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Ano 3 – nº 098 / sexta-feira, 25 de setembro de 2015

EDITORIAL

A comunidade acadêmica e a (con) fusão CAPES-CNPq

A nota das sociedades científicas contra a ideia da fusão CAPES-CNPq ganhou grande repercussão nos meios de comunicação e nas redes sociais. No entanto, apesar das inúmeras manifestações, ao longo de toda a semana a perplexidade só aumentou nos meios científicos. A falta de manifestação oficial das agências, aliada aos ruidosos boatos que a todo momento chegam de Brasília a respeito da reforma ministerial, só contribuíram para aumentar o temor do mundo acadêmico quanto a uma possível desestruturação das duas principais agências do sistema nacional de ciência e tecnologia. Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO 

No Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 28, receberemos o sociólogo e cientista político Rudá Ricci. Vamos conversar sobre a atual crise em que o Brasil se encontra.

Segunda também tem Educação em Pauta, Reportagem Especial, a Agenda da Educação e a sessão especial Sons e Literatura no Ar.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA

“Ensino de História e Cultura Afro-brasileira” – Laura Rocha

No dia 21, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a professora de Educação Física Laura Rocha para falar sobre sua dissertação de mestrado intitulada “A implementação da Lei Nº 10.639/2003 na rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. Ela nos falou sobre o processo de pesquisa e os impactos da obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira na escola onde atua, o IFMG Campus Ouro preto.

CONVITE À LEITURA

De como uma coisa leva a outra ou de como a outra leva a uma coisa – Eliane Marta Teixeira Lopes – EXCLUSIVO

O verbo achar, é muito interessante. Pode ser: encontrar por ter procurado ou por acaso; pode ser: realizar (algo novo); descobrir (achamos a solução); pode ser: pensar ou avaliar acerca de; julgar (acham-no louco, acha-se esperto); e também: conjecturar, supor. Pois então… suponho, que é do ‘como’ que tratarei.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Educação e Sociedade: tristes acontecimentos atuais – Tiago Tristão Artero –EXCLUSIVO

Na LDB temos que a educação abrange os processos formativos, desenvolvidos na família, convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, nas instituições de pesquisa, nas manifestações culturais, nas organizações da sociedade civil e nos movimentos sociais.

Projeto de Lei “Escola sem Partido”: um retrocesso nas conquistas democráticas e um duro golpe na educação e na profissão docente – Evelyn de Almeira Orlando – EXCLUSIVO

O projeto tem como escopo estabelecer, entre outras coisas, uma neutralidade política, ideológica e religiosa ao mesmo tempo em que afirma a preponderância da famílias sobre a escola ao propor que o direito dos pais de exigirem que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.

Desperdícios de infância nos achadouros de Manoel Barros  Sandro Vinícius e Joaquim Ramos – EXCLUSIVO

Manoel de Barros, com perspicácia, sabedoria e sensibilidade de quem se propõe a narrar a vida de meninos e meninas pelas lentes da poesia, percebe nas crianças a capacidade de fazerem o verbo se desgarrar da lógica, num misto de criatividade, ludicidade e mimese, levando-o, desse modo, a pegar delírio.

Nós e nossos vizinhos: sobre as relações acadêmicas na América do Sul –Alexandre F. Vaz – EXCLUSIVO

Costumamos dizer que o Brasil não olha muito para seus vizinhos quando o assunto é ciência e tecnologia. Uruguai, Argentina, Colômbia, entre outros, não seriam adequadamente considerados em nossas investidas acadêmicas, tampouco se consultaria, com a frequência desejável, a produção científica dos países do Sul que majoritariamente falam espanhol.

“Cortes e fusões no campo de pesquisa” – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Na ultima semana, boatos de uma possível fusão de duas grandes entidades de pesquisa brasileiras agitaram a comunidade Cientifica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apresentam importante função do ampara à pesquisa e inovação Brasileira. Na coluna Educação em Pauta, o professor Marcus Taborda e o Jornalista Vinicius Luiz  conversaram sobre os impactos de tal fusão.

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ENTREMEMÓRIAS

Memórias do “Arcebispo da Instrução” de Goyaz, Dom Emanuel Gomes de Oliveira – Vanessa Carnielo Ramos Gomes – EXCLUSIVO

O passado de Dom Emanuel tem ligação direta com as ações promovidas por ele no decorrer de sua administração na diocese goiana. Ao se tornar padre com 27 anos de idade, logo assumiu o cargo de vice-diretor do Colégio São Joaquim de Lorena em São Paulo, onde permaneceu de 1902 a 1904.

PESQUISA EDUCACIONAL

WOLFF, Cristina Scheibe; SALDANHA, Rafael Araújo. Gênero, sexo, sexualidade: categorias do debate contemporâneo. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.9, n.16, p.29-46, jan.-jun 2015.

Neste artigo, apresentamos o debate contemporâneo sobre as categorias “gênero”, “sexo” e “sexualidades”, com uma explanação dos vínculos da discussão acadêmica com o movimento feminista e a apresentação das noções de sexo, mulher e mulheres, mostrando como surgem os debates da categoria gênero. E, finalmente, procuramos explicar as categorias pelas quais se discute a sexualidade e a diversidade sexual, contextualizando-as a partir da teoria queer.

Pesquisa em Andamento – Formação de professores para a educação básica na UFMG: história, memória e modelos atuais – Luciano Mendes de Faria Filho –EXCLUSIVO
Este projeto se propõe a investigar a Universidade Federal de Minas Gerais, instituição criada (como Universidade de Minas Gerais) em 1927 que, debateu, elaborou e colocou em prática diferentes modelos de formação de professores da educação básica.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CEPE da UFMG se manifesta contra a possível fusão da Capes com o CNPq – Notícias UFMG

Em reunião na tarde desta terça-feira, 22, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) se manifestou contrariamente à possível fusão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Projeto mobiliza comunidades escolar e acadêmica a encontrar novas maneiras de pensar o Brasil por meio da Educação – FAPEMIG

“Pensar a educação, pensar o Brasil” tornou-se um grande projeto de comunicação pública, ao pro-mover amplos debates embasados em pesquisa. Para tal, a iniciativa desenvolve sete distintas vertentes de ação: um portal eletrônico, um jornal, uma pesquisa, um programa de rádio, uma coleção, um seminário e uma revista. A matéria completa se encontra a partir da página 42 , edição 62 da Revista Minas faz Ciência.

SP vai transferir mais de 1 milhão de alunos para dividir escolas por séries –Jornal Folha de S. Paulo

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu dividir os colégios estaduais de São Paulo por ciclos de ensino, em um plano que vai fazer até metade dos alunos da rede paulista mudar de escola já a partir do ano que vem. 

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AMÉRICA LATINA

Sergio Fajardo: la educación como motor del cambio (Clarín, Argentina)
Pasó por las más prestigiosas universidades de su país y el exterior, recorrió el mundo; como académico y como periodista escribió en diarios nacionales y extranjeros.

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PENSAR INDICA

Casa de Gentil é um espaço de convívio e culturas, idealizado e organizado por voluntários e tem como objetivo principal contribuir para o empoderamento e desenvolvimento social da comunidade através de oficinas, eventos e ações que promovam o CONVÍVIO e a valorização da CULTURA de Raposos-MG.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Diretoria de Divulgação Científica – Jornada Sobre Feiras de Ciências 2015

Adalson Nascimento – Evento de Comemoração dos 65 anos da Escola de Ciência da Informação/UFMG

FLACSO Infancia – Inscrições abertas para Educar, Inventar, Crear: Laboratorio de cine, juguetes y tecnología

Eucídio Pimenta – Inscrições abertas para participação de ouvintes noCongresso de Inovação e Metodologias de Ensino

Matheus da Cruz e Zica – I Colóquio de Estudos Chineses (CEC)

Vitor Gomes – Memória, Arte e Educação em Mariana – Encontros Temáticos na Cidade 

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OPINIÃO DO LEITOR

Marcelo Oliveira em 21/09/2015 (CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 097 – 18/09/2015 – Os desafios dos mestrados profissionais na área de Educação/Virginia Pereira da Silva)

Parabenizo a professora Virgínia Ávila pelo importante texto. São informações que dão base para algumas problematizações, além, obviamente, de instigar o leitor a pensar (e valorizar) sobre os mestrados profissionalizantes.

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TIRINHA

Tiras Armandinho

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

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Pensar a Educação em Pauta
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