Vol. 3, Nº 108 / Dezembro de 2015 – sexta-feira, 04.

EDITORIAL

As reformulações administrativas e a educação

Nos últimos meses temos presenciado um grande debate e a articulação de várias ações e movimentos a respeito da reformulação da educação em São Paulo. Em que pesem os argumentos de racionalidade administrativa e financeira e, mesmo, pedagógica apresentados pelo governo paulista, produziu-se um consenso não apenas sobre a falta de diálogo da administração pública com as famílias, os estudantes e professores diretamente atingidos, mas também de que houve pouco investimento e disponibilidade para a produção de arranjos escolares alternativos que promovessem a qualidade da educação e dialogassem com os interesses em jogo. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO 

No dia 7 de dezembro, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil discute questões da adolescência com o autor do livro “La fora… na rua é diferente”, Márcio Boaventura.

Segunda-feira também tem a Agenda da Educação com eventos acadêmicos e culturais e o quadro Jovem Protagonista. 

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA     

Gênero e negritude – Jarid Arraes

No dia 30 de novembro o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil encerrou a série de entrevistas dedicada ao mês da Consciência Negra. Conversamos com a autora e cordelista Jarid Arraes. Ela é autora do livro “As Lendas de Dandara” e escreveu vários cordéis sobre importantes mulheres negras na história e questões de gênero.

CONVITE À LEITURA    

Provas de Liberdade – Uma odisseia atlântica na era da emancipação– Alessandra Schueler e Surya Aaronovich Pombo de Barros – EXCLUSIVO

Nessa obra, os pesquisadores investigaram de forma magistral a trajetória de uma família negra, num percurso que se inicia em fins do século XVIII e se estende até o século XX, após a Segunda Guerra Mundial.

Biblioteca Escolar, Comunitária e do Campo… Em construção – Marina de Souza Jacob – EXCLUSIVO

Pensar na biblioteca no mundo atual é algo bem diferente de quando surgiu, por volta de 300 a. C. no Liceu Atenas, sob coordenação de Aristóteles, que serviu de inspiração para uma outra ainda maior e pública: a biblioteca de Alexandria no Egito, construída pelo imperador Sotero Ptolomeu II na intenção de tornar-se grande centro cultural e atrair intelectuais diversos.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

A laicidade em questão: um exemplo que faz pensar – Alexandre Fernandez Vaz EXCLUSIVO

Um dos pilares da escola pública é seu caráter laico, de maneira que ela não pode professar uma religião ou qualquer outro tipo de crença em seu projeto e em suas práticas, devendo manter-se nos limites da ciência e das artes.

Que a escola fale pela escola – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO

A interferência da instituição militar no ensino e na própria definição do currículo era marcante e o discurso que prevalecia era fazer “de cada aluno um soldado”. Não menos importante foi a interferência dos médicos, principalmente os higienistas, que apostavam no poder regenerador da educação.

Pais que brincam dão mais limites aos filhos – Marcelo Ribeiro – EXCLUSIVO

Contrariando o senso comum, a brincadeira é uma coisa muito séria, pelo menos em termos de importância para o desenvolvimento infantil e para a relação entre pais e filhos.

Era uma vez, no reino encantado da tecnocracia, um ministro que não gostava da educação…– Marcus Aurelio Taborda de Oliveira – EXCLUSIVO

A tecnoburocracia não é prerrogativa do atual governo ou dos Partidos que lhe dão sustentação. Mas não deixa de ser chocante como recentemente eles abriram mão de quaisquer princípios históricos – dirão alguns que isso não existe no mundo da política! – para, pasmemos todos, ressuscitar a cantilena da Teoria do Capital Humano e da educação como vetor do desenvolvimento econômico.

Quanto vale? Reflexões sobre o valor do trabalho docente – Tatyanne G. Marques – EXCLUSIVO

Prestígio, então, parece ser sinônimo, nestas sociedades capitalistas, de poder econômico, de bens. É tanto que os professores em seu trabalho valem pelas posições que ocupam: professor universitário (onde ainda se têm menos pobres) tem o maior prestígio; professores de Ensino Médio mais que os de Ensino Fundamental e estes mais que os de Educação Infantil.

PNE e a expansão das universidades federais – Christian Lindberg L. do Nascimento – EXCLUSIVO

A meta 12 do PNE estabelece que haja, em 2024, 12 milhões de matriculados no ensino superior. Destes, 4 milhões deverão estar matriculados em uma instituição pública. Estima-se que, para o cumprimento desta meta, sejam alocados 67,4 bilhões de reais, o equivalente a 1,39% do PIB nacional.

Educação Obsoleta em uma Sociedade Obsoleta – Tiago Tristão Artero –EXCLUSIVO

Para alguns pensadores, a sociedade de consumo – que valoriza muito mais o que consome em detrimento do desenvolvimento moral individual e/ou coletivo – demonstra a necessidade de valorizar o temporário e mostrar os produtos de seu consumo a todos.

A “Pedagogia da alternância” em instituições de ensino no Espírito Santo – Renata Duarte Simões e Alexandro Braga Vieira – EXCLUSIVO

No Espírito Santo, a “Pedagogia da Alternância” surge como pretensão de ser uma alternativa ao ensino tradicional. Resultado de experiência do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), desde 1968, vem ensaiando um novo tipo de Escola para o meio rural capixaba, isto é, a Escola Família Agrícola (EFA).

Reformas na educação – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Em entrevista à Folha de São Paulo, Ministro da Educação, Aluísio Mercadante defende a reforma do ensino médio, da educação de jovens e adultos, pagamentos de bônus a professores dentre outras medidas. O professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luis Sobre as considerações do ministro.

Carta aberta à sociedade brasileira: O Brasil precisa abrir escolas, não fechá-las – Campanha Nacional pelo Direito à Educação
A proposta de reorganização de escolas no estado de São Paulo é mais um exemplo dessa lógica perversa que se espalha pelo Brasil. Não foi debatida junto às comunidades escolares, tampouco com a comunidade educacional e com a sociedade paulista.

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ENTREMEMÓRIAS

Memórias de Germano Laterza: Educação e voluntariado nos anos de 1960 – Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro e Nicola José Frattari Neto – EXCLUSIVO

Desde muito jovem, Germano Laterza já trazia em sua essência a preocupação com as causas sociais, inspirado nos trabalhos que seu pai, Pepino Laterza, desenvolvia como construtor, auxiliando as pessoas mais carentes. Aos dezesseis anos de idade, era presidente da UMEI, União da Mocidade Espírita de Ituiutaba, e, em pouco tempo, foi convidado a ingressar na Maçonaria

PESQUISA EDUCACIONAL

ROTHEN, José Carlos; BARREYRO, Gladys Beatriz; PRADO, Aryane de Paula; BORTOLIN, Leticia; CAVACHIA, Raiani Cristina. A divulgação da avaliação da educação na imprensa escrita: 1995-2010. Avaliação, Campinas/Sorocaba, v.20, n.3, p.643-664, nov. 2015.

Usando como fonte documental o jornal Folha de S. Paulo, as revistas Veja e Época, no período compreendido entre 1995 e 2010, no artigo reconstrói-se a maneira como estes meios de comunicação impresso divulgam e fazem uso dos resultados das avaliações.

Alunos da EJA como coautores das aulas de ciências – Francisco Ângelo Coutinho – EXCLUSIVO

Os estudantes da EJA são adultos que carregam experiências e guardam saberes significativos que foram adquiridos ao longo de suas vidas. Deste modo, o objetivo do processo de ensino-aprendizagem não deveria apoiar-se somente nas carências profissionais desses estudantes, mas se comprometer com uma formação cidadã que não exclua ou menospreze pessoas cujo amadurecimento escolar veio mais tardiamente.

A Escola Americana: Educação e religião no século XIX – César Guimarães do Carmo – EXCLUSIVO

Entre várias escolas organizadas pelos protestantes neste período, interessa-nos para a pesquisa a instituição da “Escola Americana”, fundada em 1870, posteriormente chamada de Universidade Presbiteriana Mackenzie. Verificaremos quem são os presbiterianos e quais são seus pressupostos filosóficos e pedagógicos, de quatro personagens principais, especialmente, que foram responsáveis pela idealização e implantação da Escola Americana e de sua proposta pedagógica.

Pesquisa em Andamento – Produção de material didático para a Educação a Distância: materiais multimídia – José Wilson da Costa/ Márcia Gorett Ribeiro Grossi/ Elaine Ribeiro da Silva – EXCLUSIVO

Apesar dos professores utilizarem algumas práticas consideradas pela literatura como boas práticas para produção de materiais didáticos para EaD, foi constatado que não existe a adoção de um modelo metodológico para a produção dos materiais didáticos.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A FAPEMIG: inovação e desenvolvimento. Pronunciamento do Presidente da FAPEMIG na abertura da MOSTRA INOVA MINAS em 23/11/2016 – Evaldo Vilela – EXCLUSIVO

A Ciência mineira tem soluções para muitos dos problemas do Estado, bem como para a melhoria da qualidade de vida da nossa gente. São inovações que emocionam, que mostram o quanto se pesquisa em Minas e o quanto devemos ainda fazer para transformar nossos resultados científicos e tecnológicos em renda, empregos e soluções para a população.

Capes institui comissão para análise do sistema de avaliação da qualidade da pós-graduação – Portal Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) instituiu no último dia 24 uma Comissão Especial para Análise do Sistema e Processo de Avaliação da Qualidade da Pós-Graduação Brasileira. A comissão será presidida pelo prof. Glaucius Oliva(USP), ex-Presidente do CNPq,  e terá entre seus membros o prof. Robert Verhine(UFBA), ex-representante da Área de Educação junto à CAPES.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Novo currículo base da educação básica ainda deixa dúvidas – Jornal Gazeta do Povo
Especialistas questionam enfoques de História, Língua Portuguesa e Literatura na base comum curricular. Prazo para contribuições vai até o próximo dia 15.

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AMÉRICA LATINA

Un colegio para cada etapa: el fin del combo “todo en uno” (La Nación, Argentina)
Hay llantos. Los abrazos se extienden más de la cuenta. Cierto aire de gravedad flota en el patio del recreo. Faltan pocos días para que termine el año escolar y para miles de chicos será el fin de una etapa, la primaria, y el comienzo de la secundaria.

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PENSAR INDICA

NECUP – Núcleo de Estudos de Cultura Popular é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 2013.  Através de ações de caráter cultural em diversos campos das artes e do conhecimento, o Núcleo vem realizando um amplo trabalho de viabilização, preservação, propagação e descentralização de uma variada gama de tradições culturais de caráter popular. O NECUP atua nos campos da música, teatro, dança, pesquisa acadêmica, literatura e cinema, oferecendo uma intensa programação de bens e serviços culturais para a população da cidade.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Cesar Castro – IX Encontro Maranhense de História da Educação 

Academia Mineira de Letras – O Autor na Academia com Antônio Torres

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OPINIÃO DO LEITOR

Joaquim em 29/11/2015 (EDITORIAL – Edição 107 – 27/11/2015 – Desprofissionalização da gestão da educação:quem ganha com isso?)

Esse editorial alinha-se a uma discussão muito antiga sobre a famigerada “gestão democrática” no campo da educação… luta também antiga dos movimentos sindicais que preconizaram/preconizam a participação da comunidade escolar na escolha dos gestores. O cenário, infelizmente, é esse apontado no texto… Aos usuários da educação pública – os filhos dos que não podem pagar escola particular – fica a sensação de impotência. Mesmo que votem naqueles que irão dirigir as unidades escolares, a decisão de como gerenciar fica sempre nas mãos de alguns poucos “iluminados”. No geral, nas mãos de pessoas que fazem qualquer negociata para se manterem nos cargos que ocupam. Algumas dessas “gentes”, se preciso for, vendem a própria mãe em troca dos cargos que ocupam. E os que apresentam propostas que diferem das propostas dos gestores de plantão – no geral, alinhados com o poder executivo – se transformam em filhos do demônio precisam ser execrados a qualquer preço! Valha-nos Deus!
Parabéns pela matéria!

Carlos Henrique Tretel em 03/12/2015 (EDITORIAL – Edição 107 – 27/11/2015 – Desprofissionalização da gestão da educação:quem ganha com isso?)

Acabo de postar um comentário (ANEXO 1) nas redes sociais de que participo que, de certo ângulo, aproxima-me do assunto do editorial desta semana, uma vez que para alguns grupos, ao se pensar sobre a imperiosa a necessidade da profissionalização de gestão, a solução de momento quase sempre pronta, à mão, é, quase sempre travestida de proposta progressista, a privatização da educação, inclusive. Leia Mais.

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TIRINHA

Por Armandinho

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