Vol. 3, Nº 100 / Outubro de 2015 – sexta-feira, 09.

EDITORIAL

“Petista bom é petista morto”. E depois?

Muitos dirão, e com boa dose de razão, que a barbárie já está instalada em boa parte do Brasil, bastando ver, para isso, o número de mortes perpetradas pela própria polícia contra os cidadãos civis brasileiros. No entanto, a aceitação da transformação de uma prática social numa legítima bandeira política sob o argumento de que tal ou qual grupo político ou racial é merecedor de tal tratamento, é criar condições para a definitiva institucionalização das práticas genocidas que continuamente assombram a humanidade. Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO 

Segunda feira, além de feriado, é o dia que abre a semana de comemorações do Dia do Professor. Por isso vamos relembrar trechos da serie Ser Professor, que foi ao ar no Pensar a Educação Pensar o Brasil em 2008.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA

“Culturas e Convívios na Casa de Gentil” – Rafael Gonçalves, Coordenador da casa de Gentil

No Pensar a Educação Pensar o Brasil de segunda-feira, recebemos o coordenador da Casa de  Gentil, Rafael Gonçalves. A instituição que fica em Raposos acaba de comemorar 3 anos de existência, buscando o empoderamento e o desenvolvimento social da comunidade. Com oficinas, eventos e ações, a Casa de Gentil busca promover o convívio e a valorização da cultura da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.

CONVITE À LEITURA

Pensar a Educação em Revista lança mais um número: Formação de professores e História da Educação – Alexandra Lima da Silva e Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO

Pensar a formação docente no Brasil é pensar a própria configuração do campo educacional no país, e o estatuto do ser professor, ou seja, a constituição de uma categoria profissional. O fazer-se professor/professora é indissociável da ideia de formação. Mas por onde começar?

A Universidade Crua de Philip Roth um comentário sobre a marca humana – Alexandre Fernandes Vaz   EXCLUSIVO

Questões raciais, ressacas morais, clichês em profusão, desafios intelectuais, individualismo, narcisismo, cinismo: o retrato ficcional de Roth parece ser dos mais completos em A marca humana (Companhia das Letras, 2002; Companhia de Bolso, 2014, tradução – excelente – de Paulo Henriques Britto).

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Homo Sonorus: faço barulho, logo existo – Aleluia Heringer Lisboa  EXCLUSIVO

Conviver com o próprio silêncio é uma disciplina corporal e também espiritual. Ajuda-nos a harmonizar e organizar os próprios sentimentos e pensamentos. É quando paramos para pensar em quem somos, sobre nossa vida, erros e acertos. Podemos ser vetores do silêncio ou constantes produtores de ruídos.

Monitoria em Sociologia. Eis uma questão! – Maria Antoniêta Albuquerque de Souza – EXCLUSIVO

A costumeira ausência do uso dessa ferramenta de ensino e aprendizagem em Sociologia contribui para que, também, o aluno não vislumbre a sua adequação e utilidade.

La culpa siempre es del profesor – Jorgelina Tallei – EXCLUSIVO

Solemos juzgar siempre a la educación. Nos sentimos siempre en el derecho de decir lo buena o lo mala que es. No importa si somos o no especialistas, lo importante es opinar. En ese debate la culpa es siempre del profesor.

Extensão Universitária nos cursos de licenciatura e redes de cooperação Brasil e Itália – Virgínia P. S. Ávila e Nicola Andrian – EXCLUSIVO

Propor um novo modelo de estágios no exterior e criar relacionamentos de longo prazo entre as instituições têm sido a meta do projeto de cooperação internacional e intercâmbios culturais, promovidos pela Associação de promoção Social En.A.R.S. – Padova, Italia.

Alienação docente – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Mais do que perceber o conhecimento e a aprendizagem como possibilidades de única expressão, cabe utilizar-se de um olhar multidimensional que contribua para a compreensão de um pensamento complexo.

Universidade Pública Brasileira nas Rodas de Conversa da FE/UFF – Marcus Vinicius Corrêa Carvalho – EXCLUSIVO

O olho aberto e curioso, que se esforça por especular contra si, e apesar de si, sobre os problemas em que se enredou, motivou, mais uma vez, ao longo da greve nacional das universidades públicas no Brasil neste ano de 2015, a promoção das Rodas de Conversa na Faculdade de Educação da UFF.

“Dança das cadeiras Ministerial” – Educação em pauta – Luciano Mendes de Faria  Filho

Na ultima sexta feira, a presidente Dilma Rousseff anunciou a sua reforma  ministerial. Entre reduções e acertos políticos, muitas pastas mudaram de mãos. É o caso do MEC. Renato Janine Ribeiro deixou o ministério para dar lugar à Aloizio Mercadante. Na coluna Educação em Pauta o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes sobre a nova direção do Ministerio.

O Sisu na UFMG e a necessidade de um olhar sobre as desigualdades – Bréscia Nonato

É preciso problematizar que o Sisu se serve de uma lógica hierarquizante e meritocrática. Isso não seria problema se a sociedade brasileira estivesse perto de ser justa e igualitária.

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SEÇÃO ESPECIAL 100

Daqui de dentro do Pensar a Educação em Pauta – Priscilla Nogueira Bahiense  EXCLUSIVO

Ao longo do número 100 do Pensar a Educação em Pauta o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco do nosso trabalho na produção deste material que chega semanalmente aos seus e-mails, páginas em redes sociais e por aí vai.

Pensar a Educação em Pauta, edição 100! – Luciano Mendes de Faria Filho  EXCLUSIVO

Não temos dúvidas de que, depois de dois anos e meio de sua primeira circulação, vencemos o desafio de manter um informativo semanal que conjuga o debate de opinião, a reunião de notícias sobre educação e ciência e tecnologia e a divulgação científica em educação.

Pensar a Educação pelo Brasil muito além das notícias – Luísa Marques de Paula  EXCLUSIVO

Seguindo as comemorações por nossa edição nº 100, é chegada a minha vez de compartilhar minha experiência como integrante do Pensar a Educação em Pauta à frente da seção Educação pelo Brasil.

O papel das mídias sociais no Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022 – Amanda Soares – EXCLUSIVO

Como já é sabido, a principal função de um Projeto de Extensão é proporcionar o diálogo entre a Universidade e a comunidade externa, a fim de debater questões sociais e alcançar reflexões válidas para a busca de mudanças positivas para a Sociedade como um todo. Para facilitar tal comunicação, as redes sociais possuem papel fundamental considerando um corpo social moderno, isto é, permeado por avanços tecnológicos ao longo da história em diversas áreas e espaços.

A importância do leitor Pensar a Educação em Pauta – Cassiana Costa Leite  EXCLUSIVO

Como responsável pela editoria das seções indicação do leitor e opinião do leitor, percebo o quanto é necessário essa conexão entre o produto do nosso trabalho e as contribuições dos leitores. 

A centésima edição do Pensar a Educação em Pauta minhas Memórias da Escola – Cleide Maciel – EXCLUSIVO

Confesso que tenho gostado muito de escrever minhas memórias do tempo vivido na escola! Fiz uma lista de lembranças que desejo relatar, que só aumenta dia a dia. O desafio maior é o de escolher as leituras que “combinem” com o assunto, para poder fazer o convite.

Reminiscências sobre o Pensar… – Joaquim Ramos  EXCLUSIVO

Nós, humanos, que habitamos uma metrópole tão díspare, dissonante e desumana, representamos meramente números na multidão. Em meio a outros tantos rostos, tornamo-nos anônimos, meros desconhecidos no meio da massa.

Pensar a educação em pauta: ponderações necessárias – Roberto Rafael Dias da Silva  EXCLUSIVO

Experienciamos, contemporaneamente, as condições de uma cultura do novo capitalismo, como elucida-nos Richard Sennett. Em tais condições, predominam práticas sociais caracterizadas pela meritocracia, pela competitividade e pela apologia ao curto prazo.

Pensar la educación desde América Latina – Felipe Zurita – EXCLUSIVO

La verdad es que la invitación a incorporar una mirada latinoamericana a este proyecto me pareció interesante y necesaria. La idea ha sido desde el comienzo, poner a disposición a las y los potenciales lectores una ventana para mirar, pensar y acercarse al estado del debate sobre educación en nuestra región.

Escrever para este boletim. Um pouco do que tem sido – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

Se o espaço seduz os apelos narcísicos, a obrigação impõe disciplina e criatividade que, no geral, não abundam. Mas, como a inspiração vem do trabalho, e não o contrário, o exercício tem lá seus resultados.

ENTREMEMÓRIAS

Memórias de um homem notável: professor Diogo Alves de Mello – educador, pesquisador, extensionista  – Heliana Ribeiro de Melloc  EXCLUSIVO

A memória do Velho Diogo mantém-se viva através das suas inúmeras ações beneméritas e contribuições à universidade e à sociedade brasileiras, que se propagaram através de seus alunos, dos agricultores com quem trabalhou, dos colegas e certamente de todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver e aprender.

PESQUISA EDUCACIONAL

SOBCZAK, Anne Heloíse Coltro Ste Imastchuk; VIANNA, Carlos Roberto; ROLKOUSKI, Emerson. Probabilidade para os anos iniciais: de um estudo sobre significados atribuídos por alunos dos anos iniciais à elaboração de uma proposta. Educação em Foco, Juiz de Fora, edição espacial, p.151-168, fev. 2015.

O objetivo deste artigo foi analisar as aproximações e os distanciamentos entre as tendências presentes em propostas curriculares brasileiras e as orientações presentes nos materiais de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Pesquisa em Andamento – Os sentidos da educação: o boletim Pensar a Educação em Pauta e o debate público sobre educação no Brasil – Sandra Regina Sanches Ribas  EXCLUSIVO

O boletim informativo Pensar a Educação em Pauta, publicado desde 2013, é uma das ações do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822/2022. Seu objetivo é promover o debate sobre a educação, buscando tornar mais densa a reflexão sobre os sentidos da educação pública em nossa sociedade.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pela apropriação popular da Ciência – Yolanda Assunção  EXCLUSIVO

Na seção que celebra 100 numeros do Pensar a Educação em Pauta, Yolanda Assunção, estagiária responsável pela sessão de ciência e Tecnologia fala da sua experiência com o tema.

Seminário debate gestão pública e inovação tecnológica e institucional – Jornal da Ciência

Chaimovich afirmou que a saída para a crise é investir em ciência, em tecnologia e inovação. “Essencialmente todos os grandes avanços tecnológicos e científicos surgiram após uma crise econômica”, disse.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

‘Política educacional é perversa demais nesse Estado’, diz professora da rede estadual de São Paulo – Opera Mundi

Mudança que vem anunciada pelo governo de Geraldo Alckmin nas escolas é criticada por docentes e pela Apeoesp; profissional relata falta de recursos e más condições de trabalho.

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AMÉRICA LATINA

Un profesor con 26 millones de alumnos (Página 12, Argentina)
Existe un puñado de filántropos fuera de serie y luego está Salman Khan, un analista de un hedge fund de origen humilde que en 2008, recién casado, a punto de ser padre y de adquirir una casa en propiedad, confió todo su futuro y sus escasos ahorros a un sueño: hacer accesible la educación gratis a todos en cualquier lugar del mundo.

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PENSAR INDICA

Está no ar o portal Nossa Ciência, canal que visa divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas em universidades, centros e instituições de pesquisa da região nordeste do Brasil. 

INDICAÇÃO DO LEITOR

Valéria Ochoa – Vencedores do Prêmio Educação RS 2015

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OPINIÃO DO LEITOR

Raquel Menezes em 04/10/2015 (EDITORIAL – Edição 099 – 02/10/2015 – O concurso da UEMG e a desconstrução da universidade pública)

Pessoal, parabéns pelo editorial! Eu acompanhei um pouco esse processo no início do ano, quando tinha me inscrito para o concurso. É triste saber que, tantos meses depois a situação ainda não foi solucionada. A situação, além de afetar os atuais professores, candidatos e membros das bancas, também afetam os alunos, que já vêem os reflexos de tudo isso! Beijos

Luciana Cristina em 04/10/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 099 – 02/10/2015 – Pedagogia dos avós/Isaac Roitman)

Perfeito!

Helgio Trindade em 03/10/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 099 – 02/10/2015 – Pedagogia dos avós/Isaac Roitman)

Oportuna e lúcida analise sobre o papel dos avos na educação dos filhos e netos; Perfeito Isaac!

Heitor Gurgulino em 04/10/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 099 – 02/10/2015  – Pedagogia dos avós/Isaac Roitman)

Caro Isaac, Muito boa ideia que creio deve ser experimentada na prática ( Eu e minha esposa nãp teremos o prazer de participar, porque nossos netos já se formaram na Universidade ! ) Mas vale para os avós mais jovens/ Parabéns. Grande abraço.

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

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E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5313

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