desde o final da década de 1940.

PESQUISA EDUCACIONAL
VARANI, Adriana; BALSAMO, Luciana Maria. “Eu só penso em descritor”: sentidos produzidos sobre a avaliação externa no cotidiano escolar. Revista Teias.
Neste artigo centralizaremos a discussão em um dos sentidos produzidos, a saber, os processos de fazer da escola em que levam os professores a pensar apenas e tão somente neste momento, pelas pressões vividas e pelo exercício dos treinos que devem ser proporcionados aos estudantes.​

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Chamada do CNPq incentiva jovens pesquisadoras nas áreas de exatas, computação e engenharias  CNPq
Dois anos depois do Edital, algumas dessas jovens relatam que não somente lugar de mulher é onde ela quiser estar, mas que cada uma delas pode ser uma peça na engrenagem do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
A novela da base curricular – Jornal Estadão
A primeira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNC) já recebeu pela internet 10,2 milhões de sugestões, críticas e comentários, desde que foi submetida à consulta pública, no segundo semestre de 2015

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
El arte de dibujar el conocimiento (Página 12, Argentina)
En un universo repleto de palabras, los ilustradores científicos son la excepción. Dentro de institutos académicos colmados de investigadores y becarios, son artistas que dan vida con sus pinceles a extensos papers o publicaciones educativas. 

Leia mais.

PENSAR INDICA
O Grande Teatro do Palácio das Artes completa 45 anos no próximo dia 14 de março. Para comemorar a data, foi preparada uma programação especial, a preços populares, que reúne apresentações de alguns dos principais artistas com trajetórias marcantes pelo palco mais importante de Minas Gerais, como o Grupo Corpo, Coral Lírico de Minas Gerais, Pato Fu e o Grupo Giramundo. A Semana Comemorativa começa no próprio dia 14 e vai até o dia 19 de março. A programação completa você encontra no site da Fundação Clóvis Salgado.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Comissão Organizadora do Ephis – V Encontro de Pesquisa em História

Roberta Gabriela – Pesquisa “Mineiras Insubmissas: emancipação feminina e práticas feministas em Minas Gerais na primeira metade do século XX”

Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:

OPINIÃO DO LEITOR
Leonardo Oliveira em 06/03/2016 (EDITORIAL – Edição 111 – 04/03/2016 –A Escola Básica interroga a Universidade)
Existe um abismo entre a escola básica pública (redes estaduais e municipais) e as universidades. O que está sendo pensado como Base Nacional Curricular funcionará na escola básica das escolas particulares e das redes federais de ensino. Por que não funciona na rede pública municipal e estadual? Por que a péssima condição docente inviabiliza. A condição docente é o alicerce da educação. Enquanto a condição docente na educação básica das redes estaduais e municipais de educação não forem pauta de verdade das discussões políticas do país ficaremos com estes projetos Nacionais (como a Base Nacional Comum) engavetados e talvez discutidos pelos docentes de maneira superficial.

Leonardo Oliveira em 06/03/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 111 – 04/03/2016 – Uma escola que mereça “Éricas e Larissas”/Aleluia Heringer Lisboa)
A condição docente é o grande gargalo da escola pública municipal e estadual. Se o poder público não enfrentar essa realidade, as muitas Éricas que existem na escola pública podem adoecer, outras desistir. Nosso maior problema na escola pública municipal e estadual é a condição docente.

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail:

TIRINHA

Facebook Tiras Armandinho

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-6167

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *